SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Educação inclusiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Rev. bras. educ. espec. vol.14 no.3 Marília Sept./Dec. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000300013 

RESENHA

 

Tecnologia assistiva: definição, descrição e aplicação

 

 

Eduardo José Manzini

Docente do Depto. de Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp de Marília, São Paulo, Brasil.

 

 

COOK, Albert M.; POLGAR, Jan Miller. Cook & Hussey's Assistive Technologies: principles and practices. 3. ed. St. Louis: Mosby Elsevier, 2008.

A terceira edição da obra de Cook e Polgar é uma versão ampliada e atualizada sobre o tema tecnologia assistiva. O livro, ainda não traduzido, está na língua inglesa, conta com 571 páginas, apresenta um glossário para que o leitor possa familiarizar-se com o tema e finaliza com um valioso índice remissivo de assuntos.

Nos capítulos iniciais, os autores contextualizam a tecnologia assistiva e o lugar ocupado por ela no quadro legislativo dos Estados Unidos, no quadro industrial e os avanços do tema na pesquisa científica. Logo de entrada, é possível perceber a importância da tecnologia assistiva e como ela deverá crescer ainda mais nos próximos anos. Também são tecidas considerações conceituais sobre os assunto. Essas conceituações e definições dão o tom do livro, ou seja, a cada novo capitulo é apresentada a definição dos termos utilizados.

A obra, dividida em cinco partes, aborda desde os objetivos gerais da tecnologia assistiva, as áreas cobertas por ela, até o contexto de aplicação.

O leitor poderá encontrar grande variedade de subtemas em tecnologia assistiva, tais como:

1) equipamentos e ajudas sensoriais para pessoas com deficiência visual, auditiva e física;

2) sistemas de comunicação alternativa;

3) recursos e equipamentos para mobilidade e transporte;

4) seating (estudos sobre a postura sentada);

5) recursos para controle de ambientes;

6) tecnologia assistiva no contexto escolar;

7) tecnologia assistiva no contexto do trabalho;

Os capítulos trazem fotos, esquemas e figuras que permitem, numa linguagem clara e objetiva, boa compreensão sobre os conceitos, recursos e equipamentos de tecnologia assistiva.

Sem dúvida, para quem trabalha com pessoas com deficiência, esta obra irá auxiliar na compreensão das interfaces entre tecnologia e ser humano.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License