SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Maus-tratos em crianças e adolescentes com deficiência e/ou perturbações do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Rev. bras. educ. espec. vol.19 no.1 Marília jan./mar. 2013

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000100001 

Editorial

 

 

Abrimos o volume 19, lembrando aos nossos sócios que a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial conta com uma diretoria (2013-2014) eleita por aclamação durante o Congresso Brasileiro de Educação Especial, realizado na UFSCar ao final do ano de 2012.

Neste volume, continuamos a contar com o apoio financeiro do CNPq que, parcialmente, auxiliará a publicação dos nossos quatro números da revista.

O número 1, janeiro-março, está compostos por 10 artigos, sendo 8 relatos de pesquisa e três artigos que se propõem analisar o tema avaliação de periódicos e a publicação em educação especial.

No presente número, os leitores poderão encontrar temas relacionados à deficiência visual, deficiência física, autismo, deficiência intelectual.

O primeiro artigo da revista foi escrito por pesquisadores portugueses cujo tema é Maus-tratos em crianças e adolescentes com deficiência. Por meio de amplo levantamento realizado em Portugal, o artigo faz uma discussão sobre a implicação desse tema para a educação.

O tema comunicação alternativa está presente no segundo artigo. Os autores discutem o conhecimento de professores e como isto tem sido tratado no contexto educacional, em um estudo de caso específico.

A questão da escolarização de pessoas com deficiência visual é assunto do quarto artigo, que traz como objetivo traçar e descrever trajetórias educacionais de pessoas cegas.

O tema ensino de aritmética e escolares com deficiência intelectual é tratado no quinto artigo. Os autores analisam resolução de problemas e procedimentos de ensino para contagem.

O sexto artigo se refere a inclusão de alunos com deficiência física e discute, sob a ótica do professor, as contribuições da fisioterapia para esse tema.

Fechando a seção relatos de pesquisa, é apresentado um artigo sobre o ato de brincar da criança autista sob a interpretação da perspectiva histórico-cultural.

A segunda seção da Revista se refere ao tema avaliação de periódicos científicos que publicam em Educação Especial e está composta por três artigos.

Participaram da elaboração desses artigos os editores da Revista Brasileira de Educação Especial (ABPEE), o editor da Revista Educação Especial (UFSM) e o editor e editor associado da Revista Paideia (USP).

Esses artigos têm como meta apresentar sucintamente o histórico de cada uma das Revistas, discutir as formas de disseminação do conhecimento, as formas de avaliação, interna e externa, e indicar sugestões para a melhoria do periódico.

 

Boa leitura a todos!

Comitê Editorial
Eduardo José Manzini
Enicéia Gonçalves Mendes
Vera Lúcia Messias Filho Capellini

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons