SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Educación, poder y mercado: deconstrucción crítica de los efectos disciplinantes de las TIC en la nueva Escuela del Espectáculo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283versión On-line ISSN 1807-5762

Interface (Botucatu) v.9 n.18 Botucatu sep./dic. 2005

https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000300001 

APRESENTAÇÃO

 

 

Nesta edição de número 18 completamos nossa "maioridade", mas experimentamos uma triste e dura perda. Deixou-nos Maria Lúcia Toralles Pereira, editora e criadora desta revista, nossa amiga e parceira de jornada ininterrupta de experimentação e criação editorial.

Nos dois últimos anos, mesmo em tratamento, Lúcia manteve-se envolvida em um dos trabalhos que mais lhe faziam brilhar os olhos: pensar e discutir cada novo projeto da Interface. Com cuidado e esmero, a cada nova edição estabelecia um diálogo entre produção de conhecimento, ciência, pensamento e arte, mediante singular articulação gráfico-textual. Com genuína alegria, partilhava esta construção com os outros parceiros de trabalho, fazendo brotar, de sua delicadeza, a leveza e a força que sempre nutriram nosso projeto editorial.

Inúmeras obras e seus criadores estiveram presentes em diferentes edições da revista; em outras, foram "antropofagicamente" apropriadas, como nas primeiras seis capas, criadas por Lúcia (em parceria com Ricardo Teixeira) e inspiradas em Mondrian. Nesta edição, Lúcia é nossa artista convidada para expor seu tempo de criação e ajudar-nos a reinventar sobre seus sonhos. Sua marca, presente na capa e nas imagens deste número, aparece, também, na seção Criação. Pensada por Mariângela Quarentei e composta por Adriana Ribeiro, traz um mosaico de fecundas e múltiplas vivências _ como arte-educadora, docente, pesquisadora, editora _ todo o tempo perpassadas pela contagiante alegria do Criar.

Convidamos para a leitura dessa síntese criativa e dos demais trabalhos que compõem esta edição, com temas de interesse, como a formação em saúde, o papel do livro na difusão do conhecimento e a dimensão política das práticas de saúde.

Com o número 18 fechamos o volume 9 da revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação que, excepcionalmente, circulou com três edições neste ano de 2005. Em 2006, de volta à periodicidade semestral, passará a circular nos meses de junho e dezembro. Já em 2007, dado o aumento expressivo de trabalhos recebidos para avaliação, esperamos circular com periodicidade quadrimestral (abril, agosto e dezembro).

 

Os editores

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons