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Investigação da formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem para a temática sexualidade humana

Investigación de la formación de los estudiantes del curso de Licenciatura en Enfermería para temática sexualidad humana

TESES

Investigação da formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem para a temática sexualidade humana

Investigación de la formación de los estudiantes del curso de Licenciatura en Enfermería para temática sexualidad humana

Palavras-chave: Licenciatura em Enfermagem. Sexualidade humana. Docência. Educação.

Palabras clave: Licenciatura en Enfermería. Sexualidad humana. Docencia. Educación.

Este estudo visou investigar a formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem para a temática Sexualidade Humana, uma dimensão essencialmente humana e de interesse social, cujas significações e vivências são determinadas pela subjetividade, pela natureza e pelos diferentes momentos históricos, religiosos, econômicos, políticos, sociais e afetivos, expressando-se de forma ímpar em cada sujeito. A abordagem metodológica de investigação desenvolveu-se por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho humanista, apropriando-se de um estudo descritivo-exploratório, mediatizada pela metodologia da pesquisa-ação. Para a coleta dos dados foram utilizados, como instrumento, um questionário semiestruturado e um diário de campo, servindo como forma de registro da observação participante. A análise e interpretação dos dados foram feitas por meio da análise temática, preconizada por Paulo Freire, buscando os temas geradores que favoreceram a elaboração de categorias. Para que ações educativas em saúde, com foco na sexualidade humana, possam ter bons resultados, é imprescindível que os profissionais da saúde estejam preparados, instrumentalizados, e que tenham habilidades comportamentais éticas para lidarem com a sexualidade, de maneira natural e não somente focada na técnica, na informação ou na tríade saúde-doença-prevenção. De acordo com os resultados obtidos, a temática em apreço, instituída em nosso meio social, educacional e da saúde, pode propiciar um ambiente oportuno para o diálogo, de forma aberta e horizontalizada, livre de preconceito, tabu, mito, crendice e, sobremaneira, de discriminação, enfim, contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas.

Larissa Angélica da Silva Philbert

Dissertação (Mestrado), 2010.

Programa de Pós-graduação em Enfermagem

Psiquiátrica e Ciências Humanas, Escola

de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade

de São Paulo.

larissas3@yahoo.com.br

Texto na íntegra disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-09032010-163520/es.php

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
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