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Uso de recursos na Educação Especial: da concepção à prática

Uso de recursos na Educação Especial: da concepção à prática

Michele Oliveira da SilvaI

IPedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela UNESP (Campus de Marília). Bolsista CNPq contato: michelepedagogia@yahoo.com.br

MANZINI, Eduardo José; FUJISAWA, Dirce Shizuko (Org.). Jogos e Recursos para Comunicação e Ensino na Educação Especial. Marília: ABPEE, 2010.

Na área da Educação Especial, o uso de recursos, jogos e brincadeiras auxiliam profi ssionais no desenvolvimento do aluno com defi ciência nas diversas áreas, como na comunicação, interação, desenvolvimento motor e cognitivo. Ademais, o uso de recursos adaptados e da Tecnologia Assistiva garante o acesso aos materiais pedagógicos e favorece ao aluno um melhor desempenho acadêmico.

Para atender essa temática foi lançado, em 2010, o livro Jogos e Recursos para Comunicação e Ensino na Educação Especial, que reúne capítulos escritos por autores com diferentes formações acadêmicas da área da saúde e da educação. Essa característica diversifi cada de profi ssionais garante que o assunto seja abordado em diferentes contextos dentro da Educação Especial, ao mesmo tempo, em que, não restringe a leitura a uma determinada formação.

Os sete capítulos que compõem o livro foram divididos em duas partes. A primeira, intitulada de As concepções subjacentes aos jogos, brincadeiras e recursos para o ensino e para a comunicação relaciona concepção, prática e formação profi ssional. Os capítulos enfatizam como a concepção sobre os jogos, brincadeiras e recursos, direciona a atuação dos profi ssionais no atendimento de alunos com deficiência.

A segunda parte do livro, Experiências práticas com jogos e recurso, reúne capítulos com experiências práticas envolvendo a utilização de recursos. Para o profi ssional que queira utilizá-los em sua área de atuação, há descrição das experiências e a disponibilização de fotos dos materiais que compõem o kit para avaliação pedagógica de alunos com baixa visão e dos recursos pedagógicos adaptados para o ensino de alunos com paralisia cerebral.

Na área da Tecnologia Assistiva, o livro disponibiliza duas experiências com o uso de softwares. A primeira, com o uso do software HoloS (disponível gratuitamente) como recurso pedagógico na Educação Inclusiva e na intervenção 356 Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, n.2, p.355-356, Mai.-Ago., 2011 em comunicação, e a segunda, com o uso do PowerPoint para auxiliar a comunicação suplementar e alternativa.

A maneira como os artigos foram disponibilizados abrangem de maneira completa a temática proposta, já que o livro aborda desde a concepção de profi ssionais sobre jogos e recursos até a sua utilização efetiva na área da Educação Especial.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2011
  • Data do Fascículo
    Ago 2011
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