Acessibilidade / Reportar erro

Formação continuada e prática profissional do enfermeiro na área de urgência: avaliação do curso "Manobras Avançadas de Suporte ao Trauma e Emergências Clínicas - MAST"

Inservice education and professional nursing practice in the emergency care area: evaluation of the course on "Advanced Procedures in the Care of Trauma and Clinical Emergency Patients"

TESES

Formação continuada e prática profissional do enfermeiro na área de urgência: avaliação do curso "Manobras Avançadas de Suporte ao Trauma e Emergências Clínicas - MAST"

Inservice education and professional nursing practice in the emergency care area: evaluation of the course on "Advanced Procedures in the Care of Trauma and Clinical Emergency Patients"

Carla Pedrosa Marega; Luciano Gomes

Dissertação de Mestrado, 2002. Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Botucatu <rudyolg@unimedmarilia.com.br>

Palavras-chave: Saúde Pública; violência, urgência; Enfermagem; formação continuada; avaliação de programa.

Keywords: Public Health; violence; emergencies; Nursing; inservice education; program evaluation.

Palabras clave: Salud Pública; violencia, urgencia; Enfermería; formación continuada; evaluación de programa.

A mudança do perfil epidemiológico ocorrida no final do século XX trouxe uma emergente preocupação para a Saúde Pública. Os dados alarmantes de mortes em adultos jovens por causas externas têm motivado o investimento por parte de órgãos governamentais, visando a diminuir a morbimortalidade por essas causas, reconhecidas como conseqüência da violência. Por outro lado, tem sido apontada a deficiência dos cursos de graduação em Enfermagem na formação do profissional para atuar na área de Urgência. Visando a minimizar este problema e recuperar o papel do profissional de Enfermagem dentro de uma abordagem científica e humanista, um grupo de enfermeiros implementou, em 1994, uma proposta de formação continuada para profissionais de Enfermagem consubstanciada no curso "Manobras Avançadas de Suporte ao Trauma e Emergências Clínicas – MAST". O objetivo do presente trabalho foi realizar uma avaliação do referido curso, a partir das representações das instituições contratantes e de enfermeiros formados durante o período de 1999 a 2001. Caracterizado como um estudo descritivo, exploratório, foi fundamentado nos pressupostos da Avaliação de Orientação Subjetiva Interpretativa, proposta por Aoki (apud Grego, 1997), e da Pesquisa Avaliativa, proposta por Contandriopoulos et al. (1992), no que se refere à pertinência do programa, mediante a análise estratégica, e ao processo de formação e suas possíveis repercussões, mediante a análise da intervenção. A pertinência do programa foi justificada pelas motivações políticas e técnicas que levaram as instituições a contratarem o MAST. Na análise de intervenção avaliamos aspectos da organização do curso e suas repercussões na prática do enfermeiro na organização do setor, respondendo às motivações políticas, e na qualidade de assistência, respondendo às motivações técnicas. Resultados obtidos poderão subsidiar o aperfeiçoamento da prática do enfermeiro na área de Urgência, a exigir um profissional dinâmico, crítico e qualificado cientificamente. Poderão, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às vítimas de violência de forma integral, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao mesmo tempo, trazer novos elementos para o aperfeiçoamento da proposta do MAST e para a discussão da práxis integrada e articulada da Enfermagem, uma profissão ainda em construção, que busca redefinir seu papel na promoção da Saúde, em particular na área de Urgência.

Recebido para publicação em: 12/12/02

Aprovado para publicação em: 06/01/03


Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Fev 2009
  • Data do Fascículo
    Fev 2003
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br