TESES
O saber da experiência docente na formação inicial de professores - o estágio na sala 14
Luciana M. Lunardi Campos
Tese de Doutorado, 1998. Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências. Unesp - Marília
A compreensão de que reformulações necessárias no processo de formação inicial de professores exigem atribuição de um papel mais significativo à experiência docente e aos saberes dela oriundos durante esse período gerou a investigação de um estágio supervisionado, conhecido como Sala 14, que priorizava essa experiência. Esse estágio foi realizado durante quinze anos no curso de Pedagogia - Habilitação em Educação Especial - área Deficientes Mentais, na Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp - Campus de Marília.
A análise dos dados obtidos a partir de observações, entrevistas, questionários e análise de documentos permitiu a identificação dos saberes elaborados pelas estagiárias - saber do ser, saber do seu ser e saber ser - e de condições do estágio que favoreceram essa elaboração - ação, reflexão e supervisão, revelando a possibilidade, e não apenas a necessidade, da formação inicial de professores reflexivos a partir da experiência docente refletida e assistida.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
16 Jul 2009 -
Data do Fascículo
Fev 1999