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Avaliação dos Efeitos de Programas de Intervenção de Atividade Física em Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo1 1 10.1590/S1413-65382115000200011

Assessment of the Effects of Intervention Programs of Physical Activity in Individuals with Autism Spectrum Disorder

Resumos

A prática regular de atividade física influencia a saúde e o bem-estar, com papel importante na prevenção de várias doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, hipertensão, obesidade, diabetes, osteoporose, dentre outras. As vantagens da prática de exercício físico por pessoas com deficiências de desenvolvimento, especificamente de pessoas com transtorno do espetro do autismo (TEA), têm sido estudadas, mas dados as diferentes metodologias e abordagens presentes na literatura, há necessidade de fazer uma compilação das diferentes investigações existentes que permitam concluir quais os efeitos de diferentes tipos de exercício em pessoas com TEA. O objetivo deste artigo é reunir os principais estudos que foram realizados nos últimos anos no âmbito da atividade física em indivíduos com (TEA) e retirar as conclusões acerca dos mesmos. São apresentados 18 estudos, num total de 140 crianças e adultos com várias variantes desta síndrome e que participaram em atividades individualmente ou em grupo. Foram realizadas diversas atividades tais como jogos, natação, corrida, passeios terapêuticos, hidroginástica. As intervenções pretenderam estudar a influência das atividades propostas no comportamento agressivo e estereotipado, funcionamento social, resistência, qualidade de vida e stress, aptidão física e resistência. Os programas de intervenção revelaram melhorias significativas, mostrando as potencialidades do exercício em pessoas com TEA.

Educação Especial; Atividade Física; Transtorno do Espectro do Autismo


Regular physical activity influences health and well-being, with an important role in the prevention of several chronic diseases, such as cardiovascular disease, stroke, hypertension, obesity, diabetes, osteoporosis. The advantages of physical exercise for people with developmental disabilities, specifically people with autism-spectrum disorder (ASD) have been studied, but given the different methodologies and approaches in the literature, there is the need to make a compilation of the different existing research that might allow us to conclude which are the effects of the different types of exercise in people with ASD. The purpose of this article is to bring together the main studies that have been conducted in the latest years in the context of physical activity in individuals with ASD and draw conclusions about them. Eighteen studies are presented, with a total of 140 children and adults with various variants of this syndrome, who participated in individual activities or in groups. Various activities, such as games, swimming, jogging, therapeutic walks, aerobics were performed. Interventions intended to study the influence of the activities proposed in aggressive and stereotyped behavior, social functioning, strength, quality of life and stress, physical fitness and endurance. Intervention programs revealed significant improvement, showing the benefits of exercise for people with ASD.

Special Education; Physical Activity; Autism Spectrum Disorder


1 INTRODUÇÃO

As perturbações do espectro do autismo consistem num distúrbio neurológico que se caracteriza por limitações nas interações sociais e de comunicação, de interesse restrito, e comportamentos estereotipados ou repetitivos (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 1994 apud DOWNEY; RAPPORT, 2012AMERICAN PSYCHIATRIC, ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, fourth edition, text revision (DSM-IV-TR). Washington: American Psychiatric Association, 2000.).

Apesar de serem de natureza semelhante, as perturbações do espectro do autismo inclui os seguintes diagnósticos distintos: autismo, síndrome de Asperger e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento não-especificado (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2000AMERICAN PSYCHIATRIC, ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, fourth edition, text revision (DSM-IV-TR). Washington: American Psychiatric Association, 2000.; TANGUAY et al., 1998 apud FOURNIER et al., 2010FOURNIER, K. A. et al. coordination in autism spectrum disorders: A synthesis and meta-analysis. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.40, n.10, p.1227-1240, 2010.).

É do conhecimento geral que a atividade física, desde que praticada de forma adequada, influencia positivamente a saúde e o bem-estar, com papel importante na prevenção de várias doenças crônicas (doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, hipertensão, obesidade, diabetes, osteoporose, etc.) WARBURTO; Nicol; Bredin, 2006; KLAVESTRAND; VINGARD, 2009Klavestrand, J.; Vingård, E. The relationship between physical activity and health-related quality of life: a systematic review of current evidence. Scand J Med Sci Sports, v.19, n.3, p. 300-312, 2009.).

A atividade física apresenta igualmente grandes benefícios para pessoas com incapacidades, podendo representar uma mais-valia na evolução de diferentes patologias. A utilização de atividades físicas e desportivas em crianças com autismo tem vindo a ser realizada e estudada. Nas duas últimas décadas o interesse pelos potenciais benefícios do exercício físico nas perturbações do espectro do autismo (PEA) tem aumentado, mas a pesquisa realizada nesta área é, ainda, escassa e baseada em pequenos grupos ( SOWA; MEULENBROEK, 2012Sowa, M.; Meulenbroek, R. Research in Autism Spectrum Disorders Effects of physical exercise on Autism Spectrum Disorders: A meta-analysis. Research in Autism Spectrum Disorders, v.6, n.1, p.46-57, 2012.).

Assim, o uso do exercício físico como instrumento de desenvolvimento das crianças com autismo tem vindo a ser utilizado de forma crescente, sendo necessária investigação teórica que suporte esta utilização.

Os déficits motores são um núcleo potencial característico das perturbações do espectro do autismo e o tratamento desta patologia deve considerar intervenções destinadas a melhorar esses déficits, incluindo o performance motor envolvidos com a coordenação motora (marcha, equilíbrio, funções do braço e planejamento do movimento) Fournier et al. (2010)FOURNIER, K. A. et al. coordination in autism spectrum disorders: A synthesis and meta-analysis. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.40, n.10, p.1227-1240, 2010..

2 MÉTODO

Esta revisão consistiu numa análise sistemática de estudos resultantes de programas de intervenção motora.

Em cada estudo foram identificados o autor e ano do estudo, tipo de intervenção realizada, o número de intervenientes e as suas características, objetivos do estudo e os resultados obtidos.

2.1 PROCEDIMENTO DE PESQUISA

Esta pesquisa foi realizada usando as bases de dados: Journal of Autism and Developmental Disorders, Research in Autism Spectrum Disorders, ScienceDirect, SpringuerLink, Google Scholar bases de dados das Universidades Portuguesas que lecionam cursos de desporto.

As palavras-chave utilizadas na pesquisa foram perturbações do espectro do autismo, atividade e exercício físico.

2.2 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO

Para serem incluídos na nossa revisão, os estudos teriam que incluir pelo menos dois critérios de inclusão: 1) os participantes tinham que ser crianças ou adultos com o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2000AMERICAN PSYCHIATRIC, ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, fourth edition, text revision (DSM-IV-TR). Washington: American Psychiatric Association, 2000.); 2) os programas de intervenção utilizados tinham que envolver atividade física.

2.3 PARTICIPANTES

Dos 18 estudos selecionados, todos os participantes dos grupos experimentais estavam diagnosticados com Perturbações do Espectro do Autismo de acordo com os critérios da DSM-IV (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2000AMERICAN PSYCHIATRIC, ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, fourth edition, text revision (DSM-IV-TR). Washington: American Psychiatric Association, 2000.). Alguns dos estudos apresentados envolveram, também, grupo de controlo. No total participaram nas intervenções 140 indivíduos com PEA, entre os dois e 39 anos, sendo majoritariamente do sexo masculino.

2.4 PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO

Os programas de intervenção apresentados foram: natação (n=3), exercícios aquáticos (n=3), corrida (n=2), corrida e outras atividades (n=5), caminhada na passadeira (n=1), exercícios terapêuticas (n=2), jogos (n=1) e atividades de lazer (n=1). As intervenções pretenderam beneficiar o comportamento agressivo e estereotipado, funcionamento social, resistência, qualidade de vida e stress, aptidão física e resistência.

3 RESULTADOS

Para demonstrar a importância do exercício físico em crianças com autismo fizemos uma pesquisa sobre intervenções motoras realizadas com populações autistas.

O Quadro 1 mostra-nos alguns estudos realizados no âmbito de programas de intervenção motora em indivíduos autistas.

Tabela 1
Resumo dos estudos realizados no âmbito da atividade física no autismo

São apresentados os autores dos estudos e ano de publicação, o tipo de intervenção realizada, o número de intervenientes, os objetivos do estudo e os resultados obtidos.

4 DISCUSSÃO

Perante os estudos apresentados é possível concluirmos que os diversos autores pretendiam verificar a influência de programas de intervenção motora em vários domínios: comportamentos sociais, comportamentos estereotipados, qualidade de vida, desempenho acadêmico e comportamento motor.

O tipo de intervenção praticada varia entre corrida, caminhada, natação, hidroginástica, bicicleta, atividades de lazer, levantamento de pesos e exercícios aquáticos.

Ao analisarmos os resultados obtidos nos diferentes estudos, são notórias as melhorias encontradas na população estudada após as várias semanas de intervenção.

Relativamente à amostra utilizada nos diversos estudos, é possível verificar que, de um modo geral, são grupos pequenos e nalguns casos com apenas um interveniente. Majoritariamente são crianças ou adolescentes diagnosticados com autismo.

O exercício melhora a condição física e reduz os padrões de comportamento mal adaptativo (LANCIONI et al., 1998LANCIONI, G. E.; REILLY, M. F O. A Review of Research on Physical Exercise with People with Severe and Profound Developmental Disabilities. Science, v.19, n.6, p.477-492, 1998.), estereotipados (LANCIONI; REILLY, 1998LANCIONI, G. E.; REILLY, M. F O. A Review of Research on Physical Exercise with People with Severe and Profound Developmental Disabilities. Science, v.19, n.6, p.477-492, 1998.; ELLIOT et al., 1994ELLIOTT, R. O. et al. Vigorous, aerobic exercise versus general motor training activities: Effects on maladaptive and stereotypic behaviors of adults with both autism and mental retardation. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.24, n.5, p.565-576, 1994.; YILMAZ et al., 2004Yilmaz, I. et al. Effects of swimming training on physical fitness and water. Pediatrics Internacional, v.46, p.624-626, 2004.), o comportamento agressivo (ALLISON; BASILE; MACDONALD et al., 1991ALLISON, D.V.; BASILE, V.C.; MacDONALD, R.B. Brief report: Comparative effects of antecedent exercise and lorazepam on the aggressive behaviour of an autistic man. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.21, n.3, p.379-384, 1991.) e comportamento anti social (PAN, 2010PAN, C. Y Effects of water exercise swimming program on aquatic skills and social behaviors in children with autism spectrum disorders. Autism, v.14, n.1, p.9-28, 2010.).

O índice de massa corporal de dez adolescentes autistas reduziu após um programa de caminhada (PITETTI et al., 2007PITETTI, K. H. et al. The efficacy of a 9-month treadmill walking program on the exercise capacity and weight reduction for adolescents with severe autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.37, n.6, p.997-1006, 2007.) e o desempenho acadêmico apresentou melhorias (NICHOLSON et al., 2011NICHOLSON, H. et al. The effects of antecedent physical activity on the academic engagement of children with autism spectrum disorder. Psychology in the Schools, v.48, n.2, p.198-213, 2011.; ROSENTHAL-MALEK; MITCHELL, 1997Rosenthal-Malek, A.; Mitchell, S. Brief Report : The Effects of Exercise on the Self-Stimulatory Behaviors and Positive Responding of Adolescents with Autism. Journal of autism and developmental disorders, v. 27, n.2, p.193-202, 1997.).

Após doze semanas de passeios terapêuticos foi reduzida a desatenção e as habilidades sensoriais melhoraram (BASS; DUCHOWNY; LLABRE et al., 2009BASS, M. M.; DUCHOWNY, C. A.; LLABRE, M. M The effect of therapeutic horseback riding on social functioning in children with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.39, n.9, p.1261-1267, 2009.) e seis crianças autistas, também, apresentaram melhorias na atenção, percepção e comunicação (HAMEURY, 2010Hameury, L. Équithérapie et autism. Annales Médico-Psychologiques, v.168, p.655-659, 2010.).

Relativamente à condição física, a prática atividade física melhora a flexibilidade e equilíbrio (YILMAZ et al., 2004Yilmaz, I. et al. Effects of swimming training on physical fitness and water. Pediatrics Internacional, v.46, p.624-626, 2004.), força muscular (LOCHBAUM et al., 2003LOCHBAUM, M.; CREWS, D. Viability of Cardiorespiratory and Muscular Strength Programs for the Adolescent with Autism. Complementary Health Practice Review, v.8, n.3, p. 225-233, 2003.; PAN, 2011PAN, C. Y The efficacy of an aquatic program on physical fitness and aquatic skills in children with and without autism spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders, v.5, n.1, p.657-665, 2011.), resistência, flexibilidade e aptidão cardiovascular (PAN, 2011PAN, C. Y The efficacy of an aquatic program on physical fitness and aquatic skills in children with and without autism spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders, v.5, n.1, p.657-665, 2011.), redução no tempo de percurso (FRAGALA-PINKHAM; HALEY; O'NEIL, 2008FRAGALA-PINKHAM, M.; HALEY, S. M.; O'NEIL, M. E Group aquatic aerobic exercise for children with disabilities. Developmental Medicine and Child Neurology, v.50, n.11, p.822-827, 2008.), aumento da distância que andaram ou correram (TODD; REID, 2006Todd, T.; Reid, G. Increasing Physical Activity in Individuals With Autism. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v.21, n.3, p.167-176, 2006.).

Perante a literatura publicada a atividade física nos indivíduos com perturbações do espectro do autismo é um aspeto bastante pertinente, revelando benefícios nos diferentes domínios, sendo significativa a influência do exercício em pessoas com autismo, quer ao nível da melhoria da sua condição física, quer na melhoria das capacidades cognitivas e sensoriais.

Os déficits motores são um núcleo potencial característico das perturbações do espectro do autismo e o tratamento desta patologia deve considerar intervenções destinadas a melhorar esses déficits, incluindo o performance motor envolvidos com a coordenação motora (marcha, equilíbrio, funções do braço e planejamento do movimento) Fournier et al. (2010)FOURNIER, K. A. et al. coordination in autism spectrum disorders: A synthesis and meta-analysis. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.40, n.10, p.1227-1240, 2010., pelo que o uso do exercício físico como instrumento de desenvolvimento das crianças com autismo tem vindo a ser utilizado de forma crescente, sendo necessária investigação teórica que suporte esta utilização.

REFERÊNCIAS

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  • Yilmaz, I. et al. Effects of swimming training on physical fitness and water. Pediatrics Internacional, v.46, p.624-626, 2004.
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2015

Histórico

  • Recebido
    25 Fev 2015
  • Revisado
    22 Maio 2015
  • Aceito
    10 Jun 2015
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