SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Contributions for the development of the curriculum of the Botucatu Medical School: description and analyses of cases from the Pediatrics and Collective Health courses as initiatives for making pedagogical changes in the third year of the medical courseMedical education in Brazil and in Argentina: a comparative approach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Interface (Botucatu) vol.6 no.11 Botucatu agosto 2002

https://doi.org/10.1590/S1414-32832002000200018 

TESES

 

Mudanças na educação médica: os casos de Londrina e Marília

 

Changes in medical education: the cases of Londrina and Marília

 

 

Laura Camargo Macruz Feuerwerker

Tese de Doutorado, 2002. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. <lcmf@wkkf.org>

 

 


Palavras-chave: Educação médica; aprendizado baseado em problemas; relações comunidade/instituição.


Key words: Medical education; problem-based learning; community/institucional relations.


Palabras clave: Educación medica; aprendizaje basado en problemas; relaciones comunidad/institución.


 

 

As escolas médicas brasileiras encontram-se diante do desafio de mudar para formar profissional crítico, capaz de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de levar em conta a realidade social para prestar atenção humana e de qualidade. As mudanças necessárias são profundas porque implicam a transformação de concepções, práticas e relações de poder, tanto nos espaços internos das universidades, como em suas relações com a sociedade, especialmente com os serviços de saúde e a população. O objetivo deste estudo foi analisar algumas das principais causas das sucessivas histórias de resultados desfavoráveis nas tentativas de mudar a educação médica; analisar como essas questões e problemas cruciais vêm sendo tratados em dois processos de mudança atualmente considerados promissores, quais sejam as transformações curriculares de Londrina e Marília; e construir um conjunto de idéias, propostas e instrumentos que contribuam para a produção de mudanças efetivas na educação médica no Brasil. A metodologia adotada foi a de estudo de caso, informada pelo referencial crítico-dialético. Foi feita uma análise política dos processos, assumindo o poder como categoria analítica central. Nos dois casos estudados estão em curso mudanças profundas no âmbito da organização institucional, das concepções e das práticas, bem como das relações entre professores, estudantes, profissionais dos serviços e população. Há avanços significativos, mas também problemas e conflitos, níveis diferentes de acumulação de poder técnico e político, sendo necessário um período de consolidação.

 

 

Recebido para publicação em: 24/06/02
Aprovado para publicação em: 06/07/02

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons