TESES
Mudanças na educação médica: os casos de Londrina e Marília
Changes in medical education: the cases of Londrina and Marília
Laura Camargo Macruz Feuerwerker
Tese de Doutorado, 2002. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. <lcmf@wkkf.org>
Palavras-chave: Educação médica; aprendizado baseado em problemas; relações comunidade/instituição.
Key words: Medical education; problem-based learning; community/institucional relations.
Palabras clave: Educación medica; aprendizaje basado en problemas; relaciones comunidad/institución.
As escolas médicas brasileiras encontram-se diante do desafio de mudar para formar profissional crítico, capaz de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de levar em conta a realidade social para prestar atenção humana e de qualidade. As mudanças necessárias são profundas porque implicam a transformação de concepções, práticas e relações de poder, tanto nos espaços internos das universidades, como em suas relações com a sociedade, especialmente com os serviços de saúde e a população. O objetivo deste estudo foi analisar algumas das principais causas das sucessivas histórias de resultados desfavoráveis nas tentativas de mudar a educação médica; analisar como essas questões e problemas cruciais vêm sendo tratados em dois processos de mudança atualmente considerados promissores, quais sejam as transformações curriculares de Londrina e Marília; e construir um conjunto de idéias, propostas e instrumentos que contribuam para a produção de mudanças efetivas na educação médica no Brasil. A metodologia adotada foi a de estudo de caso, informada pelo referencial crítico-dialético. Foi feita uma análise política dos processos, assumindo o poder como categoria analítica central. Nos dois casos estudados estão em curso mudanças profundas no âmbito da organização institucional, das concepções e das práticas, bem como das relações entre professores, estudantes, profissionais dos serviços e população. Há avanços significativos, mas também problemas e conflitos, níveis diferentes de acumulação de poder técnico e político, sendo necessário um período de consolidação.
Recebido para publicação em: 24/06/02
Aprovado para publicação em: 06/07/02
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
09 Mar 2009 -
Data do Fascículo
Ago 2002