Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Aos leitores da revista Psico-USF, temos o prazer de apresentar o volume 22, número 1. Neste exemplar são oferecidos 14 estudos que abordam diversos temas. Desejamos a todos uma proveitosa leitura.

O primeiro estudo dessa edição da revista é Habilidades Sociais e Bem-Estar Subjetivo de Crianças Dotadas e Talentosas, de autoria de Maria Luiza Pontes de França-Freitas, Almir Del Prette, Zilda A. P. Del Prette. A pesquisa dos autores teve como objetivo avaliar a relação entre habilidades sociais e bem-estar subjetivo de crianças dotadas e talentosas e identificar o poder preditivo das habilidades sociais sobre bem-estar subjetivo.

O objetivo do trabalho de João Gabriel Modesto, Vanessa Figueredo, Guilherme Gama, Matheus Rodrigues e Ronaldo Pilati foi apresentar evidências de validade de uma versão adaptada da Escala Pessoal de Crenças no Mundo Justo. O título desse artigo é Escala Pessoal de Crenças no Mundo Justo: Adaptação e Evidências de Validade.

Paola Vargas Barbosa, Angélica Paula Neumann, Cássia Ferrazza Alves, Marco Antônio Pereira Teixeira e Adriana Wagner realizaram um estudo com o intuito de comparar a avaliação de filhos e pais sobre as variáveis responsividade e exigência dos pais, autonomia adolescente e legitimidade da autoridade parental. Esse trabalho é intitulado de Autonomia, Responsividade/Exigência e Legitimidade da Autoridade Parental: Perspectiva de Pais e Adolescentes.

Prova de Nomeação Rápida de Figuras para Crianças: Evidências de Validade e Normas Intragrupo é um estudo que foi desenvolvido por Patrícia Silva Lúcio, Adriana Batista de Souza Kida, Carolina Alves Ferreira de Carvalho, Hugo Cogo-Moreira e Clara Regina Brandão de Avila. Os autores tiveram como objetivo relatar um estudo de validação e normas para a Prova de Nomeação Rápida.

As contribuições de Julia Carolina Rafalski e Alexsandro Luiz De Andrade podem ser consultadas no estudo intitulado Desenvolvimento da Escala de Percepção de Futuro da Aposentadoria (EPFA) e Correlatos Psicossociais. O trabalho teve por objetivo desenvolver e apresentar evidências de validade da Escala de Percepção de Futuro da Aposentadoria.

Childhood Executive Functioning Inventory: Adaptação e Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira é a pesquisa realizada por Bruna Tonietti Trevisan, Natália Martins Dias, Arthur de Almeida Berberian e Alessandra Gotuzo Seabra. O objetivo desse estudo foi traduzir, adaptar e investigar propriedades psicométricas da Childhood Executive Functioning Inventory em uma amostra de crianças brasileiras.

Marília Mesquita Resende, Juliana Barreiros Porto tiveram o intuito de encontrar evidências de validade de construto da Escala de Identidade Moral para o contexto brasileiro. O artigo tem como título Escala de Identidade Moral: Evidências de Validade para o Contexto Brasileiro.

Visitas Domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde: Concepções de Profissionais e Usuários Habilidades é o estudo de Viviane Milan Pupin Andrade e Cármen Lúcia Cardoso. As autoras analisaram as concepções que profissionais e usuários da Estratégia Saúde da Família possuem em relação à finalidade das visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitárias de Saúde.

O foco do trabalho de Aline Riboli Marasca, Josiane Razera, Henrique Juliano, Rosa Pereira e Denise Falcke foi investigar a presença de violência física sofrida e cometida por homens nos relacionamentos íntimos e o poder preditivo das experiências na família de origem nessa ocorrência. O título do artigo é Violência Física Conjugal Sofrida e Cometida por Homens: Repetindo Padrões Familiares?

O estudo Caracterização da Produção Brasileira em Artigos Científicos sobre Arte e Psicologia (2004-2014) foi desenvolvido por André Luiz Picolli da Silva e Terezinha de Camargo Viana. Essa pesquisa teve como objetivo caracterizar como a Arte tem sido utilizada por profissionais de Psicologia no Brasil.

Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha, Evandro Morais Peixoto, Tatiana de Cassia Nakano, Ivonise Fernandes da Motta e Daniela Wiethaeuper buscaram evidências de validade da estrutura interna e precisão da versão brasileira do ECR-RS, bem como descrever os parâmetros dos itens e características dos participantes. O estudo é Questionário de Estruturas Relacionais (ECR-RS): Evidências de Validade de Construto e Precisão.

O artigo Análise da Produção Científica Brasileira em Orientação Profissional: Um Convite a Novos Rumos apresenta uma avaliação da produção científica brasileira na área de orientação profissional no período de 2011 a 2015. A autoria é de Rodolfo A. M. Ambiel, Maria Isabel de Campos e Priscilla Perla T. Von Zuben Campos.

Escala de Aceitação da Violência no Namoro: Verificando suas Propriedades Psicométricas é a pesquisa desenvolvida por Carlos Eduardo Pimentel, Giovanna Barroca de Moura e Jaqueline Gomes Cavalcanti. Os autores tiveram como objetivo investigar as propriedades psicométricas da Escala de Aceitação da Violência no Namoro em amostras brasileiras.

Por fim, a pesquisa Instrumentos para Rastreamento de Sinais Precoces do Autismo: Revisão Sistemática de autoria de Mariana de Miranda Seize e Juliane Callegaro Borsa teve por objetivo identificar os instrumentos disponíveis para rastreamento dos sinais do autismo em crianças com até 36 meses de idade. Dessa forma, encerramos este editorial desejando aos leitores que possam, por meio desta edição, adquirir novos e significativos conhecimentos.

Rodolfo A. M. Ambiel
Editor chefe
Ana Paula P. Noronha
Editora associada
Lucas de Francisco Carvalho
Editor associado
Abril de 2017

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2017
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br