SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue12Electronic scientific journals: presentation of a model for the analysis of structureInservice education and professional nursing practice in the emergency care area: evaluation of the course on "Advanced Procedures in the Care of Trauma and Clinical Emergency Patients" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283On-line version ISSN 1807-5762

Interface (Botucatu) vol.7 no.12 Botucatu Feb. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832003000100019 

TESES

 

Modelo de uso da tecnologia de informação no suporte ao processo de ensino-aprendizagem baseado em problemas no curso médico: desenvolvimento e avaliação

 

Model of the use of information technology in providing support for the process of problem-based teaching/learning in medical school: development and evaluation

 

 

Paulo Marcondes Carvalho Jr.

Tese de Doutorado, 2002. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade de Campinas - UNICAMP <paulo@famema.br>

 

 


Palavras-chave: Aprendizado baseado em problemas; tecnologia da informação.


Keywords: Problem-based learning; information technology.


Palabras clave: Aprendizaje basado en problemas; tecnología de la información.


 

 

No contexto das práticas de ensino-aprendizagem, a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning) pressupõe um processo centrado no estudante, no qual este seja capaz de aprender por toda vida e trabalhar em grupos a partir de problemas reais. Para seu desenvolvimento o uso da Informática em Saúde é fundamental. O objetivo desta pesquisa foi construir um modelo de uso da tecnologia de informação para o ensino médico e para a busca e recuperação de informações, sobretudo as disponíveis na internet. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes já iniciam o curso com noções de informática. Na segunda série, passam a utilizá-la com maior freqüência do que no ano anterior para buscar informações, trabalho auxiliado pelo treinamento de informática oferecido pela Faculdade. O método de avaliação dos estudantes quanto à incorporação da informática no cotidiano do trabalhos permitiu identificar pontos que devem ser re-trabalhados e mostrou que, de maneira geral, a utilização da tecnologia nas tarefas solicitadas passou de 31% para 52,4%. O curso e os instrutores foram positivamente avaliados e o modelo proposto atingiu o objetivo, mostrando-se ferramenta eficiente para os estudantes na utilização dos recursos computacionais e da internet na busca e recuperação de informações em um curso que utiliza a metodologia de PBL.

 

 

Recebido para publicação em: 17/10/02
Aprovado para publicação em: 20/11/02

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License