SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Development of a questionnaire to detect atypical behavior in infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Physical Therapy

Print version ISSN 1413-3555
On-line version ISSN 1809-9246

Rev. bras. fisioter. vol.11 no.3 São Carlos May/June 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000300001 

EDITORIAL

 

Fóruns nacionais de pesquisa e pós-graduação stricto sensu em fisioterapia

 

 

Desde 1995 foram realizados três Fóruns Nacionais de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia no Brasil os quais fomentaram discussões importantes para a consolidação da área enquanto produtora de conhecimento.

Idealizado pelos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Fisioterapia e com o objetivo de reunir os fisioterapeutas docentes/orientadores dos diferentes programas (Cursos de Mestrado ou Doutorado), aconteceu, na Universidade Federal de São Carlos, em maio de 2005, o I Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia. Tratou-se do primeiro evento dessa natureza, em âmbito nacional, no qual foram discutidos importantes aspectos que nortearam as formulações das diretrizes da pós-graduação brasileira nessa área. Há que se destacar que nesse Fórum foi criada a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft), órgão associativo que representa a pós-graduação brasileira na área de Fisioterapia e atualmente é responsável pela editoração da Revista Brasileira de Fisioterapia.

O II Fórum foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, em junho de 2006, onde foram discutidos importantes indicadores que demonstravam o crescimento da área. Aprofundou-se a discussão sobre o "Diagnóstico e Estratégias para Ampliação da Pesquisa e Consolidação dos Programas de Pós-Graduação na Área de Fisioterapia".

Para dar continuidade às discussões, a Universidade Metodista de Piracicaba sediou o III Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia, ocorrido nos dias 17 e 18 de maio de 2007, tendo como tema central "Políticas de Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia no Brasil". Nessa oportunidade, foram organizadas palestras e mesas redondas que abordaram: As Bases Epistemológicas da Pós-Graduação Stricto Sensu na Área de Fisioterapia; Políticas dos Órgãos de Fomento para o Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu na Área de Fisioterapia; Políticas de Desenvolvimento Científico da Fisioterapia Brasileira; Políticas de Organização das Linhas de Pesquisa dos PPG-Ft; Atuais Critérios de Avaliação da Área 21/CAPES e Estratégias dos Programas de Pós-graduação para atingi-los. Devemos destacar ainda as oficinas de trabalho que discutiram as linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação, tendo como tema central a "Organização, Estrutura e Desenvolvimento das Linhas de Pesquisa dos PPG-Ft", as quais envolveram as áreas de Fisioterapia Musculoesquelética, Neurológica, Cardiorrespiratória e Geral, permitindo um contato direto entre os pesquisadores, ampliando, assim, as possibilidades de parcerias interinstitucionais.

Além disso, realizou-se uma discussão sobre as revistas científicas, destacando a indexação no Scielo e a edição na língua inglesa da Revista Brasileira de Fisioterapia. É consenso que a consolidação dos programas de pós-graduação passa, necessariamente, pelas revistas científicas, responsáveis pela divulgação do conhecimento produzido. Nesse contexto, a Revista Brasileira de Fisioterapia, a Revista Fisioterapia em Movimento e a Revista Fisioterapia e Pesquisa têm-se constituído veículos importantes para que o conhecimento produzido na área seja divulgado e discutido tanto em âmbito nacional quanto internacional.

A partir do I Fórum, o número de participantes tem sido crescente, sendo registrado um total de 80 pesquisadores, provenientes de 15 instituições de ensino superior, originários de sete estados da Federação. Esse fato reforça a importância do evento que tem contado com a participação de autoridades de Agências de Fomento Nacionais, Entidades de Classe e Representantes de Área, junto a CAPES e CNPq. Atualmente, a Área de Fisioterapia conta com oito Programas de Pós-graduação distribuídos pelos estados de São Paulo (cinco programas), Minas Gerais (dois programas) e Rio Grande do Norte (um programa).

Como atividade final do III Fórum, ocorreu a Assembléia Geral da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós--graduação em Fisioterapia que definiu, entre outros assuntos, a sede do IV Fórum, que será na cidade de São Paulo, tendo como organizadores os Programas de Pós-graduação da Universidade de São Paulo, Universidade Cidade de São Paulo e do Centro Universitário Nove de Julho.

Para finalizar, não podemos deixar de registrar o jantar de confraternização ocorrido na Rua do Porto de Piracicaba, bem como as deliciosas Pamonhas de Piracicaba saboreadas nos intervalos para o café.

 

Rinaldo R J Guirro
Coordenador do Programa de Pós-graduação da Unimep
Dirceu Costa
Presidente da Comissão Organizadora do III Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu em Fisioterapia

Membros da Comissão Organizadora:

Carlos Alberto Silva
Delaine R. Bigaton
Denise C. C. Santos
Elaine C. O. Guirro
Ester da Silva
Maria Luiza O. Polacow
Rosana M. Teodori
Viviane B. Minamoto

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License