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Dez anos de Psicologia em Estudo

RELATÓRIO DE GESTÃO

IMestre em Engenharia de Produção. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá

IIPsicóloga do trabalho da Unidade de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual de Maringá

Neste ano de 2005 o periódico científico Psicologia em Estudo completa 10 anos de existência, considerando-se sua formalização institucional, em 1995, através de um projeto aprovado pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Este projeto foi elaborado e apresentado pela profa. Dra. Maria Lucia Boarini, que desde então tem sido a responsável pela sua viabilização.

Em virtude deste acontecimento e pelo fato de que a partir de 2006 uma nova equipe gestora deve assumir este projeto, entendemos oportuna e necessária uma avaliação do desenvolvimento, inserção e aceitação deste periódico pela comunidade científica. Desta forma, apresentaremos a seguir alguns dos resultados considerados mais significativos ao longo desses fecundos 10 anos de vida.

É necessário assinalar que, embora o presente número seja o vigésimo quarto publicado, consideramos para o presente relatório apenas os números regulares e o número especial temático, o que compreende vinte e dois números. Deixamos de considerar os dois números especiais vinculados aos eventos científicos organizados pelo Departamento de Psicologia da UEM em 1997 e 1999. Em relação aos dados do ano de 2005, consideramos o período de janeiro a outubro. Neste sentido, a análise realizada deve levar em conta que ainda não temos o número definitivo de textos recebidos neste ano e uma grande parte dos textos recebidos ainda se encontra em processo de avaliação. Seguiremos com os dados coletados, os quais, numa tentativa de otimizar a visualização, serão apresentados em forma de figuras em ordem numérica. Assim, a Figura 1 demonstra resultados sobre o número de textos submetidos à avaliação, publicados, reprovados e interrompidos pelos autores, ao longo destes 10 anos.


Considerando-se a linha que representa o número de textos recebidos, notam-se dois momentos de crescimento expressivo. O primeiro deles foi no ano de 2001, o qual acreditamos ter sido reflexo de dois fatores: a classificação como A-Nacional pela Comissão de Avaliação de Revistas Científicas de Psicologia CAPES/ANPEPP (conforme Quadro 1) e a inserção em vários indexadores internacionais (conforme Quadro 2). O segundo momento de crescimento, a partir de 2003, certamente aconteceu em decorrência da inserção deste periódico na SciELO (Sientific Eletronic Library Online, Bireme). No que se refere à classificação, é necessário destacar que Psicologia em Estudo também é considerada A-Nacional nas áreas da Medicina, Saúde Coletiva, Administração/Turismo; Educação; História.


O alcance desta classificação não ocorreu sem a necessidade de algumas mudanças na política editorial. Uma das mudanças implementadas foi a adoção das normas da American Psychological Association (APA), em 1999, que foi fundamental para a inclusão da Psicologia em Estudo em indexadores internacionais, conforme o quadro a seguir:


A exclusão de algumas modalidades de trabalho acadêmico (como resumos de dissertações e teses, comunicações, nota técnica, dentre outros) e a priorização da publicação de artigos resultantes de pesquisas acadêmicas é outro exemplo do que mudou na política editorial, conforme está demonstrado nas figuras 2 e 3. Atualmente aceitamos trabalhos das seguintes modalidades: relato de pesquisa, revisão de literatura e estudo teórico, em forma de artigos científicos; relato de experiência profissional; resenha; debate e entrevista.


O aumento da visibilidade alcançada por Psicologia em Estudo gerou, como era de esperar, uma interessante mudança quanto à procedência dos textos submetidos a avaliação para publicação neste periódico, como demonstra a Figura 4. Ou seja , nos últimos anos temos recebido textos de todas as regiões do país, bem como de outros países, o que não era tão freqüente nos primeiros anos da história deste periódico; e como corolário, a procedência dos textos publicados na Psicologia em Estudo também sofreu alterações nos últimos anos, como se pode notar na Figura 5.



Outra mudança muito importante, que não podemos deixar de ressaltar, é a procedência dos nossos imprescindíveis consultores ad hoc. Essa ampliação foi tanto numérica quanto geográfica, imprimindo desta forma um caráter de diversidade a este periódico, o que vem atender plenamente à política editorial vigente, como podemos ver na figura a seguir.

Figura 6


Finalmente, vale ressaltar que todo este processo, desenvolvido ao longo de 10 anos, de que este relato em poucas linhas, seguramente, não dá conta, proporcionou um rico aprendizado àqueles que com ele estiveram comprometidos. Os resultados obtidos e aqui demonstrados nos oferecem indicativos de que Psicologia em Estudo superou as expectativas existentes no início de sua história, pois além de estar cumprindo sua finalidade como um meio de divulgação a serviço da Ciência, tornou-se uma das principais referências entre os periódicos científicos de Psicologia no Brasil. Portanto, temos muito a comemorar por esses 10 anos de vida, marcados por tantas conquistas.

  • Dez anos de Psicologia em Estudo

    Karen Silvia Salles SilvaI; Alice Dias PaulinoII
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      09 Jan 2006
    • Data do Fascículo
      Dez 2005
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