SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Information literacy and dimensions of thecompetence of the librarian in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Perspectivas em Ciência da Informação

Print version ISSN 1413-9936

Perspect. ciênc. inf. vol.14 no.2 Belo Horizonte  2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362009000200001 

EDITORIAL

 

 

Perspectivas em Ciência da Informação chega ao número 2 do ano de 2009 contemplando, mais uma vez, uma grande diversidade de abordagens teóricas e objetos empíricos estudados nas pesquisas relatadas.

Assim, é com grande satisfação que se pode perceber, nesta edição, artigos que tratam de questões tão distintas quanto as práticas de gestão da informação, de criação e disseminação do conhecimento, de políticas de informação, de ações pedagógicas em unidades de informação, de competência informacional, de divulgação científica e de comportamentos de busca e uso da informação. Ao mesmo tempo, o universo empírico dos estudos é variadíssimo, sendo contempladas as áreas de turismo, saúde, inovação, setor de call centers , empresas juniores, repositórios institucionais, entre outros.

Merece destaque, ainda, que nesta edição Perspectivas em Ciência da Informação vem consolidar-se como espaço de publicação da produção científica na área de Ciência da Informação em todas as suas vertentes, a saber, a Biblioteconomia, a Arquivologia e a Museologia. Tem-se não só bibliotecas, arquivos e museus como espaços de atuação profissional (e de produção e circulação da informação) contemplados em artigos deste número, como também ações e processos biblioteconômicos, arquivísticos e museológicos para além das instituições específicas que tradicionalmente congregam esses saberes.

Desta forma, Perspectivas em Ciência da Informação sente-se cumpridora de um papel não apenas de disseminadora da produção científica no campo, mas também de legitimadora dos movimentos de integração da Ciência da Informação e de seus vários campos de manifestação acadêmicos, profissionais, técnicos e culturais.

Desejamos a todos uma boa leitura!

 

Jorge Tadeu de Ramos Neves e Carlos Alberto Ávila Araújo
Editores de Perspectivas em Ciência da Informação