SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Management of the kwonledge and vision cognitive of the institucional repositoriesUso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos CAPES entre áreas do conhecimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Perspectivas em Ciência da Informação

versión On-line ISSN 1981-5344

Perspect. ciênc. inf. vol.14 no.2 Belo Horizonte  2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362009000200016 

TESES E DISSERTAÇÕES

 

Investigação e análise do comportamento informacional de alunos participantes de empresas juniores

 

 

Brum, Marco Antônio Carvalho. Investigação e análise do comportamento informacional de alunos participantes de empresas juniores. 128f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008

Este trabalho analisa o comportamento informacional de alunos participantes de empresas juniores no Brasil. Procurou-se, com o estudo, explorar o comportamento de busca pela informação de alunos participantes de empresas juniores. Foram analisadas quatorze fontes de informação em termos de sua freqüência de uso, relevância e confiabilidade. Além disso, investigou-se a utilidade dessas fontes para aprendizagem, compartilhamento, solução de problemas, desenvolvimento de projetos, atendimento aos clientes e armazenamento. Foram analisadas 270 respostas de alunos participantes, utilizando-se o método quantitativo de levantamento de dados. Os resultados indicaram que as fontes mais acessadas e consideradas mais relevantes pelos alunos participantes são as pessoais (os próprios colegas), seja via internet ou em contatos diretos por uma simples conversa. Livros e professores foram considerados as fontes mais confiáveis. O uso das fontes de informação também tem por objetivo o aprendizado e o compartilhamento entre pessoas.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons