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Poéticas do inacabado: verbetes para uma clínica em trânsito

Poetics of the unfinished: notes for a moving clinic

Poéticas de lo inacabado: apuntes para una clínica en tránsito

TESES

Poéticas do inacabado: verbetes para uma clínica em trânsito

Poetics of the unfinished: notes for a moving clinic

Poéticas de lo inacabado: apuntes para una clínica en tránsito

Gisele Dozono Asanuma

Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica), 2010. Núcleo de Subjetividade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. gisele.asanuma@gmail.com

Palavras-chave: Terapia ocupacional. Arte. Clínica. Distância. Procedimentos estéticos. Alteridade.

Keywords: Occupational therapy. Art. Clinic. Distance. Aesthetical practices. Alterity.

Palabras clave: Terapia ocupacional. Arte. Clínica. Distancia. Procedimientos estéticos. Alteridad.

A dissertação buscou investigar questões ligadas a alteridade, distâncias e trânsitos de uma clínica, disparadas pelo tema "Como Viver Junto", da 27ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Um viver-junto inspirado em Roland Barthes, pensado a partir de noções de distância que preservam as singularidades, sem se desfazer do coletivo, numa orquestração de movimentação conjunta. Noções que levamos para o campo da clínica, perpassando também pelo campo da arte, e que serviram como operadores em situações específicas de intervenção estético-clínica.

Tais intervenções ocorreram tendo como ponto de partida a Terapia Ocupacional e a ampliação dos espaços de atuação, deslocadas dos settings fechados para os espaços da cidade, seja no trabalho como acompanhante terapêutica, seja na experiência junto ao projeto Encontrar-te na cidade de São Paulo. Além disso, a ampliação deste campo de atuação da Terapia Ocupacional se deu em espaços de arte, no Programa Lazer com Arte para a Terceira Idade, da Divisão de Educação do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC/USP), em parceria com arte-educadores, e no trabalho como monitora na 27ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo em 2006 e como educadora-performer na exposição Objetos Transitórios para uso humano, da artista Marina Abramovic, em 2008, na Galeria Brito Cimino.

A pesquisa foi construída em forma de verbetes-rizomáticos que podem ser lidos a partir de qualquer ponto e seguir para qualquer direção, formando uma composição híbrida de escrita e imagens, numa cartografia das andanças, dos acontecimentos e dos deslocamentos que estes encontros artísticos-clínicos produziram.

Afirmou-se, assim, um percurso marcado por práticas estéticas que não pretende terapeutizar a arte ou reduzir a clínica a meros procedimentos artísticos, mas que se inventa no cotidiano de uma clínica constituída a partir das ações humanas, na compreensão de uma ética e de uma estética movidas pelos desejos e afetos. Práticas estéticas que inventamos para dar conta dos deslocamentos produzidos pelo estrangeiro-outro ou estrangeiro-eu, que se revelam no acompanhamento da precariedade e fragilidade do outro em cada um de nós. As distâncias se relativizam nesse ato de acompanhar o outro - no sofrimento, nas situações limites, nos enfrentamentos - e evidenciam a nossa própria vulnerabilidade. No entanto, neste trilhar com, produzimos trocas, percebemos diferentes modos de olhar para o outro, de lidar com as situações, de nos relacionarmos com o mundo, partilhando o que captam nossas próprias sensibilidades, numa composição mútua de processos de vida, que, embora singulares, são compostos nos encontros. Práticas estéticas que permearam toda esta pesquisa, numa afirmação de que afeto e procedimentos sensíveis podem compor um trabalho acadêmico. Procedimentos sensíveis que podemos chamar, ainda, de estético-clínicos, na medida em que não apenas se compõem com um modo de pesquisar e clinicar, mas também me constituem: na forma de apreensão do mundo, na lentificação do tempo e na apropriação das experiências. Nesse sentido, o ato opera coisas, revela potências e nos damos conta de nossas forças, a despeito de toda nossa incompletude e fragilidade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Set 2010
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