SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Método de modelagem domínio-ontológica do Direito Positivo BrasileiroAs trocas informacionais e a produção de conhecimento: um estudo sobre as interações no ambiente das ‘ONGs’ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em Ciência da Informação

versión impresa ISSN 1413-9936

Perspect. ciênc. inf. v.12 n.3 Belo Horizonte sep./dic. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362007000300015 

TESES E DISSERTAÇÕES

 

Criação e compartilhamento de informação e conhecimento em aglomerações produtivas: o APL de móveis de Ubá - MG

 

 

Costa, Wilson José Vieira da. Criação e compartilhamento de informação e conhecimento em aglomerações produtivas: o APL de móveis de Ubá - MG. 2007. 257f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007.

Este trabalho investigativo tem por objetivo identificar o processo de criação e compartilhamento de conhecimento em aglomerações produtivas locais e a influência do aparato institucional de apoio nesse processo de aprendizagem coletiva e inovação. Para tanto, realizou-se um estudo de caso como estratégia de pesquisa no arranjo produtivo local de móveis de Ubá – MG com uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados permitiram constatar que a mediação entre MPME e o ambiente competitivo atual é facilitada pela configuração em rede, com a presença de um aparato institucional de apoio, pela dependência das empresas dos espaços de interação (ba). Esta constatação permitiu concluir que as MPME, isoladamente, não conseguem completar a espiral de criação do conhecimento, mas quando organizadas em arranjos produtivos locais, não só completam esse ciclo como o ampliam através das suas interações em ações coletivas de desenvolvimento.