Acessibilidade / Reportar erro

Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional

TESES E DISSERTAÇÕES

Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional

Leitão, Pedro Cláudio Coutinho. Informação, concorrência e processo decisório em Instituições de Ensino Superior: um estudo sob o enfoque do sensemaking organizacional. 179f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010

O objetivo desta tese é analisar a relação existente entre o uso da informação sobre o concorrente no âmbito das organizações e o processo decisório, sob o enfoque do sensemaking organizacional. A maior parte dos estudos que relacionam informação e processo decisório está calcada na abordagem racional/positivista e apresentam modelos prescritivos. Monitorar o concorrente e propor modelos de uso de informação organizacional é o foco de estudos denominados de Inteligência Competitiva, que também concebem a informação como algo físico, que é analisado com o objetivo de ser transformado em inteligência para as organizações. O processo de sensemaking organizacional pode ser considerado uma abordagem alternativa, pois parte da premissa de que as organizações constróem significado sobre o que está acontecendo na forma de um processo com características específicas. Utilizou-se metodologia qualitativa, coerente com a teoria utilizada, de estudo de casos múltiplos e técnica de incidente crítico. O contexto da pesquisa foi o ensino superior privado, desenvolvendo-se estudos de caso em quatro instituições do Estado de Minas Gerais. Os resultados demonstram a aplicabilidade da teoria e a confirmação das características do processo de sensemaking organizacional. Um modelo adaptado é apresentado nas conclusões. Novos estudos complementares são sugeridos utilizando-se o enfoque do sensensemaking organizacional, aplicado em novos contextos e com outros objetivos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2011
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br