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Editorial

Iniciamos as publicações de 2015 trazendo aos nossos leitores, no volume 20, número 1, quinze artigos e uma resenha. Essa é mais uma edição que contempla seletos trabalhos de diversas temáticas. Agradecemos aos autores e pareceristas pelas ricas contribuições. Para 2015 a Revista Psico-USF traz novidades: publicará em inglês os artigos, cujos autores tiverem interesse em fazê-lo. Com isto pretende-se aumentar a visibilidade das publicações.

Esta edição é iniciada com o artigo intitulado Meaningful Work Scale in creative industries: A confirmatory factor analysis, de autoria de Pedro F. Bendassolli, Jairo Eduardo Borges-Andrade, Joatã Soares Coelho Alves e Tatiana de Lucena Torres. Os autores realizaram análise fatorial confirmatória da Meaningfullness in work scale (MWS) buscando analisar um modelo canadense sobre o construto Trabalho com sentido.

Mary Sandra Carlotto, Sofia Raquel da Silva Dias, Jaqueline Brito Vidal Batista e Liciane Diehl realizaram um estudo objetivando avaliar se a autoeficácia funciona como variável mediadora na relação entre sobrecarga de trabalho e as dimensões de burnout. O título desse trabalho é O papel mediador da autoeficácia na relação entre a sobrecarga de trabalho e as dimensões de burnout em professores.

O artigo Trabalho e aposentadoria militar: singularidades de uma travessia psíquica foi elaborado por Paula Kegler e Mônica Medeiros Kother Macedo. As autoras investigaram, por meio de uma metodologia qualitativa, as especifidades do trabalho e da aposentadoria militar, e verificaram a necessidade do trabalho psíquico diante da aposentadoria, tanto para atribuir sentido, quando para a compensação de frustrações advindas dessa situação.

O objetivo do trabalho de Paula Argemi Cassel, Lívia Fração Sanchez, Paula von Megden Campezatto, Eduardo Khater, Maria Lúcia Tiellet Nunes e Elisa Yoshida foi apresentar a versão brasileira do Therapeutic Cycles Model (TCM) a partir da análise de uma sessão de um processo de psicoterapia psicanalítica. O título desse trabalho é Therapeutic Cycles Model (TCM): instrumento de avaliação do processo psicoterapêutico.

Comprometimento e consentimento organizacional: um estudo da validade discriminante dos construtos é o título do artigo de Adriano de Lemos Alves Peixoto, Antônio Virgílio Bittencourt Bastos, Icléia Santos Dorea Soares e Júlia Rodrigues Lobo. Esse trabalho busca contribuir para estabelecer os limites entre os construtos de comprometimento e consentimento organizacionais.

Avaliar as propriedades psicométricas da escala Eudemon de Bem-estar Pessoal (EBP) entre adolescentes brasileiros foi o objetivo dos autores Miriam Raquel Wachholz Strelhow, Luciana Rubensan Ourique Masiero, Bibiana Ramos dos Santos, Jorge Castellá Sarriera e Marco Antônio Pereira Teixeira. Esse trabalho é intitulado Estudos psicométricos da escala Eudemon de Bem-estar Pessoal em adolescentes.

Leonardo Martins Barbosa e Sheila Giardini Murta reuniram, no artigo Propriedades psicométricas iniciais do Acceptance and Action Questionnaire-II - Versão Brasileira, evidências psicométricas de um instrumento de avaliação da flexibilidade psicológica. Os autores encontraram uma estrutura unidimensional e uma confiabilidade satisfatória da medida.

As contribuições de Renan Benigno Saraiva, Fabio Iglesias, Gabriel Fontenelle Micas, Clara Pires Nunes Araújo, Clara Correa Lima e Marcela de Vasconcelos Costa podem ser consultadas no artigo Conformidade entre testemunhas oculares: efeitos de falsas informações nos relatos criminais. O estudo investigou como informações falsas fornecidas a testemunhas oculares podem afetar a fidedignidade de seus relatos.

O artigo intitulado Normas de associação semântica para 20 categorias em adultos e idosos é de autoria de Suelen Bordignon, Murilo R. Zibetti, Clarissa M. Trentini, Ana Cristina Resende, Carla A. S. M. Minervino, José Humberto da Silva-Filho, Maycoln L. M. Teodoro, Neander Abreu e Josiane Pawlowski. Os autores forneceram normas associativas de 20 categorias semânticas para adultos e idosos brasileiros.

Eduardo Moreira de Oliveira, Henrique Salmazo da Silva, Andrea Lopes, Meire Cachioni, Deusivania Vieira da Silva Falcão, Samila Satler Tavares Batistoni, Anita Liberalesso Neri e Mônica Sanches Yassuda elaboraram o artigo Atividades avançadas de vida diária (AAVD) e desempenho cognitivo entre idosos. O objetivo do estudo foi verificar se a realização de AAVDs estaria associada ao melhor desempenho cognitivo entre idosos, após ajustes de variáveis moderadoras de natureza sociodemográfica e de humor.

Em Interfaces entre família e bullying escolar: uma revisão sistemática, Wanderlei Abadio de Oliveira, Jorge Luiz da Silva, Andréa Cristina Mariano Yoshinaga e Marta Angélica Iossi Silva trazem, em uma revisão sistemática da literatura, a produção científica que evidencia relações entre o contexto familiar e o envolvimento em situações de bullying escolar.

Claudia Hofheinz Giacomoni, Marcia de Lima Athayde, Cristian Zanon e Lilian Milnitsky Stein avaliaram propriedades psicométricas do subteste de Escrita do teste de Desempenho Escolar. Os autores apresentaram os resultados no artigo Teste do desempenho escolar: evidências de validade do subteste de escrita do TDE.

O trabalho de Anelise Schaurich dos Santos, Cláudia Maria Perrone e Ana Cristina Garcia Dias foi investigar os fatores pessoais, relacionais e institucionais que são descritos na literatura como influências no processo de adaptação de estudantes de pós-graduação stricto sensu aos seus cursos. Esse trabalho foi intitulado Adaptação à pós-graduação stricto sensu: uma revisão integrativa de literatura.

Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional é o título do artigo de Fabiano Koich Miguel. O autor realizou uma revisão da literatura das principais teorias sobre o funcionamento emocional e buscou incorporá-las por meio do desenvolvimento de um modelo integrativo.

Conhecer as principais pesquisas e intervenções realizadas na área do Plantão Psicológico foi o objetivo da revisão integrativa da literatura cientifica realizada por Fabio Scorsolini-Comin. Esse trabalho foi intitulado Plantão psicológico e o cuidado na urgência: panorama de pesquisas e intervenções.

Por fim, Rilza Xavier Marigliano traz a resenha do livro Formadores da criança e do jovem: interfaces da comunidade escolar.

Não poderia finalizar o editorial sem antes agradecer o Corpo Editorial da Revista Psico-USF. São doutorandos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, que ao lado dos editores, fazem a máquina andar. A eles, os cumprimentos sinceros.

Boa leitura!

Ana Paula Porto Noronha Editora Lucas de Francisco Carvalho Editor associado

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2015
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