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Editorial

A Revista Psico-USF é uma publicação quadrimestral e tem se empenhado em manter, além da qualidade, a agilidade em razão do respeito aos autores e leitores. Assim, gostaríamos de enfatizar os pequenos tempos de tramitação dos manuscritos, o que tem sido possível graças aos esforços conjuntos da equipe editorial, que vem trabalhando arduamente para esse fim. Na intenção de promover e disseminar o conhecimento científico aos profissionais de Psicologia e interessados na área, a equipe da revista Psico-USF oferece o volume 21, número 1. Os trabalhos desta edição oferecem valiosas contribuições para o contexto psicológico, por meio de 16 estudos e uma nota técnica.

A primeira pesquisa apresentada tem como título Escala de Positividade (EP): Novas Evidências de Validade no Contexto Brasileiro. Os autores Juliane Callegaro Borsa, Bruno Figueiredo Damásio e Silvia Helena Koller tiveram como objetivo investigar novas evidências de validade para a EP em contexto brasileiro. Relações entre Desenvolvimento da Gratidão e Tipos de Valores em Jovens é o artigo de autoria de Lia Beatriz de Lucca Freitas, Jonathan Richard Henry Tudge, Fernanda Palhares e Andressa Carvalho Prestes. Os autores investigaram relações entre o desenvolvimento da gratidão e tipos de valores.

O trabalho Comparando Indicadores Psicométricos de duas Versões Brasileiras do Social Skills Rating System: Uma revisão da literatura foi desenvolvido por Lucas Cordeiro Freitas, Almir Del Prette, Marina Bandeira e Zilda Aparecida Pereira Del Prette. Os autores compararam os indicadores psicométricos de duas versões brasileiras das escalas, apresentando suas diferenças e semelhanças em termos de métodos de extração e análise de dados; índices psicométricos de estrutura fatorial e confiabilidade; e composição fatorial final e conteúdo das escalas. José Maria Montiel e Daniel Bartholomeu tiveram como intuito analisar se o modelo de Rasch pode facilitar o aprendizado de condutas socialmente hábeis em crianças. A pesquisa é intitulada como Contribuições do Modelo de Rasch para Procedimentos de Intervenção em Habilidades Sociais.

Em seu estudo, Luciana Carla dos Santos Elias e Márcia Viana Amaral avaliaram as habilidades sociais (HS), problemas de comportamento e desempenho acadêmico em crianças antes e após treino de HS. O titulo do trabalho é Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção. No artigo Mediação no Zulliger: Evidências de Validade em Amostra de Não Pacientes, os autores verificaram a validade do Zulliger em uma amostra gaúcha de não pacientes, focalizando as variáveis de mediação. A autoria da pesquisa é de Jucelaine Bier Di Domenico Grazziotin e Silvana Alba Scortegagna.

O objetivo do trabalho de Carolina Cardoso de Souza e Ana Cristina Resende foi caracterizar perfis psicológicos em um grupo de adolescentes que cometeram homicídio. O estudo é nomeado como Perfis de Personalidade de Adolescentes que Cometeram Homicídio. Factors Associated with Mathematics Performance in Brazilian Basic Education é de autoria de Luís Gustavo do Amaral Vinha, Camila Akemi Karino e Jacob Arie Laros. Os autores tiveram o intuito de identificar variáveis contextuais que interferem no desempenho em matemática, considerando a estrutura multinível da conjuntura escolar.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos e Jocemara Ferreira Mognon pretenderam buscar evidência de validade por meio da análise da estrutura interna para a Escala de Avaliação da Motivação para Aprendizagem (EMAPRE) no ensino superior, utilizando a análise fatorial confirmatória. O artigo é intitulado Motivation Assessment Scale for Learning in Higher Education (EMAPRE-U): Validity Evidence. O estudo Parents Dealing with the Expression of Sadness by their Children teve como foco identificar eliciadores de tristeza nos filhos na percepção dos pais, verificar estratégias de regulação emocional usadas pelos pais frente a isso e comparar como pai e mãe lidam com esse sentimento dos filhos. Os autores são Tamara Elen Duarte, Bruna Franco Leite Brito e Aline Henriques Reis.

Elder Cerqueira-Santos e Justin Bourne realizaram a pesquisa Estereotipia de Gênero nas Brincadeiras de Faz de Conta de Crianças Adotadas por Casais Homoparentais. Os autores tiveram como objetivo investigar a estereotipia de gênero durante os episódios de brincadeiras de faz de conta entre crianças adotadas por casais homossexuais masculinos. Na pesquisa Do Work Values Predict Preference for Organizational Values? o objetivo foi identificar a predição de valores do trabalho sobre a preferência por valores organizacionais de maneira coerente com a similaridade conceitual prevista pela Teoria de Valores. Juliana Moraes de Sousa e Juliana Barreiros Porto são as autoras do artigo.

Em seu estudo, Tatiana de Cássia Nakano e Maria Helena de Lemos Sampaio buscaram identificar diferenças no desempenho entre grupos de motoristas infratores, não infratores e envolvidos em acidentes nos construtos inteligência, atenção concentrada e personalidade, avaliando-se ainda a influência do nível de escolaridade dos participantes. Este tem como título Desempenho em Inteligência, Atenção Concentrada e Personalidade de Diferentes Grupos de Motoristas. Samia Abreu, Ana Aparecida Vilela Miranda e Sheila Giardini Murta tiveram como objetivo identificar os centros de pesquisa brasileiros que desenvolvem intervenções preventivas sistematicamente avaliadas e descrever os estudos de avaliação de programas realizados no Brasil. O artigo é intitulado Programas Preventivos Brasileiros: Quem Faz e como é Feita a Prevenção em Saúde Mental?

A pesquisa Impact of the Psychological Testing Assessment System (SATEPSI) for Scientific Publications in Psychological Assessment foi desenvolvida por Marcela Mansur-Alves, Renata Saldanha Silva e Sthefanie Carvalho de Ávila Fernandes. As autoras tiveram como foco descrever o impacto da criação do SATEPSI para a pesquisa na área. Biopolitics and Pain: Approximations between Foucault and Lacanian Psychoanalysis é um estudo de Carla Oliveira Fernandes, Cláudio Melo, Vera Lopes Besset e Pedro Paulo Bicalho. Nele são discutidos os avanços técnico-científicos que repercutiram no âmbito da saúde pública, em uma busca incessante pelo bem-estar e eliminação da dor, que nem sempre foi concebida como um mal a ser extirpado. Os autores concluem que, nos casos de dor crônica, é fundamental, antes de saná-la, entender qual o papel que desempenha e buscar saídas singulares para ela.

Por fim, é apresentada uma nota técnica de autoria de Beatriz Cancela Cattani e Helena Berton Eidt, que se refere ao Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP). Esperamos que nossos leitores desfrutem de mais um número da Psico-USF, podendo, por meio desses trabalhos, ampliar seus conhecimentos e deslumbrar de novas perspectivas.

Boa leitura

Ana Paula Porto Noronha

Universidade São Francisco

Editora

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

Universidade São Francisco

Editor associado

Abril de 2016.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2016
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