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Editorial

EDITORIAL

Prezados leitores, com o número 3, do volume 13, fechamos a publicação de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial referente ao ano de 2007.

Estamos conseguindo, depois de anos de luta para a manutenção da Revista pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, enviar a revista dentro do quadrimestre (setembro-dezembro). Isso foi possível por vários motivos, dentre eles, o fato de a revista poder contar com a pronta apreciação do Conselho Editorial e de pareceristas "ad hoc"; em virtude do orçamento financeiro estabilizado da ABPEE; e pelo fato do aumento da demanda de artigos durante o ano. Até o fechamento da presente edição, foram recebidos para avaliação, entre dezembro de 2006 a dezembro de 2007, setenta e oito artigos, dos quais foram publicados 26.

Também foi necessária reformulação e complementação de algumas das normas editoriais, pois recebemos vários e-mails nos últimos meses que solicitavam informação sobre o tempo de avaliação e publicação dos artigos, bem como quais seriam as normas para publicação de resenhas. Assim, devido à demanda atual, temos um prognóstico que indica que o tempo para avaliação pode demorar de três a seis meses. O prazo para publicação pode demorar de 12 a 18 meses.

As normas para resenhas estabelecidas foram: o texto deverá conter, no máximo, duas laudas e ser redigido por, no máximo, dois autores. Somente serão aceitas resenhas cujo ano de publicação da obra for o ano de publicação da revista ou imediatamente anterior à publicação. Por exemplo, se a revista está sendo publicada em 2007, a obra deverá ter sido publicada em 2007 ou 2006. Cada autor de resenha terá direito a um exemplar da revista.

No presente número, estamos publicando 10 artigos, meta já apresentada anteriormente aos leitores:

A dêixis como um "complicador/facilitador" no contexto cognitivo e lingüístico em ambiente educacional face aos alunos com deficiência visual

Como avaliar a percepção de competência e aceitação social de crianças com paralisia cerebral?

Autismo e ensino de habilidades acadêmicas: adição e subtração

Os efeitos da aprendizagem psicomotora no controle das atividades de locomoção sobre obstáculos em crianças com deficiência da visão

A manifestação da afetividade em sujeitos jovens e adultos com deficiência mental: perspectivas de Wallon e Bakhtin

Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

Estresse e suporte social em mães de crianças com necessidades especiais

Crianças com e sem síndrome de down: valores e crenças de pais e professores

Atitudes parentais em relação à educação inclusiva

As famílias e a classe especial em um colégio de elite

Duas resenhas são publicadas na presente revista dos livros: 1) Educação e altas habilidades/superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas, de Soraia Napoleão Freitas (Org.), editado pela Universidade Federal de Santa Maria; e 2) Ensaios pedagógicos, com textos decorrentes do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, editado pelo Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial.

Comitê Editorial

Eduardo José Manzini

Maria Amélia Almeida

Eucia Beatriz Lopes Petean

Maria Cristina Marquezine

Lígia Maria Presumido Braccialli

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Jan 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
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