SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Conceitos e práticas na educação de alunos com altas habilidades/superdotação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Rev. bras. educ. espec. vol.13 no.3 Marília Sept./Dec. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300013 

RESENHA

 

Ensaios pedagógicos

 

 

Juliane Ap. de Paula Perez Campos

Doutora em Educação Especial. Professora do Centro Universitário Claretiano/ CEUCLAR – julianepaula@hotmail.com

 

 

ENSAIOS PEDAGÓGICOS. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. 194p.

A obra "Ensaios Pedagógicos", organizada pela Secretaria da Educação Especial, reúne reflexões de pesquisadores nacionais e internacionais sobre questões educacionais e sociais relacionadas à educação inclusiva; fruto de palestras apresentadas no IV Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.

Quais os avanços e impasses da educação inclusiva? O que se pode aprender da história recente dos diferentes paradigmas que nortearam (e norteiam) a educação especial? Qual o cenário real de inclusão encontrado em nossas escolas? O que significa viver numa sociedade inclusiva? Considerações a essas questões são apresentadas criteriosamente no livro, permitindo ao leitor refletir sobre a realidade educacional das pessoas com necessidades especiais no Brasil, delimitada por uma política ainda pouco pautada no direito à igualdade e na valorização das diferenças.

Neste sentido, os 22 ensaios que compõem o livro sinalizam claramente a necessidade de uma nova política nacional de educação especial, condizente com os princípios da educação inclusiva; levando-se em conta não só o alunado com necessidades educacionais especiais, mas também o trabalho docente, as práticas pedagógicas, a ressignificação da escola comum, a equiparação de oportunidades, dentre outros aspectos.

Em síntese, esta obra destaca-se pelas seguintes temáticas: movimentos, desafios e perspectivas da educação inclusiva; exclusão e resistência a uma pedagogia diferenciada; formação continuada de professores; políticas públicas de combate à exclusão; o acesso ao mercado de trabalho da pessoa com deficiência; direitos constitucionais, desenvolvimento da autonomia, independência e emancipação da pessoa com deficiência. Há ainda duas temáticas que tratam respectivamente da educação de alunos com características de altas habilidades e a inclusão de surdos, sendo discutidas as necessidades prioriotárias a estes alunos, seja através de oportunidades educacionais adequadas aos seus interesses e competências, seja na garantia de uma educação de qualidade na língua de sinais.

Com isto, o leitor terá, em uma única obra, uma variedade de subtemas, possibilitando diferentes leituras sobre o fenômeno da inclusão. Leituras estas permeadas de revisões bibliográficas atuais, relato de experiências e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nas diferentes regiões do Brasil, e também em Portugal. Além disto, ainda com a oportunidade de ter a obra completa em CD-rom que acompanha o livro.

Enfim, é uma obra que não pode deixar de ser estuda por aqueles envolvidos com a pesquisa e com as práticas pedagógicas e sociais que integram a área da educação especial.