SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue12Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultadosModel of the use of information technology in providing support for the process of problem-based teaching/learning in medical school: development and evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283On-line version ISSN 1807-5762

Interface (Botucatu) vol.7 no.12 Botucatu Feb. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832003000100018 

TESES

 

Periódicos científicos eletrônicos: apresentação de modelo para análise de estrutura

 

Electronic scientific journals: presentation of a model for the analysis of structure

 

 

Maria Fernanda Sarmento e Souza

Dissertação de Mestrado, 2002. Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Marília. <fernanda_sarmento@yahoo.com>;<fsarmento@cevap.org.br>

 

 


Palavras-chave: Revistas eletrônicas; Ciência da Informação; formação inicial e continuada.


Keywords: Electronic scientific journal; Information Science; preservice and inservice education.


Palabras clave: Revistas electrónicas; Ciencia de la Información; formación inicial y continuada.


 

 

Este trabalho investiga o histórico e o papel da comunicação científica, juntamente com as mudanças ocorridas com o surgimento das redes eletrônicas de comunicação e computação. Em particular, resgata o processo evolutivo e as funções básicas do periódico científico - memória e disseminação - considerado como principal instrumento de comunicação da ciência. Apresenta o desenvolvimento e a validação do 'Modelo para análise de estrutura de periódicos científicos eletrônicos', que tem por finalidade verificar se essas funções básicas estão sendo mantidas no periódico científico eletrônico. Para desenvolvimento do modelo, tomaram-se por base trabalhos que tratam de avaliação de periódicos tradicionais, outros que apontam critérios de qualidade específicos para periódicos em linha, e os elementos da Arquitetura da Informação de web site a serem considerados durante o desenvolvimento da estrutura da página de revistas eletrônicas. O modelo inclui, ainda, elementos tradicionais da estrutura de periódicos científicos adaptados para a nova mídia. Para a validação do modelo proposto, foram selecionadas as revistas Ciência da Informação On-line e DataGramaZero. Como resultados, apresentam-se comparações entre as estruturas do periódico em transição da mídia impressa para a eletrônica (Ciência da Informação On-line) e do periódico eletrônico (DataGramaZero), apontando elementos estruturais que devem ser observados, de modo a garantir a permanência das funções memória e disseminação. O trabalho realizado poderá auxiliar profissionais bibliotecários, autores e usuários de revistas científicas, na identificação de periódicos eletrônicos de qualidade, e ajudar editores de revistas em linha no desenvolvimento de seus projetos. O material resultante do estudo poderá ser incluído em programas de formação inicial e continuada de profissionais da Ciência da Informação e em projetos de assessoria a editores de revistas científicas eletrônicas.

 

 

Recebido para publicação em: 12/12/02
Aprovado para publicação em: 06/01/03

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License