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Escrever ciência: como o manual da APA pode auxiliar?

A publicação de uma pesquisa científica é uma das etapas fundamentais do longo processo de se fazer pesquisa. Além de sua importância, há um desafio inerente atrelado à possibilidade de divulgar o estudo científico. De maneira crescente, escrever e publicar ciência vem sendo relacionado com a qualidade da formação dos pesquisadores (veja Linton, Tierney, & Walsh, 2013Linton, J. D., Tierney, R., & Walsh, S. T. (2013). Publish or Perish: How Are Research and Reputation Related? Serials Review, 37 (4), 244-257.), tendência que não está livre de críticas e discussão (e.g., Colpaert, 2012Colpaert, J. (2012). The “Publish and Perish” syndrome. Computer Assisted Language Learning, 25 (5), 383-391. doi: 10.1080/09588221.2012.735101
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; van Dalen & Henkens, 2012Van Dalen, H. P., & Henkens, K. (2012). Intended and unintended consequences of a publish-or-perish culture: A worldwide survey. Journal of the association for information science and technology, 63 (7), 1282-1293.).

Tantos são os desafios em se escrever e publicar ciência, que levantamentos prévios foram, tratando das principais dificuldades para se aceitar ou recusar artigos científicos (Noble, 2006Noble, K. A. (2006). Publish or perish: What 23 journal editors have to say. Studies in Higher Education, 14 (1), 97-102. doi: 10.1080/03075078912331377642
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), sendo tema recorrente em diversas áreas da ciência (e.g., Gastel & Day, 2016Gastel, B., & Day, R. A. (2016). How to write and publish a scientific paper - 8th ed. California: Greenwood.; Masic, 2011Masic, I. (2011). How to Search, Write, Prepare and Publish the Scientific Papers in the Biomedical Journals. Acta Inform Med, 19 (2), 68-79. doi: 10.5455/aim.2011.19.68-79
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). Especificamente em psicologia, o Publication Manual of theAmerican Psychological Association (2010American Psychological Association. (2010). Manual of the American Psychological Association - 6th ed. American Psychological Association: Washington, DC.), apesar de ser mais conhecido estritamente como uma diretriz descritiva sobre como “colocar as referências nas normas APA”, pode ser considerado uma obra de referência para a estruturação de publicações científicas

O manual da APA, em sua sexta edição, foi desenvolvido e aprimorado ao longo de anos, por profissionais e experts em psicologia, e tem como foco apresentar diretrizes sobre a escrita científica. Essas diretrizes se estendem para definições dos tipos de publicação científica; aspectos éticos e melhores práticas; definições dos elementos que compõem um manuscrito científico; organização das ideias e escolha de palavras, uso do estilo APA (e.g., pontuação, abreviação, números); uso do elementos gráficos de maneira efetiva; regras para citações e normas para referências, e visão geral sobre todas as etapas do processo de publicação.

Como pode ser observado, o tema da publicação científica em psicologia e outras áreas, é complexo e envolve diversos subtópicos para discussão. Um “livro de cabeceira” para qualquer escritor de ciência em psicologia deve ser o manual da APA (2010American Psychological Association. (2010). Manual of the American Psychological Association - 6th ed. American Psychological Association: Washington, DC.). A leitura e apropriação de suas diretrizes devem elevar a qualidade dos artigos a serem publicados.

Neste volume 23, número 3, são oferecidos 14 artigos inéditos referentes às diversas temáticas da Psicologia. Agradecemos aos autores e pareceristas pelas contribuições e esperamos que nossos leitores desfrutem desses trabalhos e possam adquirir novos conhecimentos.

O trabalho Theory of Mind Test for Children: Content Validity é o primeiro do presente número. As autoras, Tatina Pontrelli Mecca, Natália Martins Dias, Patrícia Vieira de Oliveira e Monalisa Muniz, tiveram por objetivo investigar as evidências de validade de conteúdo do Teste de Teoria da Mente para Crianças - TMEC.

O foco do trabalho de Maria Isabel da Silva Leme, Laura Carrasqueira Bechara e Mariana Kfouri foi buscar as relações entre estratégias de resolução de conflitos de pré-adolescentes e ocorreência de perdão, além de identificar as suas concepções acerca do ato e sua associação com religião, sexo, entre outros. O título do artigo é An Exploratory Study of Forgiveness’ Place into the Interpersonal Conflicts of Pre-teenagers.

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Rommel Melgaço Barbosa, Alessandra Salina Brandão e Sonia Regina Loureiro verificaram a confiabilidade, sensibilidade e especificidade de um amplo conjunto de indicadores sobre o desempenho acadêmico de universitários. Esse artigo é intitulado Prediction of course completion by students of a university in Brazil.

O artigo intitulado School Experience During Adolescence: A Comparative Study Between Adolescent Offenders and Not Offenders teve o intuito de testar o modelo da regulação escolar, identificando as variáveis de contextos e mecanismos que se distinguiriam significativamente em adolescents infratores e não infratores. A autoria é de Jorge Luiz da Silva e Marina Rezende Bazon.

Validity Evidence of the Zulliger-SC Test to children’s assessment é o estudo desenvolvido por Lucila Moraes Cardoso, Gabriel Vitor Acioly Gomes e Thalita Sena Vieira. Os autores buscaram evidências de validade para o teste de Zulliger pelo Sistema Compreensivo (ZSC).

O objetivo de Valdiney Veloso Gouveia, Hysla Magalhães de Moura, Isabel Cristina Vasconcelos de Oliveira, Maria Gabriela Costa Ribeiro, Alessandro Teixeira Rezende e Tátila Rayane de Sampaio Brito foi verificar a evidências de validade de construto, validade convergente e consistência interna do Questionário de Regulação Emociona (QRE). O artigo foi intitulado Emotional Regulation Questionnaire (ERQ): Evidence of Construct Validity and Internal Consistency.

O trabalho intitulado Estratégias de Enfrentamento das Doenças por Idosas Hospitalizadas é de autoria de Laís Claudino Moreira Ribeiro, Verônica Lúcia do Rego Luna e Katruccy Tenório Medeiros. O objetivo das autoras foi analisar as estratégias de enfrentamento de doenças por idosas hospitalisadas.

Andressa Melina Becker da Silva, Wagner de Lara Machado, Anita Colletes Bellodi, Kainara Silva da Cunha e Sônia Regina Fiorim Enumo fizeram contribuições que podem ser consultadas no artigo Jovens insatisfeitos com a imagem corporal: Estresse, autoestima e problemas alimentares. Os autores tiveram por objetivo verificar as relações entre a imagem corporal, estresse percebido, autoestima, Índice de Massa Corporal e comportamento alimentar.

A revisão de literatura Avaliação de candidatos pretendentes no processo de habilitação para adoção: Revisão da Literatura é de autoria de Mariana Silva Cecílio e Fabio Scorsolini-Comin. Os autores objetivaram compreender de que modo a avaliação de pretendentes à adoção no contexto brasileiro vem sendo abordada, descrita e problematizada na literatura científica.

No estudo Evidência de validade da Medida de Atenção Plena pela relação com outras variáveis o objetivo foi buscar evidências de validade da Medida de Atenção Plena (MAP) pela sua relação com outros construtos. O trabalho é de autoria de Jeferson Gervasio Pires, Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes, Maiana Farias Oliveira Nunes, Marcelo Marcos Piva Demarzo, Maria Luiza Bianchi, Mônica Monteiro Kotzias e Giovania Mitie Maesima Cunha.

Daniel Barbieri e Ronaldo Pilati realizaram a pesquisa intitulada Julgamento moral do aborto: influência da atitude prévia, princípios deontológicos e utilitaristas. Os autores objetivaram mensurar o efeito covariante da atutude prévia em relação a um tema moral na relação entre a sobrecarga cognitive e o julgamento de um cenário moral.

Propriedades Psicométricas do Inventário de Fatores Psicológicos de Doenças Relacionadas ao Trabalho: um estudo com trabalhadores de frigoríficos teve por intuito avaliar as propriedades psicométricas (validades de critério, construto e fidedignidade) do Inventário de Fatores Psicológicos em Doenças Relacionadas ao Trabalho (IP-T). ­A autoria é de Romilda Guilland, Roberto Moraes Cruz e Erikson Kaszubowski.

Eunice M. L. Soriano de Alencar, Denise de Souza Fleith, Clarissa Nogueira Borges e Evely Boruchovitch realizaram a pesquisa Criatividade em Sala de Aula: Fatores Inibidores e Facilitadores Segundo Coordenadores Pedagógicos. O objetivo dos autores foi investigar os fatores que dificultam o professor a estimular o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que o coordenador poderia utilizar para apoiar o docente na promoção da criatividade em sala de aula.

Ao final dessa edição é apresentado o trabalho de Neyfsom Carlos Fernandes Matias, Relações entre Nível Socioeconômico, Atividades Extracurriculares e Alfabetização. O autor investigou as implicações do nível socioeconômico (NSE) na alfabetização, na inserção de crianças em atividades oferecidas por organizações não governamentais e os impactos dessas ações no desempenho escolar.

Referências

  • American Psychological Association. (2010). Manual of the American Psychological Association - 6th ed. American Psychological Association: Washington, DC.
  • Colpaert, J. (2012). The “Publish and Perish” syndrome. Computer Assisted Language Learning, 25 (5), 383-391. doi: 10.1080/09588221.2012.735101
    » https://doi.org/10.1080/09588221.2012.735101
  • Gastel, B., & Day, R. A. (2016). How to write and publish a scientific paper - 8th ed. California: Greenwood.
  • Linton, J. D., Tierney, R., & Walsh, S. T. (2013). Publish or Perish: How Are Research and Reputation Related? Serials Review, 37 (4), 244-257.
  • Masic, I. (2011). How to Search, Write, Prepare and Publish the Scientific Papers in the Biomedical Journals. Acta Inform Med, 19 (2), 68-79. doi: 10.5455/aim.2011.19.68-79
    » https://doi.org/10.5455/aim.2011.19.68-79
  • Noble, K. A. (2006). Publish or perish: What 23 journal editors have to say. Studies in Higher Education, 14 (1), 97-102. doi: 10.1080/03075078912331377642
    » https://doi.org/10.1080/03075078912331377642
  • Van Dalen, H. P., & Henkens, K. (2012). Intended and unintended consequences of a publish-or-perish culture: A worldwide survey. Journal of the association for information science and technology, 63 (7), 1282-1293.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2018
  • Data do Fascículo
    Jul 2018
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