SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Temple Grandin and autism: the film review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

  • Portuguese (pdf)
  • Article in xml format
  • How to cite this article
  • SciELO Analytics
  • Curriculum ScienTI
  • Automatic translation

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Rev. bras. educ. espec. vol.18 no.2 Marília Apr./June 2012

https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000200001 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

O número 2, de 2012, da Revista Brasileira de Educação Especial está composto por 10 artigos inéditos, sendo um ensaio e nove relatos de pesquisa.

O Ensaio teórico refere-se ao filme que retrata a vida de Temple Grandin. O filme foi amplamente divulgado na mídia e trata da vida de uma pessoa adulta que apresenta autismo. A análise do manuscrito fundamenta-se na literatura atual para discutir estereótipos e características de pessoas com autismo.

Dois dos relatos de pesquisa têm como tema a avaliação de condições de acessibilidade, porém, em diferentes ambientes. Um deles focaliza a acessibilidade domiciliar para crianças com deficiência física a partir de um um checklist construído pelas pesquisadoras. O outro teve como objetivo demonstrar os resultados obtidos pela aplicação de um protocolo para avaliação da acessibilidade física, em seis escolas da Educação Infantil de uma cidade do interior paulista.

O trabalho com família está presente em dois artigos. O primeiro se refere a um estudo sobre as interações familiares de crianças com Síndrome de Down. O segundo teve como objetivo apreender as concepções maternas sobre o desenvolvimento de crianças deficientes visuais (cegueira e baixa visão severa) na faixa etária dos dois aos sete anos de idade.

O tema "educação e escola" esteve presente em dois artigos. Um deles teve como objetivo investigar as características dos princípios da contagem numérica em dois estudantes: um com síndrome do X-Frágil (SXF) e um com síndrome de Prader-Willi (SPW). O outro artigo estudou, por meio de entrevistas com escolares com baixa visão, qual a percepção de suas dificuldades visuais, sua opinião sobre as relações com comunidade escolar e o uso de recursos de tecnologia assistiva nas atividades cotidianas.

Formação de professores é tema estudado no artigo "Formação de professores por meio de pesquisa colaborativa com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual". Os pressupostos teóricos do manuscrito se pautaram nos fundamentos do movimento de inclusão educacional, especialmente em relação às práticas pedagógicas inclusivas

Um dos temas pouco presentes na literatura da área de Educação Especial se refere à profissionalização de pessoas com deficiência. Um dos artigos do presente número da revista teve como objetivo identificar o perfil dos empregados com deficiência em uma organização de grande porte do ramo da alimentação. O intuito do texto foi discutir o contexto social no qual os trabalhadores com deficiência estavam inseridos com vista ao processo de inclusão da organização.

O tema atitudes sociais também está presente no número 2 da Revista Brasileira de Educação Especial. Os objetivos do estudo foram: analisar concepções, sentimentos e atitudes de crianças não-deficientes sobre a deficiência mental e a inclusão e avaliar os efeitos de um programa informativo que tratou dessa temática.

Como pode ser observado, os temas estão variados, são atuais e relevantes para área.

 

Boa leitura a todos!

 

Comitê editorial
Eduardo José Manzini
Maria Cristina Marquezine
Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes
Nerli Nonato Ribeiro Mori
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães
Eliza Dieko Oshiro Tanaka

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License