EDITORIAL
Caros membros da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e leitores da Revista Brasileira de Educação Especial, o segundo quadrimestre do ano marcou a participação da Abpee na 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC - que ocorreu entre os dias 17 a 22 de julho na Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. A participação da Abpee se deu no Simpósio Medidas em inclusão, com uma boa participação de público, o que demonstra que mais um espaço científico pode ser ocupado pela Abpee.
Durante o primeiro semestre, foi possível fazer a divulgação da Abpee e da Revista Brasileira de Educação Especial no Seminário de Pesquisa em Educação Especial, que ocorreu em Vitória entre os dias 21 a 22 de março; no Simpósio SESC de Atividades Motoras Adaptadas, entre os dias 11 a 15 de maio, em São Carlos; na Oficina de Comunicação Alternativa, promovida pela Secretaria de Educação Estadual de Curitiba, que ocorreu entre os dias 20 a 24 de maio; no VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, entre os dias 12 a 15 de junho, na Universidade Federal de Minas Gerais. No início do segundo semestre, foi possível participar e divulgar a Abpee no 13ª Colóquio Internacional e 3º colóquio Nacional da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação _ AFIRSE, entre os dias 12 a 16 de setembro, na Universidade Federal de Manaus. Em todas essas regiões, novos membros foram filiados a Abpee.
Nosso intuito é fortalecer nossa Associação, que já participava dos Congressos da Anped; do Congresso Multidisplinar em Educação Especial cuja sede tem sido a cidade de Londrina, Paraná; no Congresso Brasileiro de Educação Especial, que tem sido realizado na UFSCar, em São Carlos. No mês de novembro, também estaremos participando e divulgando a Revista e a Abpee no II Congresso Brasileiro de Educação Especial, que ocorrerá em São Carlos entre os dias 3 a 5 de novembro, no congresso da Sobama - Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, que ocorrerá em Rio Claro, S.P., entre os dias 11 a 14 de novembro; e no Congresso da Associação Internacional de Comunicação Alternativa - ISAAC Brasil, que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 21 a 25 de novembro.
O número 2, volume 11, da Revista Brasileira de Educação Especial, contabiliza oito artigos. O primeiro texto, um ensaio do Prof Dr. von Tetzchner, da Universidade de Oslo, Noruega, aborda o tema inclusão na educação infantil utilizando os conhecimentos da Comunicação Alternativa. Os outros sete artigos se referem a relatos de pesquisa sobre os temas: altas habilidades, formação de professores em Educação Especial, avaliação, profissionalização da pessoa com deficiência, inclusão e educação física.
Dois artigos pontuam o tema altas habilidades, um deles teve como objetivo estudar os mitos que envolvem os alunos com altas habilidades em uma escola de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O outro, busca, no relato da vida escolar de pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo e altas habilidades, indícios para caracterizar esse grupo e para sugerir programas de enriquecimento.
O tema avaliação pode ser apreciado no artigo intitulado: avaliação das habilidades cognitivas, da comunicação e neuromotoras de crianças com risco de alterações do desenvolvimento.
Estudo sobre atribuição de deficiência é discutido no artigo: atribuição de gravidade à deficiência física em função da extensão do acometimento e do contexto escolar.
Um estudo na área da educação física identifica, por meio de questionário, a preparação de profissionais para receber alunos com deficiência em aulas de Educação Física.
A formação de professores para a educação especial é discutida a partir de um estudo de currículo no qual é possível a identificação de uma matriz teórica subjacente a essa formação.
O tema trabalho para a pessoa com deficiência é discutido a partir de entrevistas realizadas com empregadores, no qual expressam suas opiniões e concepções sobre a pessoa com deficiência e as atividades executadas por esses empregados.
Finalizando o presente número, é apresentada uma resenha sobre o livro Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004, que se refere aos trabalhos completos apresentados no I Congresso Brasileiro de Educação Especial.
Por fim, agradecemos à Professora Dra. Lúcia H. Reily pela tradução, do inglês para português, do artigo enviado pelo Prof. Dr. Stephen von Tetzchner.
Eduardo José Manzini
Editor
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
03 Jul 2006 -
Data do Fascículo
Ago 2005