SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue21Notes on the production of scientific knowledge in collective (oral) health: Contemporary trends author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Interface (Botucatu) vol.11 no.21 Botucatu Jan./Apr. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000100001 

EDITORIAL

 

 

Esta edição de número 21 completa um ciclo de dez anos de trabalho editorial na produção da revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação.

Todo editor de periódico científico sabe bem o que representa ultrapassar esta primeira década. Quantas barreiras precisam ser vencidas para assegurar a regularidade de cada edição, sua periodicidade e, sobretudo, a qualidade do projeto editorial e do que se publica.

Só nos foi possível manter a pontualidade de circulação de cada edição, quase sem atrasos, porque esta iniciativa contou com o apoio de diversas instituições, em diferentes momentos deste período, às quais registramos nosso reconhecimento: Fundação Kellogg, Fundação Editora Unesp, Fundação UNI, Reitoria da Unesp, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unesp, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unesp, Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp, Instituto de Biociências de Botucatu-Unesp, Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar - Famesp, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Esse apoio também foi fundamental para o aperfeiçoamento de nosso trabalho a cada edição, o que culminou com o ingresso na Coleção SciElo e a migração para a mídia eletrônica.

Neste processo de contínua construção de nosso projeto editorial, não deixamos de considerar os critérios de qualidade científica propostos por agências financiadoras e especialistas na área da comunicação científica, porém buscando não cristalizar formas ou conceitos. Os elementos que nos inspiraram na criação da nossa publicação, expressos nas teses de Ítalo Calvino, permanecem vivos e nos desafiam, em cada edição, como valores essenciais à comunicação em nosso tempo: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência.

Esta edição inaugura mais uma atualização de nossa publicação, sua periodicidade quadrimestral. Esta mudança procura reduzir o tempo decorrido entre submissão e publicação dos trabalhos de nossos colaboradores, tendo em vista o expressivo aumento de submissões, sem, contudo, desconsiderar o nosso compromisso com a qualidade editorial. Neste sentido, tem sido essencial a assessoria competente e responsável de nossos editores associados, membros do Conselho Editorial e consultores ad hoc.

Por fim, comunicamos à comunidade científica que Interface - Comunicação, Saúde, Educação passa a ser indexada na base Scopus (da Elsevier). Em recente Fórum de Editores Científicos da Área de Saúde Pública, discutiram-se diversos aspectos negativos da hegemonia internacional do ISI (e seu fator de impacto) e a necessidade de alternativas a este domínio, dentre as quais se destacaram as possibilidades da base Scopus e do Google Acadêmico. Ainda que seja essencial, para nossas publicações, manter o acesso livre, não só como meio de assegurar um alto impacto do que é publicado, mas, sobretudo, porque o conhecimento produzido, com recursos públicos, é um bem de todos.

 

Os Editores