Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Prezados leitores,

Seguindo a tradição da Estudos de Psicologia (Natal), a cada virada de ano suscitamos mudanças editoriais para nosso público, sempre no intuito de tornar o processo editorial mais ágil e simplificado, com publicações de qualidade, traduzindo a EP em um veículo de excelência.

O volume 21 (1), ano 2016, traz em seu bojo mudanças estruturais e funcionais. A nova editora, representando o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, será a Profa. Isabel Fernandes, antiga conhecida da EP, pois já foi editora-chefe, e com sua larga experiência e competência dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela EP. Ela comporá a editoria chefe em conjunto com a Profa. Fívia Lopes do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. As editorias de seção experimentam nova composição e algumas passarão por ajustes, como delineados a seguir: a seção Psicobiologia e Psicologia Cognitiva terá como editores o Prof. Arrilton Araújo e Profa. Izabel Hazin; a seção Psicologia Social do Trabalho terá como editores o Prof. Alexsandro De Andrade e a Profa. Tatiana Torres, responsáveis pela avaliação das seguintes temáticas: Psicologia Organizações e trabalho, trabalho e subjetividade, clínicas do trabalho, trabalho e saúde, psicossociologia do trabalho, desemprego, subemprego, trabalho sujo e trabalho informal, produção de sentidos e significados no trabalho, trabalho e cultura, afetos e emoções no trabalho, envelhecimento e trabalho, juventude e trabalho, políticas públicas e trabalho, desenvolvimento de carreira, psicologia social do trabalho, métodos de pesquisa em Psicologia Organizações e trabalho; teremos três editores na seção Psicologia Social Comunitária e Saúde Mental - a Profa. Cândida Dantas se junta à Profa. Magda Dimenstein e ao Prof. Jáder Leite - que ajustaram as temáticas de sua seção para: Movimentos sociais, participação política, relações de gênero, pobreza, metodologias e estratégias de intervenção comunitária, investigações em contextos rurais, desigualdades sociais, vulnerabilidades e processo saúde-doença. Reforma Psiquiátrica, Estratégia da Atenção Psicossocial, Rede de Atenção Psicossocial/RAPS. A nossa antiga seção Políticas Sociais, Direitos Humanos e Prática do Psicólogo passará a chamar-se A Psicologia e a atuação do psicólogo nas Políticas Sociais, Direitos Humanos e Relações Pessoa-ambiente, e será editorada pela Profa. Raquel Diniz e pela Profa. Fernanda Fernandes Gurgel, que trabalharão com as temáticas: Políticas sociais, formação e atuação do psicólogo nas políticas sociais, Psicologia e pobreza, Direitos Humanos, aspectos psicossociais das interações entre as pessoas e seus contextos socioambientais (naturais, construídos, comunitários).

Despeço-me da editoria da EP, agradecendo aos nossos leitores cadeiras cativas, aos nossos membros da editoria de seção, aos pareceristas, aos membros da Comissão Editorial, aos membros do Conselho Científico, pela confiança avalizada e pelo trabalho árduo a fim de contribuir com o crescimento deste periódico, esperando continuar contando com a contribuição valiosa de todos e que essa nova etapa de nossa revista, com novos desafios, possa trazer cada vez mais desenvolvimento, visibilidade e contribuições à Psicologia no Brasil e em outros países.

Reconhecemos a contribuição fundamental de todos para a conclusão desse número e desejamos uma ótima leitura!

Katie Moraes de Almondes

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2016
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br