Acessibilidade / Reportar erro

A lei de Lotka e a produtividade dos autores

TESES E DISSERTAÇÕES

A lei de Lotka e a produtividade dos autores

ALVARADO, Rúben Urbizagastegui. A lei de Lotka e a produtividade dos autores. 2007. 240f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

Esta pesquisa foi desenvolvida em quatro partes diferenciadas, mas relacionadas entre si, mas relacionadas entre si, cada uma com forma distinta de abordar o problema da pesquisa, portanto, a metodologia empregada também foi diferente e adequada a cada parte da pesquisa. Na primeira parte apresenta uma revisão da literatura para esclarecer a fundamentação teórica da ciência da informação e o reconhecimento da bibliometria como área dessa disciplina, bem como as pesquisas sobre a Lei de Lotka como a subárea da bibliometria. Na segunda parte, sobre a base de uma coleção de dados bibliográficos a respeito dos estudos e aplicações da Lei de Lotka, de 1922 a 2003, estuda o ajuste desta literatura à própria Lei de Lotka, explorando os modelos Gauss Poisson inversa generalizada e Poisson Lognormal. Nesta parte, se investiga o crescimento dessa literatura e de seus autores. Na terceira parte foram estudadas as citações bibliográficas incluídas nos trabalhos sobre a Lei de Lotka, mas orientada à identificação de uma frente de pesquisa nesta subárea da bibliometria. Foi aplicada a Lei do Elitismo à frequência de citações para identificar os seus integrantes. Estuda também algumas variáveis envolvidas com a formação e/oi que influem na formação da frente de pesquisa. Nesta parte estuda também a possibilidade de encontrar uma taxa de obsolescência, tanto na literatura como nos autores, explorando o método de obsolescência diacrônica e sincrônica. Na última parte, o conceito de "campo" desenvolvido por Pierre Bourdieu foi aplicado à produção da literatura sobre a Lei de Lotka. Para lograr esse propósito foram delineadas as características do modo de análise Bourdiano, entretanto, como seus trabalhos sobre o campo cultural e a produção intelectual são inseparáveis de suas preocupações sociológicas e teóricas, suas teorias foram contextualizadas em relação as suas obras publicadas, de tal maneira que, usando os conceitos de capo, habitus e capital cultural, busca explicar, tanto a produção hierarquizada, encontrada via os modelos estatísticos, quanto a construção da visibilidade para a obtenção do prestígio e reconhecimento público, assim como a formação de elites de produtores e frentes de pesquisa propostos pela Lei de Lotka e a Lei do Elitismo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 2009
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br