RESUMO DE TESE
A escolarização dos descendentes de japoneses no Brasil: pontos para uma reflexão
Ruth Izumi Setoguti
Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá.
Endereço para correspondência Endereço para correspondência : Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, Av. Colombo, 5790, CEP 87020-900, Maringá, Paraná.
Palavras-chave: herança cultural, japoneses, educação.
(Resumo da tese de doutorado em Educação apresentada sob orientação do prof. Dr. José Augusto da Silva Pontes Neto à Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 1999, 217p.)
Procurou-se, nesta pesquisa, investigar, através do método da história, os fatores subjacentes ao sucesso escolar dos descendentes de japoneses no Brasil. A hipótese é que as pessoas desse grupo étnico trazem como herança cultural, em razão de fatores de ordem histórica, um forte sentimento de valorização da educação, que as impulsiona para o êxito escolar. Recorreu-se a pesquisa de fontes bibliográficas e a trabalho de campo. O objetivo era não só descobrir as causas do sucesso escolar dos nipo-brasileiros como também fornecer outros elementos para o debate acerca do fracasso escolar, tomando como parâmetro outro lado do fenômeno: o sucesso escolar. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que, na base do sucesso escolar dos descendentes de japoneses esta o papel imprescindível da família.
Endereço para correspondência
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
10 Mar 2011 -
Data do Fascículo
Mar 2000