Acessibilidade / Reportar erro

Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos

TESES E DISSERTAÇÕES

Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos

Vilela, Raquel Miranda. Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos. 141 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009

O presente trabalho tem por objetivo identificar, sob a ótica dos profissionais atuantes na Educação de Jovens e Adultos (equipe da biblioteca e professores), as visões e os papéis atribuídos à biblioteca, bem como as estratégias utilizadas por estes profissionais, de forma a atender a especificidade deste público. Acredita-se que a pesquisa possibilitará a ampliação do debate sobre a biblioteca escolar, principalmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos, de forma a contribuir para atuação de ambos os segmentos envolvidos, ou seja, profissionais da biblioteca e docentes. A pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando para tal, além da revisão de literatura, um questionário e entrevistas com docentes da EJA, bibliotecários, auxiliares de biblioteca e professores em readaptação funcional atuantes na biblioteca. A pesquisa se desenvolveu na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, utilizando três escolas como campo para a mesma. Verificou-se que a atuação da biblioteca escolar nesse contexto ainda não se dá de forma ideal, o que abre possibilidades para a realização de novas reflexões. Foi apurado que, conforme outros autores já verificaram, a integração entre bibliotecário e professor é extremamente importante, mas ainda não se estabeleceu na prática cotidiana.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jul 2010
  • Data do Fascículo
    Abr 2010
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br