TESES
Corpo e Sexualidade através das imagens em vídeo
Eliane Portes Vargas
Dissertação de Mestrado, 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Este estudo teve por objetivo analisar as imagens do corpo vinculadas ao comportamento sexual e reprodutivo nos processos de comunicação mediados pelos chamados vídeos educativos. Buscou-se caracterizar, na relação do sujeito com a tecnologia, os discursos e a direção do olhar que conformam, na atualidade, práticas educativas em saúde. Enfatizando as possibilidades de relações que o vídeo apresenta entre os sujeitos que compõem o texto (enunciador e representado) e profissionais de saúde, por meio dos discursos nas interações com as mensagens, procurou-se identificar questões de natureza social e subjetiva que conformam a base de uma determinada visão do corpo, da sexualidade e das relações de gênero. A partir de três videotecas governamentais e seis não governamentais constituiu-se um banco de Imagens de sessenta títulos. O desenho do estudo teve como sujeitos profissionais de saúde da rede pública do Rio de Janeiro, no período de 1996-1997. A análise, apoiada nos conceitos corpo, sexualidade, identidade social e imagem, voltou-se para a abordagem dos fenômenos educacionais e de comunicação em seus aspectos relacionais, com relevância aos elementos culturais, subjetivos e simbólicos vinculados à clientela/público receptor. Observaram-se concepções de sexualidade generalizantes e de relações de gênero pouco relativizadas quanto ao significado atribuído à experiência sexual e, conseqüentemente, indiferenciação de grupos, culturalmente definidos, na atribuição de significados ao corpo.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
16 Jul 2009 -
Data do Fascículo
Fev 1999