SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Motor development of children with cerebral palsy: assessment and intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538
On-line version ISSN 1980-5470

Rev. bras. educ. espec. vol.14 no.2 Marília May/Aug. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000200001 

EDITORIAL

 

 

Prezados sócios da ABPEE e demais leitores, o volume 14, número 2, apresenta 10 artigos de relatos de pesquisa e conta com o apoio financeiro do CNPq.

Os artigos publicados versam sobre vários temas, e os enfoques dos estudos se referem a pesquisas descritivas, avaliativas e de intervenção. Esses estudos têm como fonte de informação tanto seres humanos como documentos.

De cunho avaliativo, a artigo Avaliação das habilidades cognitiva e viso-motora em pessoas com Síndrome de Down, apresenta os resultados do uso dos testes TONI 3 - Forma A e Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG). Para isso, foram recrutadas 51 pessoas com a Síndrome de Down, ambos os sexos, com idade cronológica variando entre 6 e 24 anos. Os resultados comparam as medidas de inteligência e as medidas de habilidades viso-motoras.

Dentro do enfoque de avaliação e intervenção, o artigo Desenvolvimento motor de criança com paralisia cerebral apresenta um estudo de caso demonstrando os ganhos com um programa de atividades motoras no meio aquático. Medidas são tomadas antes e depois da intervenção.

Sob o enfoque de intervenção, o artigo Acessibilidade em ambiente universitário: identificação de barreiras arquitetônicas no Campus da USP de Bauru apresenta as modificações estruturais decorrentes das ações da comissão de acessibilidade local. Os resultados demonstram que é possível a ocorrência de mudanças arquitetônicas no interior da universidade para receber alunos com deficiência.

Sob o enfoque da pesquisa descritiva, quatro estudos são apresentados. No artigo A construção da identidade de sujeitos deficientes no grupo terapêutico-fonoaudiológico, os autores descrevem e discutem sobre a formação/construção da identidade de jovens deficientes mentais que participavam de atendimento fonoaudiológico, realizado em grupo. É analisado o papel da linguagem no processo de construção da imagem que o sujeito faz de si mesmo.

O artigo Ensino itinerante para deficientes visuais teve como objetivo descrever as características profissionais, habilidades e condições de trabalho do professor itinerante de alunos com deficiência visual. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com seis professores itinerantes.

O artigo Família de crianças com deficiência e profissionais: componentes da parceria colaborativa na escola teve como objetivo identificar e descrever os comportamentos de colaboração efetivos e bem sucedidos entre os profissionais da escola e os familiares de crianças com deficiência. Os participantes - profissionais e familiares - reuniram-se em grupos para discutir o assunto, que foi mapeado pelos autores.

No artigo A fonoaudiologia na relação entre escolas regulares de ensino fundamental e escolas de educação especial é focalizado o papel do fonoaudiólogo no que se refere ao processo de inclusão de crianças com necessidades especiais no Ensino Fundamental.

Três estudos utilizaram documentos, como fonte de informação, para investigar: as pesquisas em Educação Especial no Brasil; a concepção de deficiência mental em um periódico nacional; e o conceito de deficiência sob o olhar da Educação Física.

No estudo Analisando as pesquisas em educação especial no Brasil, os autores investigam a articulação entre o problema e a proposição teórico-metodológica das produções na área da Educação Especial, focando os seus pressupostos epistemológicos.

O artigo A deficiência mental na concepção da Liga Brasileira de Higiene Mental teve como objetivo investigar a concepção e as propostas de atendimento escolar destinado aos deficientes mentais segundo o ideário higienista e eugenista, difundido no periódico Arquivos Brasileiros de Higiene Mental.

Os autores do artigo Corpos deficientes, eficientes e diferentes: uma visão a partir da educação física analisaram como o conceito de corpo é focalizado na educação física tendo como dimensões o passado, o presente e o futuro.

A revista ainda traz duas resenhas dos livros: 1) Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: relatos de pesquisas e experiências, volumes I e II, organizado por Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes, Miryam Bonadiu Pelosi e Márcia Regina Gomes. Rio de janeiro, Editora Quatro Pontos, 2007. 2) Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Organizado por Denise Meyrelles Jesus et al. Porto Alegre: Mediação, 2007.

 

Conselho Editorial deste número

Eduardo José Manzini
Maria Amélia Almeida
Soraia Napoleão Freitas
Lúcia de Araújo Ramos Martins
Maria Cristina Marquezine

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License