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Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Rev. bras. educ. espec. vol.18 no.1 Marília Jan./Mar. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382012000100001 

Editorial

 

 

A Revista Brasileira de Educação Especial inicia uma nova etapa na história da ABPEE no que se refere à periodicidade de publicação. A partir de 2012, quatro números por ano serão publicados. Portanto, teremos uma periodicidade trimestral. Dessa forma, os sócios, autores e leitores ganharão um espaço de mais 10 artigos por ano. A decisão ocorreu na Assembleia Geral da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, ocorrida em Londrina, no mês de novembro de 2011.

Para concretizar esse empreendimento, a Assembleia aprovou um reajuste escalonado da anuidade. Para instituições, profissionais e pesquisadores, o valor anual será de 150 reais; para estudantes de pós-graduação e professores das redes de ensino, o valor será de 110 reais; e para estudantes de graduação, o valor aprovado foi de 85 reais. Os sócios da ABPEE continuarão sendo agraciados com descontos em inscrições em congressos e eventos científicos nos quais a ABPEE estiver participando.

Uma nova proposta foi elaborada e enviada ao CNPq, no edital de Apoio a Publicação de Periódicos Científicos. Em dezembro passado, recebemos a grata notícia da aprovação do apoio financeiro do CNPq para o ano de 2012. Esse apoio irá, com certeza, auxiliar na publicação dos quatro números do volume 18.

A alteração da diminuição da periodicidade da revista já vinha sendo discutida desde a última Assembleia da ABPEE, em 2010, e era assunto presente nas reuniões do Comitê Editorial. A decisão acabou sendo influenciada pela demanda de artigos para publicação. Nos últimos três anos, a revista recebeu por volta de 80 artigos por ano para serem avaliados. Em 2011, recebemos 90 artigos. Levando em consideração esse montante, a avaliação era de que, passados dois anos, ocorreria um acúmulo de artigos e o tempo entre a data de recebimento e a efetiva publicação poderia alongar-se.

A discussão promovida na Assembleia também gerou outros encaminhamentos, como a necessidade de destacar mais um bolsista para auxiliar nos processos de editoração e envio da revista. Esses processos envolvem a revisão de normas técnicas, revisão bibliográfica dos manuscritos, preparação da revista para ser remetida por correio, conferência de revistas que retornam devido à mudança de endereço, dentre outros afazeres que são quase invisíveis para quem recebe a revista.

A decisão vem no momento certo! A meta agora é sensibilizar os membros da ABPEE, principalmente os pesquisadores que trabalham em universidades, para que divulguem a revista aos estudantes de pós-graduação e para outros profissionais para que possamos fortalecer ainda mais a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial com novos sócios.

Em termos de investimento, dois novos computadores foram comprados: um para auxiliar a tesouraria e outro para auxiliar a editoração da revista.

Em termos de avaliação Qualis, a revista foi novamente avaliada e manteve a classificação A2. Infelizmente, até o momento de fechamento deste número, ainda não tivemos acesso aos critérios de avaliação Qualis, para vislumbrarmos possíveis empreendimentos para a Revista, ainda para 2012.

Como nosso leitor poderá verificar no sumário, o presente número da revista traz dez artigos, sendo um ensaio teórico e nove relatos de pesquisa. Os assuntos estão variados e tratam de temas como o conceito de deficiência mental, interações linguísticas de crianças surdas, paralisia cerebral e escola, Tecnologia Assistiva, prevenção de problemas comportamentais, inclusão educacional, dentre outros.

Boa leitura a todos!

 

Comitê editorial
Eduardo José Manzini
Maria Cristina Marquezine
Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes
Nerli Nonato Ribeiro Mori
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães
Eliza Dieko Oshiro Tanaka

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