SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Development of a questionnaire to detect atypical behavior in infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Physical Therapy

Print version ISSN 1413-3555

Rev. bras. fisioter. vol.11 no.3 São Carlos May/June 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000300001 

EDITORIAL

 

Fóruns nacionais de pesquisa e pós-graduação stricto sensu em fisioterapia

 

 

Desde 1995 foram realizados três Fóruns Nacionais de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia no Brasil os quais fomentaram discussões importantes para a consolidação da área enquanto produtora de conhecimento.

Idealizado pelos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Fisioterapia e com o objetivo de reunir os fisioterapeutas docentes/orientadores dos diferentes programas (Cursos de Mestrado ou Doutorado), aconteceu, na Universidade Federal de São Carlos, em maio de 2005, o I Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. Tratou-se do primeiro evento dessa natureza, em âmbito nacional, no qual foram discutidos importantes aspectos que nortearam as formulações das diretrizes da pós-graduação brasileira nessa área. Há que se destacar que nesse Fórum foi criada a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft), órgão associativo que representa a pós-graduação brasileira na área de Fisioterapia e atualmente é responsável pela editoração da Revista Brasileira de Fisioterapia.

O II Fórum foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, em junho de 2006, onde foram discutidos importantes indicadores que demonstravam o crescimento da área. Aprofundou-se a discussão sobre o "Diagnóstico e Estratégias para Ampliação da Pesquisa e Consolidação dos Programas de Pós-Graduação na Área de Fisioterapia".

Para dar continuidade às discussões, a Universidade Metodista de Piracicaba sediou o III Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia, ocorrido nos dias 17 e 18 de maio de 2007, tendo como tema central "Políticas de Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia no Brasil". Nessa oportunidade, foram organizadas palestras e mesas redondas que abordaram: As Bases Epistemológicas da Pós-Graduação Stricto Sensu na Área de Fisioterapia; Políticas dos Órgãos de Fomento para o Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu na Área de Fisioterapia; Políticas de Desenvolvimento Científico da Fisioterapia Brasileira; Políticas de Organização das Linhas de Pesquisa dos PPG-Ft; Atuais Critérios de Avaliação da Área 21/CAPES e Estratégias dos Programas de Pós-graduação para atingi-los. Devemos destacar ainda as oficinas de trabalho que discutiram as linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação, tendo como tema central a "Organização, Estrutura e Desenvolvimento das Linhas de Pesquisa dos PPG-Ft", as quais envolveram as áreas de Fisioterapia Musculoesquelética, Neurológica, Cardiorrespiratória e Geral, permitindo um contato direto entre os pesquisadores, ampliando, assim, as possibilidades de parcerias interinstitucionais.

Além disso, realizou-se uma discussão sobre as revistas científicas, destacando a indexação no Scielo e a edição na língua inglesa da Revista Brasileira de Fisioterapia. É consenso que a consolidação dos programas de pós-graduação passa, necessariamente, pelas revistas científicas, responsáveis pela divulgação do conhecimento produzido. Nesse contexto, a Revista Brasileira de Fisioterapia, a Revista Fisioterapia em Movimento e a Revista Fisioterapia e Pesquisa têm-se constituído veículos importantes para que o conhecimento produzido na área seja divulgado e discutido tanto em âmbito nacional quanto internacional.

A partir do I Fórum, o número de participantes tem sido crescente, sendo registrado um total de 80 pesquisadores, provenientes de 15 instituições de ensino superior, originários de sete estados da Federação. Esse fato reforça a importância do evento que tem contado com a participação de autoridades de Agências de Fomento Nacionais, Entidades de Classe e Representantes de Área, junto a CAPES e CNPq. Atualmente, a Área de Fisioterapia conta com oito Programas de Pós-graduação distribuídos pelos estados de São Paulo (cinco programas), Minas Gerais (dois programas) e Rio Grande do Norte (um programa).

Como atividade final do III Fórum, ocorreu a Assembléia Geral da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós--graduação em Fisioterapia que definiu, entre outros assuntos, a sede do IV Fórum, que será na cidade de São Paulo, tendo como organizadores os Programas de Pós-graduação da Universidade de São Paulo, Universidade Cidade de São Paulo e do Centro Universitário Nove de Julho.

Para finalizar, não podemos deixar de registrar o jantar de confraternização ocorrido na Rua do Porto de Piracicaba, bem como as deliciosas Pamonhas de Piracicaba saboreadas nos intervalos para o café.

 

Rinaldo R J Guirro
Coordenador do Programa de Pós-graduação da Unimep
Dirceu Costa
Presidente da Comissão Organizadora do III Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu em Fisioterapia

Membros da Comissão Organizadora:

Carlos Alberto Silva
Delaine R. Bigaton
Denise C. C. Santos
Elaine C. O. Guirro
Ester da Silva
Maria Luiza O. Polacow
Rosana M. Teodori
Viviane B. Minamoto