No PDF do artigo Por uma gestão mais democrática na educação: contribuições de uma formação a distância para atuação profissional de seus egressos com número de DOI: 10.1590/S1414-40772019000300011, publicado no periódico AVALIAÇÃO, 24 (3): 766-784, na página 772, no terceiro parágrafo onde se lê Quadro 1, deve-se incluir:
Implantação dos Conselhos Escolares
Após ter feito o curso de Formação em Conselhos Escolares participei do processo de implantação do(s) Conselho(s) Escolare(s)
O curso de formação me motivou a fomentar e incentivar a implantação do(s) Conselho(s) Escolare(s)
No curso de formação aprimorei conhecimentos e habilidades que foram utilizadas (ou poderiam ser utilizadas) em ações para implantação do(s) Conselho(s) Escolare(s)
O curso de formação me qualificou para os procedimentos referentes à regulamentação dos conselhos escolares em minha rede de ensino/município
Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Após o curso de formação propus e/ou participei de ações para o fortalecimento dos Conselhos Escolares na minha rede de ensino e/ou município
No curso de formação adquiri competências necessárias para a tarefa de contribuir com o fortalecimento dos Conselhos Escolares na minha rede de ensino e/ou município
Após curso me senti mais seguro(a) para orientar ações, participar de discussões e incentivar iniciativas que venham (ou poderiam vir) a fortalecer a atuação dos Conselhos Escolares
As atividades de levantamento de informações sobre os conselhos (plano inicial) e o plano de ação auxiliaram (ou poderiam auxiliar) na execução de ações para a implantação e/ou fortalecimento dos conselhos escolares.
Sobre os conhecimentos adquiridos no curso
No curso de formação pude aprender os conceitos básicos sobre os Conselhos Escolares
No curso de formação pude aprender questões práticas sobre os Conselhos Escolares
Os materiais e atividades do curso de formação me ajudaram na ampliação dos conhecimentos sobre os Conselhos Escolares
Os feedbacks recebidos no curso de formação me ajudaram a ampliar o conhecimento sobre os Conselhos Escolares
Sobre a iniciativa de formação continuada/ divulgação
Realizar o curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares me motivou a realizar outras formações na modalidade à distância
Recomendaria o curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares a um colega
Após o curso passei a compartilhar mais informações sobre os Conselhos Escolares e divulgar as políticas e ações relacionadas ao Programa
Em virtude da participação no curso de formação, me tornei a/o principal responsável pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em minha instituição e/ou município
Sobre o Plano de Ação
A elaboração do Plano de Ação me auxiliou na implantação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares em minha rede de ensino
A elaboração do Plano de Ação me fez refletir sobre as necessidades de ter os Conselhos Escolares atuantes na minha rede de ensino
Realizar o Plano de Ação foi crucial para minha atuação na implantação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares em minha rede de ensino
A elaboração do Plano Inicial me auxiliou na construção do Plano de Ação
Na página 773, onde se lê Tabela 1, deve-se incluir:
Escores
Média Sim (DP)
Média Não (DP)
t
p
Implantação
15,95 (4,78)
13,37 (4,96)
8,71
0,00**
Fortalecimento
17,98 (2,30)
15,43 (3,75)
13,96
0,00**
Conhecimento
18,53 (1,82)
17,70 (2,58)
6,27
0,00**
Compartilhamento
16,83 (2,68)
14,32 (3,49)
13,54
0,00**
Plano de Ação
17,09 (2,99)
12,17 (5,67)
18,73
0,00**
Total
86,37 (10,65)
72,99 (14,90)
17,46
0,00**
Na página 775, onde se lê Gráfico 1, deve-se incluir:
Na mesma página, onde se lê Gráfico 2, deve-se incluir:
Ainda na mesma página, onde se lê: Gráfico 3, deve-se incluir:
Na página 776, onde se lê Gráfico 4, deve-se incluir:
Na mesma página, onde se lê Tabela 2, deve-se incluir:
Justificativas
Frequência
Percentual
Não atua na área
103
25%
Em andamento
47
11%
Não teve oportunidade
37
9%
Aplicado parcialmente
30
7%
Auxiliou no desenvolvimento de outra ação
30
7%
Já existiam conselhos
29
7%
Não houve interesse
26
6%
Questões políticas
21
5%
Falta de compromisso dos municípios
11
3%
Foi apenas atividade do curso
10
2%
Falta de tempo
10
2%
Não recebeu apoio da secretaria de educação
9
2%
Já existia um plano anterior
9
2%
Não tinha estrutura suficiente
8
2%
Muitas dificuldades encontradas
8
2%
Precisa de alguns ajustes
3
1%
Outras
26
7%
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
22 Maio 2020 -
Data do Fascículo
Jan-Apr 2020