SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especial 1Surfacing of special education in ANPED índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Rev. bras. educ. espec. vol.17 no.spe1 Marília mayo/ago. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000400001 

EDITORIAL

 

Vinte anos de educação especial (GTt15) na ANPED

 

 

Este é um Número Especial da Revista Brasileira de Educação Especial que traz um resgate sobre os 20 anos do Grupo de Trabalho (GT15) - Educação Especial, no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa em Educação - ANPEd.

Em 1991, na 14ª Reunião Anual da associação, a criação do grupo foi aprovada, (após funcionamento de dois anos como Grupo de Estudos) por unanimidade, pela assembleia. Foi reforçada, assim, a necessidade de haver um espaço específico para discussões da produção científica brasileira em Educação Especial nas reuniões anuais (RA) da ANPEd. O GT Educação Especial merece destaque pelo seu pioneirismo na congregação de profissionais e seu histórico de atuação, o qual poderá ser acessado pela leitura do artigo de abertura desta edição.

Na Reunião Anual da ANPEd, no ano de 2010, foi aprovada, pelo participantes do GT de Educação Especial, a proposta para este Número Especial. O objetivo desta edição da revista é mostrar o papel e a contribuição do GT para socialização da produção científica em Educação Especial. Ressalta-se a importância desta edição, comemorativa da consolidação da área em uma das mais importantes associações de pesquisa e pós-graduação da América Latina.

Em reunião do Comitê Editorial da Revista, em novembro de 2010, durante o Congresso Brasileiro de Educação Especial, ocorrido na Universidade Federal de São Carlos, a proposta foi aprovada.

A partir de então, conjuntamente, o editor da revista e a atual Coordenadora da GT, Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, membro da Diretoria da ABPEE e do Comitê Editorial, procedeu-se aos preparativos para o convite a todos os ex-coordenadores do GT de Educação Especial. Nesse convite, foi formulada uma proposta para cada um dos autores dos artigos da revista, deixando a cargo de cada autor a possibilidade de convidar outros pesquisadores para auxiliar na preparação dos manuscritos.

Paralelamente à preparação do Número Especial, o editor da revista solicitou apoio financeira do CNPq, proposta aceita e com recursos aprovados para o auxílio na publicação de todos os números do volume 17, referente a 2011.

O resultado desse empreendimento foi bastante gratificante, pois todos os convites foram aceitos e todos os manuscritos estão publicados.

Os temas tratados no presente números se referem:

• aos primórdios da criação GT 15, Grupo de Trabalho da Educação Especial;

• a reflexão da pesquisa em Educação Especial e os valores humanos subjacentes a eles.

• aos produtos decorrentes da trabalhos de pesquisa apresentados no GT de Educação Especial da ANPEd nesses 20 anos;

• a política brasileira de Educação Especial e sua perspectiva inclusiva ;

• aos procedimentos e recursos de ensino em Educação Especial;

• a sala de recursos como serviço especializado;

• a formação de professores em Educação Especial;

• a Educação Especial na Educação do Campo;

• ao Estigma e currículo oculto.

Nota-se que os temas são atuais, polêmicos e ainda carecem de reflexão e empreendimento mostrando o fôlego com o qual o GT 15 chega aos 20 anos de idade. Como afirmam Ferreira e Bueno, além de reunir pesquisadores e profissionais, o GT vem se constituindo como espaço de confronto intelectual que possibilita a interlocução em torno das questões prementes da Educação Especial Brasileira. Isto fica explícito nos artigos aqui publicados.

 

 

Comitê Editorial
Eduardo José Manzini
Maria Cristina Marquezine
Leila Regina d' Oliveira de Paula Nunes
Nerli Nonato Ribeiro Mori
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães
Eliza Dieko Oshiro Tanaka