Acessibilidade / Reportar erro

Formação continuada de docentes na universidade: protótipo de um sistema hipermídia de educação à distância

TESES

Formação continuada de docentes na universidade: protótipo de um sistema hipermídia de educação à distância

Miríam Celí Pimentel Porto Foresti

Tese de Doutorado, 1996 Faculdade de Educação / USP

O trabalho representa a síntese provisória das experiências e reflexões da autora sobre a prática docente na Universidade e sobre o uso de novas tecnologias de comunicação em educação. Pretende, ainda, ser uma contribuição aos profissionais que, oriundos de diferentes áreas do conhecimento, desempenham o papel de educadores, construindo seu caminho na prática da sala de aula do terceiro grau.

Parte desta tese — DIDÁTICA em hipermídia — é o resultado primeiro da articulação desses interesses. Apresentada como um protótipo parcial de um sistema de educação à distância via computador, objetiva oferecer subsídios teóricos a docentes universitários para uma reflexão pessoal sobre o processo de ensino tal como ocorre em sala de aula, em suas relações com objetivos formativos mais amplos, e contribuir para o desenvolvimento crítico do papel de educador e para o aperfeiçoamento de sua prática docente na Universidade.

A partir da análise do referencial teórico pertinente ao processo de ensino na Universidade e aos meios e tecnologias de comunicação em educação, foram definidos os conteúdos a serem veiculados pelo sistema, mapeando as informações, tendo como pressuposto o conhecimento como uma rede de significações. Como metáfora de interface propõe-se a idéia de caminho, criando a rede de hipertexto, que inclui os seguintes tópicos (nós-âncora da rede), na linguagem da hipermídia: Caminhos e Caminhantes, focalizando a prática cotidiana do professor universitário e alguns de seus pressupostos; Caminhos da Universidade, focalizando a função social da Universidade, a partir de sua história, e o papel do ensino para que essa função se concretize; Aprendizagens pelos Caminhos, focalizando os elementos técnicos essenciais para uma didática no ensino superior. Em cada um desses nós, o usuário (no caso, o professor) pode navegar pela Biblioteca do Professor , contendo referências trabalhadas nos nós de conteúdo do sistema, e utilizar-se do espaço Novos Caminhos, para apresentar suas experiências docentes significativas, sugestões e críticas, estabelecendo a interação com o sistema.

A escolha de um sistema hipermídia para veiculação de conteúdos sobre formação pedagógica que não são definitivos, visou respeitar o significado da educação continuada e atender às características da clientela potencial do projeto - profissionais responsáveis pela produção do conhecimento científico. A intenção, com base nessas características, mais do que elaborar um programa formal de Didática do Ensino Superior, foi contribuir para a construção crítica de um caminho próprio do professor e, neste sentido, a hipermídia apresenta-se como uma alternativa viável. Como tecnologia em que as informações são apresentadas de modo não linear, possibilita ao usuário construir sua própria seqüência, criando um sistema dinâmico e interativo de informações.

Tendo como metáfora a idéia decaminho em construção, o protótipo do sistema foi, então, implementado, focalizando os nós Caminhos e Caminhantes, Biblioteca do Professor respectiva e Novos Caminhos, tendo como plataforma de hardware um microcomputador Aptiva 550M, 486DX4, 100Mhz, HDD 540MB, memória de 16MB e como software de autoria o Authorware profisional. O protótipo resultante integraliza textos imagens e sons em um sistema interativo e não linear de informações.

Os resultados obtidos permitem concluir pela viabilidade da hipermídia como ferramenta de veiculação de conteúdos que, não sendo definitivos, podem, portanto, ser expandidos dentro do sistema, resgatando a utilização crítica da mídia como componente do projeto pedagógico.

Trabalho apenas iniciado, DIDÁTICA em hipermídiaespera vir a favorecer a troca de idéias e a reflexão coletiva em torno da formação pedagógica e da prática docente na Universidade, levando à sistematização de uma proposta de formação continuada à distância, tendo o computador e a Telemática como mediadores.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 1997
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br