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Sensibilizando nossos olhares

CRIAÇÃO

Sensibilizando nossos olhares* * Texto produzido a partir de KOMATSU, 2003.

Ricardo Shoiti Komatsu

Professor e diretor de Graduação da Faculdade de Medicina de Marília. <komatsu@famema.com.br>

As diferentes representações formuladas, interpretadas,

advindas do imaginário, de imagens percebidas por

olhares diversos que buscam um sentido, são

construídas segundo ópticas particulares de vida e do

mundo de indivíduos, grupos, comunidade, ou classes.

Os feixes de luz que atravessam o prisma do imaginário e

representação refratam, então, a alteridade e o multiculturalismo.

Uma lente não é igual a outra. As lentes variam

entre si: côncavas, convexas, planas, assim como

variam também as pessoas que as utilizam. Em

muitas situações podemos querer ver sem

enxergar (tudo), ou enxergar sem ver... depende

da distância, da luminosidade, do foco, da abertura

da lente, da velocidade da exposição, do

enquadramento, e da sensibilidade de cada olhar.

O desvelar e o entrecruzar de olhares

impõem-se como desafio para a

compreensão do homem e do humano...

As lentes do olhar filtram, de acordo

com os paradigmas culturais, as

luzes, cores, matizes, tons... e nós,

quase sempre, instigados pela

curiosidade, buscamos sentidos

e significados: uma interpretação, que

se harmoniza, ou não, com outra interpretação...

Olhar artístico...

De quem compreende na arte não

somente uma pura e fiel

representação da realidade, mas do

olhar que cria e recria: estiliza e

reconstrói, e com novas formas e

luzes, projeta uma imagem irreal a

ser alcançada pelo nosso olhar.

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Toda gente é interessante se a gente souber ver toda a gente.

Que obra-prima para um pintor possível em cada cara que existe!

Que expressões em todas, em tudo!

Que maravilhosos perfis todos os perfis!Vista de frente, que cara qualquer cara!

Os gestos humanos de cada qual, que humanos os gestos!

Fernando Pessoa (2002, p.232)

Depus a máscara e vi-me ao espelho...

Era a criança de há quantos anos...

Não tinha mudado nada

É essa a vantagem de saber tirar a máscara.

É-se sempre a criança.

O passado que fica,

A criança.

Depus a máscara, e tornei a pô-la.

Assim é melhor. Assim sou a máscara.

E volto à normalidade como a términus de linha.

Álvaro de Campos (Pessoa, 2002, p.467)

Dos mais de cem auto-retratos...

neste, Rembrandt parece

descrever-se envelhecendo... em

declínio... desacreditado, oito ou

nove anos antes de sua morte.

(Ricoeur, 1996)

Tornar-se idoso é como uma travessia de um rio de margens imprecisas. Um processo que toma parte considerável da vida. Não se fica idoso de um dia para outro. Ser idoso não se resume a algo convencionado, como completar os sessenta anos num país em desenvolvimento, ou 65 anos num país desenvolvido, pois a idade cronológica não traz uma correspondência obrigatória com as fases do envelhecimento biológico ou social. No imaginário e na representação individual do idoso, ele observa, constata e reflete sobre o seu próprio envelhecer, o seu "ser idoso", e manifesta este sentimento em um simples gesto, atitude ou palavra, ou de formas complexas, com manifestações mais elaboradas envolvendo, por exemplo, mente-corpo, saúde-doença...

Olhar o idoso

Na representação do pupilo Gerrit Dou, a

mãe de Rembrandt teria seus

cinqüenta e poucos anos...

Nos idos 1600 já seria considerada idosa?

Depende do exercício do olhar, do

imaginário e da representação, num exame

da vida e da pintura.

Olhar de perto. Com detalhes...

O olhar médico...

dirige-se ao que há de visível na doença,

mas a partir do doente, que oculta este

visível, mostrando-o; conseqüentemente,

para conhecer, ele deve reconhecer. E

este olhar, progredindo, recua, visto que

só atinge a verdade da doença, deixando-

a vencê-lo, esquivando-se e permitindo ao

próprio mal realizar, em seus fenômenos,

sua natureza. (Foucault, 1998, p.6)

Olhar a doença, ou o "mal", e cegar-se à pessoa de cada paciente. Este distanciamento do humano em cada enfermo seria um vício de refração do olhar médico?

Olhar do paciente...

Olhar de súplica de quem busca auxílio para superar a dor, a

angústia, o sofrimento. Olhar de quem busca alívio e

compreensão, carinho e cuidado, esperança e cura. Olhar

impaciente. De quem não suporta mais aguardar. Para quem

a espera inquieta, remonta fatos atuais e pregressos:

fracassos, perdas, crises, doenças.

Olhar do cuidador...

Olhar sereno de quem cuida, reconhece e respeita as

potencialidades e limites do cuidado com o outro. Olhar

desesperado de quem não alcança esta dimensão "limite" do

cuidado. Relação assimétrica de doar-se a quem necessita

de cuidados, de superar o sentimento de compaixão,

transformando-o numa ação concreta, em benefício de

alguém. Vícios deste olhar limitam a potencial

atuação do cuidador.

Olhar do estudante...

De quem busca ativamente, instigado pela

curiosidade epistêmica, novos saberes,

desempenhos, atitudes, competências.

Olhar do educador

Olhar de mudança, transformação. Olhar de quem

re-conhece o educando. Humaniza suas relações,

promove, facilita, orienta a aprendizagem de cada

partícipe do processo educativo.

Os olhares são um movimento de ir e vir. Uma via de dupla mão. Quando cruzam, e encontram-se, interagem. Vagam na imaginação, voltam à realidade, representam. E, mudando a visão, dão movimento ao interior (imaginário) e exterior (representação). Mundos interno e externo que conversam e, ao travar este diálogo, impulsionam mente e corpo, integrados numa nova práxis...

Não há olhar definitivo. Os olhares são sempre provisórios: apreendem a realidade num momento, filtram-na com as lentes de agora e, quando alteram uma trajetória de conduta importante na vida, promovem uma aprendizagem significativa...

Quando sensibilizam-se para novas leituras e re-significações re-estabelece-se a dinâmica da vida...

De todo lo que he visto y vivido han

salido las imágenes que

atraviesan mi pintura. De tantos

dolores de una época turbulenta

prefiero pensar en las luces que

surgen de los gestos generosos, de

los actos solidarios de tantos que

buscan y se baten por la verdad.

Creo que los artistas que serán

recordados son aquellos que dejen

como testimonio de nuestro

tiempo no sólo el grito de la

parturienta sino el brillo de la

mirada del niño.

José Venturelli, 1978

Recebido para publicação em 07/07/03.

Aprovado para publicação em 14/07/03.

  • FOLCAULT, M. O nascimento da clínica 5.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
  • KOMATSU, R. S. Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso. 2003. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília.
  • PESSOA, F. Poesia: Álvaro de Campos. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
  • RICOEUR, P. Sobre um auto-retrato de Rembrandt. In: RICOEUR, P. Leituras 3: nas fronteiras da filosofia. São Paulo: Loyola, 1996. p.13-5.
  • VENTURELLI, J. Museo virtual José Venturelli Disponível em: <http://www.joseventurelli.cl>. Acesso em 05 abr. 2003.
  • *
    Texto produzido a partir de KOMATSU, 2003.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      17 Fev 2009
    • Data do Fascículo
      Ago 2003
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