Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Prof. Paulo da Terra Caldeira

Editor

Uma área do conhecimento demonstra estar em processo de consolidação quando se verifica que as instituições que as mantêm contam com infra-estrutura física adequada, bibliotecas e laboratórios de qualidade, recursos financeiros suficientes para a manutenção de suas atividades, programas de ensino e pesquisa de qualidade e recursos humanos qualificados.

Como resultado do panorama descrito constata-se que há um fluxo constante de entrada e saída de alunos nos cursos de graduação e pós-graduação em biblioteconomia e ciência da informação no Brasil, aumento da produção científica motivada pela condução de projetos de pesquisa e a conseqüente divulgação dos trabalhos para a comunidade da área no país e no exterior.

Perspectivas em Ciência da Informação, como um dos principais veículos de divulgação da área no Brasil inicia 2006 com proposta desafiadora. Com o objetivo de atender a demanda de divulgar os resultados de pesquisa da comunidade da área decide diminuir sua periodicidade, passando de semestral para quadrimestral, com seus fascículos a serem lançados no final dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. Esta mudança possibilitará aos profissionais da ciência da informação, biblioteconomia, arquivologia, museologia e áreas afins contar com um canal de comunicação científica mais ágil e em dois suportes, impresso e eletrônico. O suporte impresso vem sendo viabilizado desde 2004 pelo Programa de auxílio para a editoração de periódicos científicos na UFMG, da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade, e pelo Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas — Programa Editorial do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Outra novidade implantada refere-se à inclusão da missão de Perspectivas em Ciência da Informação a partir do volume 10, número 2, de 2005. O primeiro fascículo deste ano passará a estampar informações sobre o processo de análise e aprovação dos artigos, tornando-o mais transparente para toda a comunidade.

O Sumário, além dos títulos em português e inglês, especificará as seguintes seções: artigos, revisões de literatura, comunicações, depoimentos, notas de livros, quando for o caso.

Tais alterações permitirão aos autores melhor entendimento, visibilidade e clareza sobre o processo de avaliação e de aceitação, devolução para alterações ou recusa de originais.

Estas mudanças pretendem mostrar que Perspectivas em Ciência da Informação vem se aproveitando das novas tecnologias para atender as exigências de seus usuários de uma forma mais dinâmica e condizente com a realidade do século XXI.

Este fascículos inclui, na seção Artigos, os seguintes trabalhos:

Ciência da Informação : temática , histórias e fundamentos, de Gustavo Freire, discorre sobre as raízes históricas da área desde a utopia planetária de Otlet e La Fontaine, até as abordagens social e tecnológica na ciência da informação atualmente e as perspectivas para os próximos anos.

Unidade de negócios em informação: o futuro das bibliotecas universitárias na sociedade do conhecimento, de Simone Dib e Neusa Silva, apresenta novo modelo para a biblioteca universitária, ao propor sua reestruturação como unidade de negócio em informação, visando ampliar seu foco de atuação e ao adotar uma postura dinâmica e pró-ativa.

Consórcios de bibliotecas no Brasil: um desafio a democratização do conhecimento, de Antônio Marcos Amorim e Waldomiro Vergueiro, discute o impacto da globalização eletrônica e a função desempenhada por tais consórcios no país, na democratização do acesso à informação. Analisa o mercado de publicações científicas e descreve os principais consórcios de bibliotecas latino-americanas em anos recentes.

O ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta para educação à distância de bibliotecário, de Milena Polsinelli Rubi e Mariângela Spotti L. Fugita, considera que a política de indexação deve ser constituída de estratégias que permitam alcançar os objetivos de recuperação do sistema de informação e que o indexador tem a função de compreender o documento ao realizar uma análise conceitual que represente adequadamente seu conteúdo. Apresenta propostas de ensino de política de indexação direcionadas a alunos de graduação e de pós-graduação, e uma experiência de educação à distância com vistas à formação do bibliotecário em serviço.

Estudo comparativo de sofwares de construção de tesauros, de Maria Luiza Campos, Hagar Gomes, Linair Campos e Simone Souza, revela o resultado da avaliação de softwares, visando auxiliar a construção de vocabulários, uso e escolha de um software de elaboração de tesauros para uso em bibliotecas.

Acesso livre a publicações e repositórios digitais em ciência da informação no Brasil, de Fernando César Lima Leite, Miguel Angel Márdero Arellano e Fernanda Passini Moreno, destaca as transformações ocorridas na comunicação científica na área da ciência da informação no Brasil e aquelas relacionadas às publicações e repositórios digitais de acesso livre descrevendo suas características.

Conservação de livros raros: relato de uma experiência pedagógica, de Maria da Conceição Carvalho e Cleide Fernandes, relata uma experiência de ensino/extensão realizada na Escola de Ciência da Informação da UFMG, com os alunos do 8º período realizando uma intervenção de conservação na Coleção Luiz Camilo de Oliveira Netto, da Biblioteca Universitária da Universidade.

A teoria dos arquivos e a gestão de documentos, de Ana Márcia Lutterbach Rodrigues, discute os principais conceitos da arquivologia com o objetivo de elaborar uma metodologia de gestão de documentos de arquivo, e a identificar os problemas a serem superados no acesso à informação arquivística.

A Seção: Revisões de Literatura inclui o artigo: A gestão da qualidade em serviços de informação no Brasil: uma nova revisão de literatura, de 1997 a 2006, de Valéria Martin Valls e Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, descreve a implantação da gestão da qualidade nesses serviços no Brasil, por meio de revisão de literatura nacional, atualizando revisão publicada em 1998. Apresenta o panorama hoje com o objetivo de contribuir para o avanço das discussões a respeito da aplicação da gestão da qualidade em tais serviços no país.

Perspectivas em Ciência da Informação aguarda novas submissões que, após avaliação, poderão ser incluídas nos próximos números, a circularem e agosto e dezembro próximo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Dez 2006
  • Data do Fascículo
    Abr 2006
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br