SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A importância do uso das células tronco para a saúde pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Ciênc. saúde coletiva v.13 n.1 Rio de Janeiro jan./fev. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000100001 

EDITORIAL EDITORIAL

 

Ciência & Saúde Coletiva galga mais um degrau rumo ao reconhecimento internacional

 

 

Os bons momentos a gente precisa registrar. Em julho de 2007, no grande evento que congregou em Salvador o IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Saúde, o XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde e o X Congresso Latino-americano de Medicina Social, comemoramos a indexação da Revista Ciência & Saúde Coletiva na base de dados Medline. Durante os últimos seis anos, trabalhamos para essa inclusão, persistentemente, corrigindo lacunas e problemas apontados pelos avaliadores dessa base de dados.

Segundo relatório que temos em mãos, o comitê que aprovou a indexação trabalhou com informações abrangentes sobre o escopo da revista e sua cobertura, e com dois critérios gerais: qualidade (dos artigos, da equipe executiva, do conselho editorial e do processo de produção do periódico, assim como da independência e da autonomia do que nele é divulgado) e importância (dos pesquisadores, professores, estudantes e gestores que publicam na revista. No quesito importância, entrou também a análise dos temas tratados sob a ótica de sua sintonia com os problemas de saúde do país). Saímos bem nessa foto!

Um êxito como esse é coletivo porque depende de muitos autores, muitas mãos e muitos cérebros. Por isso, apresentamos nossos sinceros agradecimentos, em primeiro lugar, aos autores e leitores e à equipe executiva responsável pelo processo de produção da revista. Esse grupo, cotidianamente, responde pela qualidade e pela repercussão do trabalho. Agradecemos à equipe de editores associados que traçam o rumo e as prioridades da revista e aos Conselheiros Editoriais e aos ad hoc que respondem pela qualidade científica dos textos publicados. Nossa gratidão também aos parceiros das outras revistas da área que nos ajudaram na busca do reconhecimento internacional. Nesse último caso, dizemos um "muito obrigada" especial ao ex-editor científico da revista Environmental Health Perspective (EHP), Dr. Thomas Gohel, com quem sempre pudemos contar nessa caminhada.

Em resumo, o sonho de criar uma revista da ABRASCO, tirado do papel em 1996, virou realidade e dificilmente retrocederá. Ciência & Saúde Coletiva é hoje um dos três periódicos nacionais da área mais lidos e referenciados e nossos projetos continuam firmes e antenados com a realidade científica, política e de práticas do campo. Passamos de quatro números anuais até 2006 para publicar seis números regulares em 2007. E a demanda continua a nos pressionar. Ao final desse ano, calculamos receber cerca de oitocentos originais. Essa pressão dos autores, é claro, se deve a uma conjunção de fatores, sobretudo ao aumento em volume e em qualidade das pós-graduações no país e às exigências das agências de fomento e de avaliação. No entanto, a "boa fama" da revista não pode ser menosprezada quando analisamos o incremento da demanda. O site www.cienciaesaudecoletiva.com.br que informa, orienta os autores, interage permanentemente com eles e publica seus artigos logo que são aprovados, corrobora os êxitos conseguidos.

Consideramos que Abrasco sai vitoriosa de mais essa empreitada. No entanto, entendemos também que a estrada da qualidade e da relevância de um periódico científico é palmilhada com muito trabalho e que o caminho apenas está se abrindo! Precisamos continuar contando com a colaboração imprescindível de todos e cada um dos atores desse processo.

 

Maria Cecília de Souza Minayo
Editora científica