SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Relação treinador-atleta e exercício da liderança no desporto: a percepção de treinadores de alta competição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Natal)

versão On-line ISSN 1678-4669

Estud. psicol. (Natal) v.11 n.1 Natal jan./abr. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2006000100001 

EDITORIAL

 

Gerenciamento eletrônico – adaptação às mudanças

 

 

Iniciamos o décimo primeiro ano de publicação de Estudos de Psicologia dando continuidade às mudanças iniciadas durante o ano de 2005, com a ampliação da Comissão Editorial e Conselho Científico de nossa Revista. Nossa meta para 2006 é a implantação da interface eletrônica de gerenciamento do processo editorial.

Pretendemos durante o corrente ano iniciar o gerenciamento eletrônico do processo de avaliação editorial dos manuscritos que são submetidos à nossa Revista. Para tanto, teremos de conviver simultaneamente, por algum tempo – esperemos breve –, duas sistemáticas de processamento editorial, pois migraremos gradualmente dos procedimentos atuais para a interface eletrônica. Como sabem autores e consultores com quem vimos trabalhando, já havíamos substituído em parte o leva-e-traz de manuscritos e fichas de parecer em forma impressa. Isso não constitui propriamente uma novidade, pois os órgãos de fomento à pesquisa e à pós-graduação em nosso país (exemplificados, respectivamente, por CNPq e Capes) já vêm empregando a via eletrônica para comunicação e transmissão de documentos há anos, e cada vez mais tramitam online. Não tem sido uma mudança sem dificuldades, pois é uma cultura de novas práticas (e custos) que se impõe sobre hábitos e recursos em vigor há décadas, mas inexoravelmente cada vez mais presente no meio acadêmico, assim como na sociedade em geral. Nas mudanças que pretendemos ver implantadas, visando mais agilidade e transparência do processo editorial, tomaremos o devido cuidado com pessoas e habilidades envolvidas.

Estamos adotando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, introduzido no Brasil por equipe especializada do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir de programa desenvolvido no Canadá, pela Universidade da Colúmbia Britânica (Public Knowledge Project / Open Journal Systems). Por ser um sistema "aberto", seus usuários têm acesso ao código-fonte, podendo participar do seu aperfeiçoamento, seja desenvolvendo localmente perfis customizados, ou influindo em seu desenvolvimento pela equipe do IBICT. Ao mesmo tempo, esse programa incorpora o compromisso de acesso irrestrito à literatura científica que abriga, compromisso a que os periódicos que o utilizam têm de aderir. Em nossa prática imediata, esse sistema de trabalho substituirá a troca de correspondência impressa ou via e-mail "tradicional" com autores e consultores, na medida em que essa comunicação passará a ser feita por intermédio de um website da Revista em que estará instalado o gerenciamento SEER-Estudos de Psicologia.

O SEER oferece também os meios para ser repositório do acervo eletrônico da Revista, o que constituirá uma segunda etapa em nossos planos de implantação. Convém lembrar que Estudos de Psicologia (Natal) está disponível online desde 2001, quando a versão eletrônica do periódico foi incluída no acervo da SciELO (Scientific Electronic Library Onlinewww.scielo.br/epsic).

Essas mudanças em nível local não estão dissociadas do que se passa em âmbito nacional. Novos cursos de pós-graduação se juntam aos já existentes na formação de professores e pesquisadores da área de Psicologia, que – como os mestres que os formaram e que seguem atuando/produzindo – precisam divulgar sua produção, aumentando consideravelmente a demanda junto aos periódicos. Felizmente, no curto período de poucos anos – desde que foi iniciado o processo de avaliação sistemática dos periódicos brasileiros de Psicologia – modificou-se (para melhor) a quantidade e a qualidade dessas revistas, como se pode apreciar no relatório da última avaliação realizada pela Comissão Conjunta CAPES-ANPEPP (2005). Além disso, encontra-se em franco andamento a parceria entre a Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi – www.psi.bvs.br/html/pt/home.html) e a Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia – ABECiP no projeto de reunir uma coleção de revistas científicas em Psicologia e áreas afins no repositório eletrônico PEPSIC (www.scielo-psi.bvs.br/scielo.php/lng_pt).

Enquanto tais mudanças vão sendo implantadas, esperamos que você, leitor, tire proveito do conjunto de produções de autores nacionais e estrangeiros presentes neste fascículo e agradecemos a colaboração de todos cujos esforços contribuíram para mais este número de Estudos de Psicologia (Natal).

 

José Q. Pinheiro
Editor

 

Referências

Comissão Conjunta CAPES-ANPEPP para avaliação dos periódicos da área de Psicologia (2005, setembro). Relatório da reunião da Comissão Conjunta CAPES-ANPEPP para avaliação dos periódicos da área de Psicologia do ano de 2004. Documento disponível em http://www.anpepp.org.br/index-aval.htm.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons