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Uso de substâncias psicoativas por futuros educadores

Use of psychoactive substance by future educators

Resumos

OBJETIVO: Estabelecer o perfil do consumo de Substâncias Psicoativas (SPAs) entre estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). MÉTODOS: Realizou-se um estudo transversal e quantitativo, com os universitários matriculados no segundo semestre de 2010, sendo utilizado na coleta de dados um questionário fechado e anônimo proposto pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). RESULTADOS: O álcool e o tabaco foram as SPAs com maior uso na vida, com 62,9 e 23,8%, respectivamente. Além disso, o uso na vida de SPAs lícitas estava associado à religião, enquanto as ilícitas relacionavam-se ao sexo e à classe socioeconômica. CONCLUSÃO: A universidade é um espaço privilegiado de discussão, necessitando-se de maior abordagem da temática, especialmente entre os futuros educadores, já que estes atuarão diretamente com o tema em sua vida profissional.

transtornos relacionados ao uso de substâncias; estudantes; universidades; tabaco


OBJECTIVE: This study aimed at tracing the profile of psychoactive substance (PAS) consumers among university students at the Federal University of Espírito Santo (UFES), Brazil. METHODS: A transversal quantitative study was carried out among Pedagogy University students, registered for the second semester of 2010 at the UFES. The study used an anonymous and closed questionnaire proposed by the National Anti-drug Secretariat (SENAD). RESULTS: Alcohol and tobacco were the most frequently used PAS in life, 62.9 and 23.8%, respectively. According to the multivariate analysis, the use of legal PAS in life was associated to religion, whereas illegal PAS were associated to gender and socioeconomic class. CONCLUSION: Universities are a privileged place for discussion, and they need further approaches to this topic, especially among future educators, since they will deal with this issue in their professional life.

substance-related disorders; students; universities; tobacco


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    2013

Histórico

  • Recebido
    03 Jan 2013
  • Aceito
    08 Nov 2013
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