Acessibilidade / Reportar erro

Proposta para programa de preservação de documentos de arquivo em formato digital à longo prazo do Estado de Minas Gerais

RESENHA

Mauricio Barcellos AlmeidI; Marta Eloisa Melgaço NevesI; Livia Marangon Duffles TeixeiraII

IProfessores da Escola de Ciência da Informação da UFMG

IIAluna de mestrado do PPG-CI da Escola de Ciência da Informação da UFMG

ALMEIDA, M. B.; NEVES, M.E.M.; TEIXEIRA, L. M. D. Proposta para programa de preservação de documentos de arquivo em formato digital à longo prazo do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. 2008. 244p. Relatório.

A questão da preservação de documentos de arquivo à longo prazo constitui-se em um problema que recebe atenção em todo o mundo. A importância do assunto fundamenta-se na necessidade de preservação do patrimônio cultural da humanidade, considerando o uso intensivo de documentos digitais. Mesmo para fins institucionais e comerciais existe a necessidade de manter documentos autênticos e acessíveis por um longo período, de forma a garantir direitos de cidadãos.

A dificuldade em preservar documentos digitais, amplamente disseminados na sociedade, diz respeito a volatilidade das mídias utilizadas para registro dos dados e a rápida obsolescência tecnológica. Enquanto mídias tradicionais como o papel podem durar até 500 anos, não se consegue precisar com exatidão por quanto tempo dados podem ser mantidos em mídias ópticas e magnéticas. Os documentos são também dependentes do formato dos arquivos digitais, os quais dependem de softwares e do hardware. Mudanças constantes na tecnologia tornam incerta a possibilidade de acessar dados registrados em formato digital à longo prazo.

Em vista dessa situação cabem ações imediatas, de forma a prever e a reduzir os efeitos da dificuldade na preservação digital. Para orientar e coordenar as iniciativas nesse sentido no Estado de Minas Gerais, a SEPLAG-Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão planeja um PPD-Programa de Preservação Digital, do qual este documento é uma primeira iniciativa. O PPD tem por objetivo principal organizar as funções para a implementação de ações, no sentido de garantir a preservação de documentos em formato digital.

O PPD, desenvolvido por professores da ECI-Escola de Ciência da Informação, objetiva especificar os requisitos, descrever a organização do programa em alto nível e os principais conceitos envolvidos em cada um dos módulos componentes. Os módulos são representados por documentos normativos que dispõem sobre as principais questões de preservação à longo prazo de documentos digitais. Tomados em seu conjunto, tais documentos normativos possibilitam a implantação e controle do programa. São eles um manual e um conjunto procedimentos, os quais tratam assuntos relevantes para a preservação. Os documentos normativos são: i) Manual do PPD; ii) Requisitos para projeto, implementação e manutenção de registros digitais; iii) Avaliação de registros em formato digital para preservação a longo prazo; iv) Seleção de registros digitais para preservação permanente; v) Acesso a registros digitais preservados; vi) Recuperação de registros digitais preservados; vii) Auditoria e controle de repositórios digitais; viii) Formatos para registros digitais; xix) Auditoria e verificação do programa de preservação.

As funções descritas no PPD têm assim um perfil gerencial e arquivístico: p programa não propõem uma solução tecnológica, apesar de tratar de questões relacionadas, como por exemplo, formato de arquivos digitais, estratégias de preservação, etc. Cada documento que compõem o programa está organizado da seguinte forma: i) descrição: o escopo da função; ii) controles: especificam condições exigidas; iii) mecanismos: possibilitam a consecução das atividades em si, identificando os meios para execução; iv) entradas: dados a processar; v) saídas: os próprios resultados. As funções do PPD, assim compostas por descrições, controles, mecanismos, entradas e saídas, são entrelaçadas, formando uma teia de atividades interdependentes que devem ser observadas a partir de um ponto de vista sistêmico.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jan 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br