Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

O último número de 2012 da revista Psico USF conta com 15 artigos, duas resenhas e duas notas técnicas acerca de testes psicológicos. O primeiro artigo Perceived Motor Ability and Selection, Optimization, and Compensation: effects of age and institutionalization de autoria de Francisca Pimentel e António M. Diniz, apresenta o "efeito" de mediação da capacidade motora percebida (CMP) nos efeitos diretos da idade (terceira vs. quarta idade) e do estatuto residencial (institucionalizados vs. comunitários) sobre estratégias de seleção, otimização e compensação (SOC) para uma amostra portuguesa. O segundo artigo de autoria de Maria Regina Fumagalli Marteleto, Teresa Helena Schoen-Ferreira, Brasilia Maria Chiari e Jacy Perissinoto, intitulado Curvas de referência de pontos brutos no Stanford-Binet Intelligence Scale de crianças e adolescentes visou confeccionar curvas de referência de pontos brutos das áreas e do escore total do Stanford-Binet Intelligence Scale, 4ª edição, cuja finalidade foi descrever o desempenho cognitivo de crianças e adolescentes, inseridos em escolas de ensino regular de diferentes regiões da cidade de São Paulo.

Foram relatadas por Patrícia Russo Leite Ribeiro, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares e Aletha Silva Caetano as contribuições de Fisher sobre o desenvolvimento da percepção corporal baseada na abordagem da imagem corporal no artigo teórico Contribuições de Fisher para a compreensão do desenvolvimento da percepção corporal. Cristina Alarcón Paz, Vanessa Díaz Valenzuela, Jacqueline Hernández Rosales e Claudia Estrada Goic, no artigo Estudio sobre la pertinencia del uso de las normas disponibles del Raven en adultos mayores chilenos avaliaram a adequação do uso de escalas disponíveis para o teste Matrizes Progressivas de Raven para adultos chilenos, com mais de 60 anos.

O quinto artigo intitulado Adaptação do Inventário de Ciúme Romântico (ICR) para a População Portuguesa de autoria de José Maurício Haas Bueno, Lucas de Francisco Carvalho, Ana Júlia Fernandes Moreira, Ana Margarida Almeida Brandão Capelo, Ângela Marisa Cardoso Fernandes, Margarida F. Gomes Vasconcelos, Tiago André Martins Costa e Vânia Sofia Leite Marques avaliou as propriedades psicométricas da adaptação no contexto cultural português do instrumento brasileiro para a avaliação do ciúme romântico. A avaliação da prevalência de sintomatologia depressiva em universitários e das qualidades psicométricas, por meio da evidência de validade convergente entre a EBADEP-A e o BDI-II, além de analisar a estabilidade temporal da EBADEP-A, foram os objetivos de Makilim Nunes Baptista, Hugo Ferrari Cardoso e Juliana Oliveira Gomes no artigo intitulado Escala Baptista de Depressão (Versão Adulto) – EBADEP-A: validade convergente e estabilidade temporal.

Estudo parcial da validação do Atlas do Rorschach Sistema Compreensivo em amostra de pacientes psiquiátricos de São Paulo é o artigo de Thaís Cristina Marques, Ana Cristina Chaves e Latife Yazigi acerca da validação do atlas de localização e da lista de qualidade formal do Sistema Compreensivo do Rorschach em pacientes psiquiátricos da cidade de São Paulo. O artigo teórico de Willian Henrique Corrêa e Adriano Furtado Holanda, intitulado Prostituição e sentido de vida: relações de significado, apresenta a relação da experiência com a busca pelo sentido da vida ao elaborar uma compreensão fenomenológica acerca da prática da prostituição.

O nono artigo, de Mariana Barcinski, intitulado Expressões da homossexualidade feminina no encarceramento: o significado de se "transformar em homem" na prisão, investigou as especificidades da homossexualidade feminina no encarceramento a partir de uma perspectiva qualitativa da tematica. Débora Cecilio Fernandes e Mariana Alves Silveira avaliaram a ansiedade escolar e a motivação acadêmica e sua relação em uma amostra de crianças mineiras, descrito no artigo Evaluación de la motivación académica y la ansiedad escolar y posibles relaciones entre ellas.

O artigo Avaliação do impacto da prematuridade na saúde mental de puérperas de Marina de Souza Filho Favaro, Rodrigo Sanches Peres e Manoel Antônio dos Santos apresenta a comparação da ocorrência de sintomas de ansiedade e depressão em mães de bebês prematuros e mães de bebês a termo. Ítor Finotelli Júnior e Cláudio Garcia Capitão traduziram e adaptaram o Index of Premature Ejaculation (IPE) para o português do Brasil, pelo método de equivalência semântica. Os resultados da investigação são apresentados no artigo intitulado Tradução e adaptação cultural do Index of Premature Ejaculation (IPE) para o português do Brasil.

Os indícios de validade do Índice de Déficit Relacional pela investigação da demanda social e aspectos do relacionamento interpessoal em universitários avaliados positivos para o CDI foram investigados no artigo Indícios de validade do déficit relacional no Método de Rorschach para população adulta não-paciente por Rafael Rubens de Queiroz Balbi Neto e Sávio Silveira de Queiroz. Teste de Raciocínio Auditivo Musical (RAu): estudo inicial por meio da Teoria de Reposta ao Item é o título do artigo de autoria de Fernando Pessotto, Tatiana Freitas da Cunha, Ricardo Primi, Lucas de Francisco Carvalho e Fabiano Koich Miguel. Apresenta o estudo que buscou evidências de validade com base na estrutura interna e de critério para um instrumento de avaliação do processamento auditivo das habilidades musicais, o Teste de Processamento Auditivo com Estímulos Musicais (RAu).

Por fim, o artigo Motivação para mudança: análise fatorial da urica para hábitos alimentares discorre sobre adaptação d e um instrumento para avaliação da motivação para a mudança de hábitos alimentares, o URICA e, posterior redução da versão de 32 para a de 24 itens, por meio da análise fatorial exploratória e de índices de fidedignidade, de autoria de Simone Armentano Bittencourt, Paola Lucena dos Santos e Margareth da Silva Oliveira. .

A primeira nota técnica Avaliando a memória por meio da visualização da imagem de rostos de autoria de Carla Fernanda Ferreira-Rodrigues discorre sobre Teste de memória visual de rostos – MVR. E a segunda de Samanta Romanin Zuchetto e Luana Comito Muner, intitulado Nova medida para avaliação da Atenção Seletiva Visual faz um relato sobre o instrumento Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV).

Uma visão contemporânea da avaliação psicológica para os contextos educativo e psicossocial de Juliana Maximila de Paula Bueno é a primeira resenha que descreve a condição atual da avaliação psicológica em âmbito nacional e internacional. A segunda Contribuições para a Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de autoria de Fernanda Luzia Lopes, discorre sobre os testes psicológicos que estão de acordo com os critérios de qualidade de instrumentos desde o seu processo de construção, a correta definição do construto até os estudos que permitam verificar sua eficiência.

Cabe agradecer a todos que contribuíram para a publicação do volume 17, em especial aos pareceristas listados nesse número. Informo, também, que a partir de 2013 a revista contará com uma nova equipe de gestão a quem desejo sucesso.

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly

Editora

Dezembro de 2012

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br