SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Ciência com consciênciaCorpo e Sexualidade através das imagens em vídeo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Interface (Botucatu) vol.3 no.4 Botucatu feb. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32831999000100015 

TESES

 

O saber da experiência docente na formação inicial de professores - o estágio na sala 14

 

 

Luciana M. Lunardi Campos

Tese de Doutorado, 1998. Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências. Unesp - Marília

 

 

A compreensão de que reformulações necessárias no processo de formação inicial de professores exigem atribuição de um papel mais significativo à experiência docente e aos saberes dela oriundos durante esse período gerou a investigação de um estágio supervisionado, conhecido como Sala 14, que priorizava essa experiência. Esse estágio foi realizado durante quinze anos no curso de Pedagogia - Habilitação em Educação Especial - área Deficientes Mentais, na Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp - Campus de Marília.

A análise dos dados obtidos a partir de observações, entrevistas, questionários e análise de documentos permitiu a identificação dos saberes elaborados pelas estagiárias - saber do ser, saber do seu ser e saber ser - e de condições do estágio que favoreceram essa elaboração - ação, reflexão e supervisão, revelando a possibilidade, e não apenas a necessidade, da formação inicial de professores reflexivos a partir da experiência docente refletida e assistida.

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons