SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A Construção do Conhecimento Psicossociológico acerca do Diabetes Mellitus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psico-USF

versão On-line ISSN 2175-3563

Psico-USF vol.23 no.2 Campinas jan./jun. 2018

http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230200 

EDITORIAL

Qual a finalidade de uma publicação científica?

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel1 

Ana Paula Porto Noronha1 

Lucas de Francisco Carvalho1 

1Universidade São Francisco - Campinas, SP, Brasil

Preparar um novo editorial é uma tarefa acompanhada de muitos significados. Representa o fim de um processo editorial complexo e longo, que se inicia aproximadamente doze meses antes da sua divulgação no Scielo. Também pode significar o início das tratativas de um novo número. Além disso, o que se pretende destacar, implica ampla análise do que se construiu enquanto ciência psicológica.

A Psico-USF é uma publicação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, que recebeu na última avaliação quadrienal da CAPES a nota 7, reafirmando sua excelência e seu compromisso social e científico com a área de conhecimento. Assim, a revista é parte de suas atribuições e a avaliação se tornou uma prática constante.

Neste editorial gostaríamos de problematizar: qual a função da publicação científica? Seguramente ela não deve existir para atender ao chamado ‘produtivismo’ (Guedes, 2011). A publicação é a finalização da pesquisa, é a contribuição social do autor, e é por meio dela que poderá ser contada a história daquele estudo e seus respectivos achados (Trzesniak, 2009). A escolha do periódico faz parte do processo de ‘contar a história’, pois se elege o público com o qual se deseja compartilhar e para o qual os dados serão úteis (Barata, 2015).

Com base nessa premissa, a Psico-USF apresenta aos seus leitores o segundo número de 2018. Nesse volume 23, número 2, são oferecidos 14 artigos inéditos referentes às diversas temáticas da Psicologia. Agradecemos aos autores e pareceristas pelas contribuições e esperamos que nossos leitores desfrutem desses trabalhos e possam adquirir novos conhecimentos.

A presente edição é iniciada com o trabalho The Construction of the Psycho-sociological Knowledge on Diabetes Mellitus, o qual Fabrycianne Gonçalves Costa e Maria da Penha de Lima Coutinho são autoras. O objetivo das autoras foi analisar as Representações Sociais que pessoas com diabetes elaboram sobre o diabetes mellitus e seu tratamento.

O foco do trabalho de Helder Kamei, Maria Cristina Ferreira, Felipe Valentini, Mario Peres, Patrícia Tobo e Bruno Figueiredo Damásio foi apresentar evidências de validade para a versão brasileira reduzida do Questionário de Capital Psicológico. O título do artigo é Psychological Capital Questionnaire - Short Version (pcq-12): Evidence of Validity of the Brazilian Version.

Thaís Ramos de Carvalho, Elizabeth Joan Barham, Carolina Duarte de Souza, Elisangela Böing, Maria Aparecida Crepaldi e Mauro Luís Vieira verificaram a adequação de uma adaptação transcultural do Coparenting Relationship Scale no contexto brasileiro. Esse artigo é intitulado Cross-cultural Adaptation of an Instrument to Assess Coparenting: Coparenting Relationship Scale.

O objetivo do artigo intitulado Marital Conflict Management of Married Men and Women foi verificar o uso de estratégias construtivas e destrutivas de resolução de conflitos entre homens e mulheres casados e identificar associações dessas estratégias com variáveis sociodemográficas e características do relacionamento. A autoria é de Marina Zanella Delatorre e Adriana Wagner.

Predictors of Marital Physical Violence: Personal and Relational Characteristics é um estudo de Karla Rafaela Haack, Juliana Pressi e Denise Falcke. As autoras investigaram o poder preditivo de experiências na família de origem, amor, ajustamento conjugal, esquemas iniciais desadaptativos e clima familiar para a ocorrência de violência física conjugal.

O objetivo das autoras Natália Zancan e Luísa Fernanda Habigzang foi avaliar as relações entre níveis de regulação emocional, ansiedade e depressão em mulheres com experiência de violência conjugal. O artigo foi intitulado Regulação Emocional, Sintomas de Ansiedade e Depressão em Mulheres com Histórico de Violência Conjugal.

O trabalho intitulado Paternidade em Diferentes Configurações Familiares e o Desenvolvimento Emocional da Filha é de autoria de Andressa Pin Scaglia, Fernanda Kimie Tavares Mishima-Gomes e Valéria Barbieri. O objetivo das autoras foi compreender como pais inseridos em diferentes configurações familiars experimentam a função paterna, associando suas vivências ao desenvolvimento do self de suas filhas.

Yasmin Bruna Patrycia Waligura de Oliveira, Ana Karoline Gomes Gurtat e Aline Henriques Reis fizeram contribuições que podem ser consultadas no artigo Manejo dos Pais Frente à Expressão de Raiva dos Filhos. As autoras tiveram por objetivo verificar o manejo parental diante à expressão da emoção de raiva dos filhos.

Propriedades Psicométricas da Escala de Intenções Frente à Infidelidade (EII) é de autoria de Valdiney Veloso Gouveia, Renan Pereira Nascimento, Bruna da Silva Nascimento, Tátila Rayane de Sampaio Brito, Alessandro Teixeira Rezende e Maria Gabriela Costa Ribeiro. Os autores objetivaram adaptar para o contexto brasileiro e conhecer os parâmetros psicométricos da Escala de Intenções frente à Infidelidade.

No estudo Psicologia escolar e relação família-escola: um levantamento da literatura foi realizado um levantamento da literatura à respeito de intervenções na área da psicologia escolar direcionadas à relação família-escola em bases de dados científicas. O trabalho é de autoria de Jéssica Andrade de Albuquerque e Fabíola de Sousa Braz-Aquino.

Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Juliana de Lima Müller, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente, Cristiano Esteves, Rochele Paz Fonseca e Jerusa Fumagalli de Salles realizaram a pesquisa intitulada Efeito de idade e escolaridade no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN. Os autores objetivaram compreender os efeitos da escolaridade e faixa etária e suas interações no desempenho de adultos no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN.

Recidiva oncológica: olhares dos profissionais hospitalares sobre as dificuldades do paciente pediátrico teve por intuito conhecer as percepções de profissionais de oncologia acerca das dificuldades de crianças e adolescentes em relação à recidiva de cancer. A autoria é de Susana Caires, Marta Machado, Maria Conceição Antunes e Ana Sofia Marques Melo.

Antonio Paulo Angélico, Murilo Freitas Bauth e Arthur Keller Andrade realizaram a pesquisa Estudo Experimental do Falar em Público Com e Sem Plateia em Universitários. O objetivo dos autores foi comparar a frequência dos marcadores comportamentais de ansiedade entre grupos com e sem plateia, frente à situação experimental do falar em público.

Ao final dessa edição é apresentado o trabalho de Ilana Andretta, Jéssica Limberger, Jaluza Aimèe Schneider E Luana Thereza Nesi de Mello, Sintomas de Depressão e Ansiedade em Usuários de Drogas em Tratamento. Os autores investigaram os níveis de estresse, ansiedade e depressão em homens e mulheres em tratamento em Comunidades Terapêuticas, além de relacionar tais níveis ao tipo de substância utilizada e características sociodemográficas.

Referências

Barata, G. (2015). Em revisão: o impacto da produção científica brasileira para o Brasil. Ciência e Cultura, 67(4), 06-08. [ Links ]

Guedes, M.C. (2011). Equívocos na publicação científica: algumas considerações. Psicologia USP, 22(2), 387-398. [ Links ]

Trzesniak, P. (2009): A estrutura editorial de um periódico científico. In: A. A. Z. P. Sabadini, M. I. C. Sampaio, & S. H. Koller (Orgs.), Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica (pp. 87-102). São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia; Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons