Acessibilidade / Reportar erro

Editorial1

A Revista Brasileira de Educação Especial apresenta o primeiro número de 2017 que corresponde ao volume 23. Neste número, estão publicados 10 artigos inéditos e uma resenha.

Os dois primeiros manuscritos se referem a ensaios teóricos. O primeiro aborda a questão do desenvolvimento psíquico e elaboração conceitual por alunos com deficiência intelectual e apresenta um aporte da teoria histórico-cultural e histórico-crítica. O segundo ensaio contextualiza o processo de construção do primeiro curso superior online de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português).

A seção de relatos de pesquisa está composta por sete artigos. O primeiro relato de pesquisa tem procedência portuguesa e teve como objetivo descrever a opinião dos docentes sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais e conhecer os fatores que justificam essas opiniões. A coleta de dados ocorreu após seis anos da implementação de um decreto Português que teve o objetivo de promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino. Portanto, o artigo tem como pano de fundo verificar possíveis mudanças de opinião sobre o tema.

Dois dos Relatos de Pesquisas publicados têm como tema a Comunicação Alternativa. O primeiro deles apresenta a adequação e ampliação de um questionário desenvolvido para identificar temas de interesse em comunicação por meio da inclusão de itens relacionados à Comunicação Alternativa; traz, em anexo, o questionário. O outro relato refere-se à opinião de profissionais que trabalham com Comunicação Alternativa em relação à adequação do tamanho e disposição de figuras de comunicação para crianças com paralisia cerebral.

O quarto relato de pesquisa teve como objetivo compreender e analisar as concepções de Tecnologia Assistiva de professores de atendimento educacional especializado.

O quinto relato de pesquisa teve como objetivo avaliar as habilidades sociais de alunos com deficiência intelectual, antes e após um programa de Educação Física.

O último manuscrito da seção Relatos de Pesquisa objetivou identificar, com base na Bioecologia do Desenvolvimento de Bronfenbrenner, fatores de proteção e de risco nas falas de pais de crianças com paralisia cerebral considerados pouco estressados

A seção Revisão da Literatura apresenta dois manuscritos. O primeiro refere-se a uma pesquisa a partir de publicações de Helena Antipoff que visou analisar o método Ortopedia Mental como forma para exercitar as funções psíquicas para alunos de classes especiais. O segundo manuscrito refere-se ao autoconceito e autoeficácia em crianças com deficiência física utilizando a metodologia da revisão sistemática da literatura.

Finalizando esta edição, é apresentada a resenha do livro de Ignácio Calderón Almendros, intitulado Educación y esperanza en las fronteras de la discapacidad: estudio de caso único sobre la construcción creativa de la identidad, publicado em Madrid pela editora CERMI/Ediciones Cinca S.A.

Eduardo José Manzini (Unesp)Débora Regina de Paula Nunes (UFRN)Dirce Shizuko Fujisawa (UEL)Fabiana Cia (UFSCar)Márcia Denise Pletsch (UFRRJ)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2017
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com