SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Multi-objective optimization of water treatment plants: turbidity, total organic carbon and taste & odor removal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

Print version ISSN 1413-4152

Eng. Sanit. Ambient. vol.11 no.1 Rio de Janeiro Mar. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522006000100001 

LIVROS

 

 

Prof. Cícero Onofre de Andrade Neto

Centro Tecnológico Universidade Federal do Rio Grande do Nore

 

 

Tratamento de esgotos domésticos.
Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos

Eduardo P. Jordão e Constantino A. Pessôa • Marcos von Sperling

 

 

Em 2005 tivemos o lançamento de novas edições de dois dos mais importantes livros sobre tratamento de esgotos publicados no Brasil. A 4ª edição do livro Tratamento de Esgotos Domésticos, de Eduardo P. Jordão e Constantino A. Pessôa, e a 3ª edição do livro Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos, de Marcos von Sperling.

As novas edições desses dois livros, revisados, ampliados e atualizados, juntamente com os livros do PROSAB (www.finep.gov.br/prosab/produtos.htm) e mais uma dezena de publicações de qualidade, compõem a excelente bibliografia de autores brasileiros sobre tratamento de esgotos que dispomos atualmente.

O livro de Jordão e Constantino, há trinta anos utilizado por estudantes e profissionais do tratamento de esgotos no Brasil e certamente a obra mais importante e abrangente que temos sobre o assunto, foi ampliado desde as 720 páginas da 3ª edição para 932 páginas nessa nova edição. Os 21 capítulos da 3ª edição foram ampliados para 26, para comportar, além dos acréscimos da revisão, aspectos referentes à legislação e ao controle de qualidade e novos conceitos que apoiam "a nova estação de tratamento" (capt. 7). Nessa nova estação, apenas uma alternativa a mais poderia ter sido posta – em nosso clima uma ETE totalmente anaeróbia, com filtro anaeróbio, também pode propiciar eficiência maior que 80% na remoção de DBO. O tratamento primário quimicamente assistido e a estabilização química motivaram capítulos próprios. O capítulo sobre destino final do lodo é modificado conceitualmente para aproveitamento e destino final do lodo. É também introduzido um capítulo específico sobre custos das ETEs.

Marcos von Sperling tem outros livros publicados sobre tratamento de esgotos, mas certamente introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos é o seu livro de maior sucesso. O bom desse livro, além da leitura fácil, é que introduz ao assunto, como o título promete, porem de forma científica e tecnologicamente segura, sem erros ou simplificações prejudiciais, e tanto pode ser utilizado por alunos da graduação como da pós-graduação e também por profissionais atuantes no tratamento de esgotos e no controle da poluição das águas.

Publicado em 1995, introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos teve uma segunda edição em 1996 e agora essa nova edição, bastante modificada e ampliada de 240 para 452 páginas. Além da revisão cuidadosa dos capítulos mantidos – noções de qualidade das águas; características das águas residuárias; legislação e impacto do lançamento de efluentes nos corpos receptores; níveis, processos e sistemas de tratamento de esgotos; itens complementares em estudos de concepção – foram acrescentados capítulos novos sobre tratamento e disposição do lodo e sobre análise preliminar de dados experimentais e de monitoramento.

Ambos foram atualizados com competência, incorporando referências bibliográficas recentes, e tanto comportam o conhecimento internacional como registram o grande avanço no conhecimento do tratamento de esgotos no Brasil, que tem ocorrido de forma acentuada nos últimos dez anos, sobretudo devido à intensificação de estudos e pesquisas nesse domínio.

Constam ambos de todas as listas de referências bibliográficas sobre tratamento de esgoto que eu recomendo aos meus alunos e aos meus colegas.

Podem ser adquiridos na ABES, citando as referências:

JORDÃO, Eduardo P. e PESSÔA, Constantino A. Tratamento de Esgotos Domésticos. 4ª Edição. Rio de Janeiro: ABES, 932p. 1995.

von SPERLING, Marcos. Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos (Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias; vol. 1). Belo Horizonte: DESA-UFMG, 452p. 2005.

 

 

Coordenador da coluna Livros: Prof . Cícero Onofre de Andrade Neto
A sessão "Livros Técnicos", que a cada edição traz resumos comentados sobre livros de interesse na área, tem como principal objetivo permitir que o leitor, de forma rápida, se atualize e conheça o que há disponível no mercado editorial. As contribuições deverão ser encaminhadas para: esa@abes-dn.org.br