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Suporte social da família e amigos para a prática de atividade física de adolescentes: uma revisão sistemática

Social support of family and friends for the practice of physical activity of adolescents: a systematic review

Resumo

Introdução

O suporte social da família e amigos tem sido relatado como importante preditor tanto para a prática quanto manutenção de comportamentos relacionados à atividade física entre adolescentes.

Objetivo

O presente estudo teve como objetivo analisar evidências científicas que abordassem a relação do suporte social da família, pais e amigos para a prática de atividade física de adolescentes.

Método

Para este estudo, foram selecionados artigos publicados em português e/ou inglês, indexados em bases científicas até o mês de janeiro de 2017, compreendendo adolescentes de 14 a 19 anos. Estes artigos apresentaram estudos originais com desenhos transversais e longitudinais, e também estavam inseridos nas bases de dados PubMed, SCOPUS, Scielo e Lilacs. Dentre os 3268 artigos identificados nas buscas, posteriormente aos estágios de seleção dos mesmos, constatou-se que apenas 27 artigos preencheram os critérios de inclusão, que em seguida foram analisados na íntegra.

Resultados

Os estudos foram publicados na última década e realizados em diferentes países, e o suporte social esteve relacionado à atividade física, tanto em estudos transversais quanto longitudinais. Nesses estudos, verificou-se que os adolescentes que receberam maior suporte social de um modo geral,bem como apoio dos pais, amigos e familiares, mostraram níveis mais altos na prática de atividade física.

Conclusão

O apoio social foi um fator importante para a prática de atividade física em adolescentes. Dessa forma, os programas para promoção de atividade física devem ser direcionados não somente aos adolescentes, mas sobretudo às redes sociais que os cercam.

Palavras Chave
s: atividade física; suporte social; adolescentes; família; amigos

Abstract

Background

Social support has been reported as an important predictor for the practice and maintenance of behaviors related to physical activity among adolescents.

Objective

The objective of this study is to analyze scientific evidence that addresses the associations between social support of family, parents and friends for the practice of physical activity of adolescents.

Method

We selected articles published in Portuguese or English, that were indexed until January 2017, with adolescents aged between 14 and 19 years, transverse and longitudinal originals inserted in PubMed, SCOPUS, Scielo and Lilacs databases. Among the 3268 studies identified in the search, and after the stages of article selection, 27 met the inclusion criteria and were entirety analyzed.

Results

The studies were published in the last decade and carried out in different countries. Social support was related to physical activity, both in transverse and longitudinal studies. In these studies, it was found that adolescents who received greater general social support, as well as support from parents, friends and relatives, showed higher levels of physical activity practice.

Conclusion

Social support is an important factor associated with the level of physical activity practice in adolescents. Thus, programs to promote physical activity should be directed not only to adolescents but also to the social network that surrounds them.

Keywords:
physical activity; social support; adolescents; family; friends

INTRODUÇÃO

A prática de atividade física na adolescência está relacionada a uma série de fatores positivos na saúde, tais como: o tratamento da mobilidade, o controle da pressão sanguínea e da obesidade; assim como a prevenção de doenças crônicas; benefícios psicológicos, incluindo o aumento da autoestima, e por fim a redução de ansiedade e estresse 11 Marques A, Calmeiro L, Loureiro N, Frasquilho D, Matos MG. Health complaints among adolescents: Associations with more screen-based behaviours and less physical activity. J Adolesc. 2015;44:150-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2015.07.018. PMid:26275746.
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2 Kopcakova J, Veselska ZD, Geckova AM, van Dijk JP, Reijneveld SA. Is being a boy and feeling fat a barrier for physical activity? The association between body image, gender and physical activity among adolescent. Int J Environ Res Public Health. 2014;11(11):11167-76. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph111111167. PMid:25350010.
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-33 Ho FK, Louie LH, Chow CB, Wong WH, Ip P. Physical activity improves mental health through resilience in Hong Kong Chinese adolescents. BMC Pediatr. 2015;15(48):2-9. PMid:25898349. . No entanto, há estudos que indicam altas prevalências de adolescentes que não cumprem as recomendações das práticas de atividade física necessárias para a saúde 44 Hallal PC, Andersen LB, Bull FC, Guthold R, Haskell W, Ekelund U. Global Physical activity levels: surveillance progress, pitfalls, and propescts. Lancet. 2012;380(9838):247-57. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(12)60646-1. PMid:22818937.
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,55 Barrufald LA, Abreu GA, Coutinho ESF, Bloch KV. Meta-análise de prevalência de inatividade física entre adolescentes brasileiros. Cad Saude Publica. 2012;28(6):1019-32. . Ao longo da adolescência, há um declínio médio anual de 7% nos níveis de AF, com uma diminuição de 60% a 70% da AF global em uma faixa etária de 10 a 19 anos de idade 66 Dumith SC, Gigante DP, Domingues MR, Kohl HW 3rd. Physical activity change during adolescence: a systematic review and a pooled analysis. Int J Epidemiol. 2011;40(3):685-98. http://dx.doi.org/10.1093/ije/dyq272. PMid:21245072.
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. Vale ainda ressaltar que dos 15 aos 18 anos esses declínios são mais acentuados 77 Sirard JR, Bruening M, Wall MM, Eisenberg ME, Kim SK, Neumark-Sztainer D. Physical activity and screen time in adolescents and their friends. Am J Prev Med. 2013;44(1):48-55. http://dx.doi.org/10.1016/j.amepre.2012.09.054. PMid:23253649.
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.

Com relação aos fatores associados à prática de atividade física nessa faixa etária, verifica-se que o suporte social é um importante modelador do comportamento, sendo amplamente analisado a fim de explicar as variações nos níveis de prática de atividade física dos adolescentes 88 Mendonça G, Cheng LA, Mélo EN, Farias JC Jr. Physical activit and Social support in adolescent: a systematic review. Health Educ Res. 2014;29(5):822-839. http://dx.doi.org/10.1093/her/cyu017. PMid:24812148.
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. De fato, o suporte social descreve os recursos fornecidos, assim como as interações das redes sociais que podem influenciar significamente o comportamento destes adolescentes 99 Laird Y, Fawkner S, Kelly P, Mcnamee L, Niven A. The role of social support on physical activity behaviour in adolescent girls: a systematic review and meta-analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2016;13(79):2-14. PMid:27387328. . No que diz respeito às relações pessoais, o suporte social também pode ser de diferentes fontes, destacando-se principalmente a família e os amigos. Deste modo, à medida que as relações de proximidade entre as fontes e o indivíduo (o adolescente) sejam mais frequentes, a mudança de comportamento poderá ser potencializada 1010 Serafini AJ, Bandeira DR. A influência da rede de relações, do coping e do neuroticismo na satisfação de vida de jovens estudantes. Estud Psicol. 2011;28(1):15-25. .

Sabe-se que a família é considerada um agente social primordial para o desenvolvimento dos adolescentes, uma vez que os ajudam a desenvolver habilidades, bem como apontam crenças que podem ajudar a moldar atitudes e comportamentos importantes associados à prática de atividade física 1111 Cheng LA, Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity in adolescents: analysis of social influence of parents and friends. J Pediatr (Rio J). 2014;90(1):35-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.05.006. PMid:24156835.
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,1212 Beets MW, Cardinal BJ, Alderman BL. Parental social support and the physical activity-related behaviors of youth: a review. Health Educ Behav. 2010;37(5):621-44. http://dx.doi.org/10.1177/1090198110363884. PMid:20729347.
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. Nessa perspectiva, os pais podem exercer uma influência social significativa sobre essa prática, uma vez que fazem parte do eixo central familiar 1313 Ornelas IJ, Perreira KM, Ayala GX. Parental influences on adolescent physical activity: a longitudinal study. Int J Behav Nutr Phys Act. 2007;4(3):1-10. PMid:17274822. ,1414 Edwardson CL, Gorely T. Parental influences on different types and intensities of physical activity in youth: A systematic review. J Sport Exerc Psychol. 2010;11(6):522-235. http://dx.doi.org/10.1016/j.psychsport.2010.05.001.
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. Por outro lado, com base nas relações de amizades, os adolescentes tendem a passar bastante tempo com seus pares, pois convivem em ambientes contextuais comuns, como escolas e clubes. Em razão disso, há uma tendência natural dos adolescentes em adotar comportamentos semelhantes de seus amigos, ou seja, se o grupo com o qual convivem pratica esportes, este incentivo torna-se essencial para a prática de atividade física 1111 Cheng LA, Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity in adolescents: analysis of social influence of parents and friends. J Pediatr (Rio J). 2014;90(1):35-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.05.006. PMid:24156835.
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,1515 Hamilton K, Warner LM, Schuarzer R. The role of self-efficacy and friend support on adolescent vigorous physical activity. Health Educ Behav. 2016;44(1):1-7. PMid:27226431. ,1616 Lu FJ, Lin JH, Hsu YW, Chou CC, Wang ET, Yeh LC. Adolescents’ physical activities and peer norms: the mediating role of self-eficacy. Percept Mot Skills. 2014;118(2):362-74. http://dx.doi.org/10.2466/06.30.PMS.118k23w3. PMid:24897873.
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.

De acordo com estudos de revisão, os mesmos verificaram a relação entre o suporte social e a prática de atividade física de adolescentes. Entre esses estudos, haviam poucos que mostraram a influência apenas dos pais para a prática de atividade física entre os jovens 1212 Beets MW, Cardinal BJ, Alderman BL. Parental social support and the physical activity-related behaviors of youth: a review. Health Educ Behav. 2010;37(5):621-44. http://dx.doi.org/10.1177/1090198110363884. PMid:20729347.
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,1414 Edwardson CL, Gorely T. Parental influences on different types and intensities of physical activity in youth: A systematic review. J Sport Exerc Psychol. 2010;11(6):522-235. http://dx.doi.org/10.1016/j.psychsport.2010.05.001.
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,1717 Trost SG, Loprinzi PD. Parental influences on Physical Activity Behavior in Children and Adolescents: A brief Review. Am J Lifestyle Med. 2011;5(3):171-81. http://dx.doi.org/10.1177/1559827610387236.
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,1818 Yao CA, Rhodes RE. Parental correlates in child and adolescente physical activity: a meta-analysis. Int J Behav Nutr Phy. 2015;12(10):2-38. . Em outro estudo, realizou-se uma revisão sobre o suporte social para a prática de atividade física apenas para o gênero feminino 99 Laird Y, Fawkner S, Kelly P, Mcnamee L, Niven A. The role of social support on physical activity behaviour in adolescent girls: a systematic review and meta-analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2016;13(79):2-14. PMid:27387328. . Com base no estudo de Mendonça et al. 88 Mendonça G, Cheng LA, Mélo EN, Farias JC Jr. Physical activit and Social support in adolescent: a systematic review. Health Educ Res. 2014;29(5):822-839. http://dx.doi.org/10.1093/her/cyu017. PMid:24812148.
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, os autores apresentaram resultados publicados até o mês de abril de 2011, em que foi feita uma análise ampla de suporte social de diferentes fontes, contemplando adolescentes com idades entre 10 e 19 anos.

Desse modo, a presente revisão apresentou estudos relevantes que examinaram a relação tanto do suporte social familiar quanto de amigos para a prática de atividade física de adolescentes de 14 a 19 anos. Sendo assim, este estudo teve como objetivo analisar evidências científicas que abordassem as associações entre o suporte social de família, pais e amigos e a prática de atividade física de adolescentes.

MÉTODO

As pesquisas, a seleção dos estudos e o desenvolvimento da presente revisão seguiram as diretrizes sugeridas pelo método Preferred Reporting Items for Sistematic Reviews and Meta-Analyses – PRISMA 1919 Eaton DK, Kann L, Kinchen S, Shanklin S, Ross J, Hawkins J, et al. Youth risk behavior surveillance–United States, 2007. MMWR Surveill Summ. 2008;57(4):1-131. PMid:18528314. . Com base na abordagem (PECOS), a estratégia da pesquisa considerou: população (adolescentes de 14 a 19 anos); exposição (prática de atividade física); comparadores (suporte social da família e amigos); resultados/outcome (relação) e tipo de estudos (observacionais).

A seleção de descritores foi com base nos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e também na Consulta com Matérias Médicas (MeSH) e foram dotados termos específicos que se referem ao “suporte social”, “atividade física” e “adolescentes” ( Tabela 1 ). Os bancos de dados eletrônicos foram escolhidos de acordo com a demanda de estudos sobre o tema. A base PubMed contém mais de 27 milhões de citações da literatura biomédica da MEDLINE, de revistas científicas e livros on-line. Por outro lado, a base Scopus é considerada o maior banco de dados de citações e resumos de literatura revisada por pares, com abrangência em revistas científicas, livros e conferências, desta maneira apresentando uma ampla visãoda produção mundial de pesquisas nos campos da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e artes, e humanidades. Referente à base LILACS, a mesma compreende o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe, alcançando 27 países e 937 periódicos. Por fim, a base Scielo consiste em uma biblioteca eletrônica que engloba uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

Tabela 1
Bases de dados eletrônicas e descritores/termos utilizados em pesquisas de estudos sobre a atividade física e o suporte social para adolescentes

A seleção dos estudos identificou quatro estágios: o primeiro estágio consistiu na leitura de títulos dos artigos nas bases indicadas anteriormente; o segundo, na seleção de artigos com relação às informações contidas nos resumos de acordo com critérios de inclusão e exclusão; no terceiro, os artigos foram totalmente analisados, e apenas selecionados os artigos potencialmente relevantes ( Figura 1 ) e para finalizar, o quarto estágio.... De acordo com os procedimentos e estágios de seleção desses estudos, os mesmos foram analisados pelo processo de análise em pares, e em caso de discordância entre os pares, recorreu-se a um terceiro pesquisador como critério de desempate.

Figura 1
etapas de seleção de artigos seguindo critérios PRISMA

Critérios de inclusão e exclusão

Os critérios de inclusão estabelecidos foram: (1) artigos publicados em português ou inglês; (2) artigos indexados até janeiro de 2017; (3) estudos com adolescentes de idade entre 14 a19 anos ou idade média nessa faixa, ou aqueles que incluem outras idades, mas apresentando resultados para o grupo etário em análise; e (4) estudos originais com desenhos transversais e longitudinais.

Os critérios de exclusão foram: (1) estudos que utilizavam atividades esportivas como medida para a atividade física; (2)...; (3) estudos de grupos especiais de adolescentes (obesos, grávidas, deficientes, com transtornos), ou com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, doença cardiovascular, asma); (4) validação de instrumentos; e (5) pesquisas qualitativas ou artigos que não apresentavam uma medida suméria da associação entre atividade física e suporte social.

Definição de termos

Neste trabalho, atribuiu-se ao termo “estudos”, todo tipo de atividade física, estruturada ou não, independentemente do domínio (lazer, deslocamento, doméstica e trabalho), assim como o método quantitativo utilizado (objetivo e subjetivo). Quanto ao suporte social, considero-se como “fontes”, os pais (pai e mãe), amigos, familiares ou uma combinação de todos.

RESULTADOS

De acordo com os resultados deste estudo, 3268 artigos foram identificados; porém, apenas 27 preencheram os critérios de inclusão e foram analisados na íntegra. Deve-se destacar que a maioria desses estudos foi realizada com grupos de pesquisas nos Estados Unidos (25,9%). Com relação ao intervalo de publicação dos artigos, os mesmos foram publicados em um intervalo de aproximadamente nove anos, de 2007 a 2016, e a maior proporção de estudos foi realizada entre 2014 e 2015 ( Tabela 2 ). Quanto ao delineamento dos estudos, 85% seguiram o corte transversal, e apenas 15% o corte longitudinal ( Figura 1 ).

Tabela 2
Características gerais dos estudos analisados

Na Tabela 2 , são apresentadas características gerais dos artigos incluídos neste estudo. Ressalta-se que 89% dos artigos incluíram amostras de ambos os gêneros; no entanto, apenas 11% dos estudos analisou grupos exclusivos do gênero feminino. Com relação à representatividade dos estudos, 29,6% das amostras analisadas foram representativas, ao passo que 37% dos estudos foram compostos de 500 a 1900 adolescentes, e por fim o estudo com o maior número de participantes foi realizado no Canadá com 25.416 adolescentes 2020 Kurc AR, Leatherdale ST. The Effect of Social Support and School- and Community-based Sports on Youth Physical Activity. Can J Public Health. 2009;100(1):60-4. PMid:19263986. .

Modelos teóricos utilizados nos estudos

Dentre os estudos investigados, 14 apontaram ao redigir o texto, o modelo teórico utilizado para o embasamento de suas pesquisas, como exemplos: seis estudos adotaram o modelo sociocognitivo 2121 Farias JC Jr, Reis RS, Hallal PC. Prática de atividade física e fatores psicossociais e ambientais em adolescentes do Nordeste do Brasil. Cad Saude Publica. 2014;30(5):941-51. PMid:24936811.

22 Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity and social support in adolescents: analysis of different types and sources of social support. J Sports Sci. 2014;33(18):1942-51. http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2015.1020842. PMid:25751023.
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23 Ardestani M, Niknami S, Hidarnia A, Hajizadeh E. Predictors of physical activity among adolescent girl students based on the social cognitive theory. J Res Health Sci. 2015;15(4):223-7. PMid:26728907.

24 Farias JC Jr, Reis RS, Halla PC. Prática de atividade física e fatores psicossociais e ambientais em adolescentes do Nordeste do Brasil. Cad Saude Publica. 2014;30(5):941-51. PMid:24936811.
-2525 Garcia JM, Sirard JR, Larsen R, Bruening M, Wall M, Neumark-Sztainer D. Social and psychological factors associated with adolescent physical activity. J Phys Act Health. 2016;13(9):957-63. http://dx.doi.org/10.1123/jpah.2015-0224. PMid:27172613.
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; quatro escolheram o modelo socioecológico 2626 Beets MW, Pitetti KH, Forlaw L. The role of self-efficacy and referent specific social support in promoting rural adolescent girls’ physical activity. Am J Health Behav. 2007;31(3):227-37. http://dx.doi.org/10.5993/AJHB.31.3.1. PMid:17402863.
http://dx.doi.org/10.5993/AJHB.31.3.1 ...

27 Shields CA, Spink KS, Chad K, Muhajarine N, Humbert L, Odnokon P. Youth and adolescent physical activity lapsers: examining self-efficacy as a mediator of the relationship between family social influence and physical activity. J Health Psychol. 2008;13(1):121-30. http://dx.doi.org/10.1177/1359105307084317. PMid:18086723.
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28 Graham DJ, Schneider M, Dickerson SS. Environmental resources moderate the relationship between social support and school sports participation among adolescents: a crosssectional analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2011;8(1):34-44. http://dx.doi.org/10.1186/1479-5868-8-34. PMid:21501504.
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29 Prado CV, Lima AV, Fermino RC, Añez CRR, Reis RS. Apoio social e prática de atividade física em adolescentes da rede pública de ensino: qual a importância da família e dos amigos? Cad Saude Publica. 2014;30(4):827-38. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00014313. PMid:24896057.
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30 Silva, P., Lott, R., Mota, J., Welk, G. Direct and indirect effects of social support on youth physical activity behavior. Pedr Exer Sci. 2014;26:86-94.
-3131 Verloigne M, Cardon G, De Craemer M, D’Haese S, De Bourdeaudhuij I. Mediating effects of self efficacy, benefits and barriers on the association between peer and parental factors and physical activity among adolescent girls with a lower educational level. PLoS One. 2016;11(6):1-16. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0157216. PMid:27309847.
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; um estudo optou pelo modelo de normas sociais 1616 Lu FJ, Lin JH, Hsu YW, Chou CC, Wang ET, Yeh LC. Adolescents’ physical activities and peer norms: the mediating role of self-eficacy. Percept Mot Skills. 2014;118(2):362-74. http://dx.doi.org/10.2466/06.30.PMS.118k23w3. PMid:24897873.
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; um outro estudo escolheu o modelo de valor e expectativas 3232 Sabiston CM, Crocker PR. Exploring self-perceptions and social influences as correlates of adolescent leisure-time physical activity. J Sport Exerc Psychol. 2008;30(1):3-22. http://dx.doi.org/10.1123/jsep.30.1.3. PMid:18369240.
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; outro a teoria de aprendizagem social 1111 Cheng LA, Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity in adolescents: analysis of social influence of parents and friends. J Pediatr (Rio J). 2014;90(1):35-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.05.006. PMid:24156835.
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; e finalmente houve um estudo que adotou dois modelos, sociocognitivo e socioecológico 3333 Deforche B, Van Dyck D, Verloigne M, De Bourdeaudhuij I. Perceived social and physical environmental correlates of physical activity in older adolescents and the moderating effect of self-efficacy. Prev Med. 2015;50(1 Suppl):524-39. PMid:19818363. .

Atividade física

De acordo com as medidas de atividade física, 67% dos estudos investigados utilizaram medidas subjetivas, como questionários, perguntas e escalas; 22% utilizaram medidas objetivas, tais como o acelerômetro e o pedômetro; e somente 11% incluíram tanto uma medida subjetiva quanto objetiva ( Tabela 3 ).

Tabela 3
Instrumentos para avaliação da atividade física e do suporte social e resultados em relação à fonte de Suporte Social

Com relação àsformas indiretas de mensuração de atividade física, a forma mais utilizada para verificar os níveis de atividade física foi pela soma de dias multiplicada pelo tempo de atividades diárias durante uma semana. Estas mensurações foram realizadas tanto por instrumentos validados, que utilizam esse método, quanto por perguntas diretas. No que se refere à intensidade de atividade física, 70% dos artigos consideraram grande parte das atividades físicas como moderada e vigorosa, e 30% dos outros artigos também incluíram uma atividade com intensidade leve ou caminhada.

Suporte social

Dos estudos analisados, praticamente em sua totalidade, o suporte social foi investigado com base na percepção dos adolescentes sobre o suporte recebido das diferentes fontes (família, pais e amigos). Portanto, constatou-se que 44,4% dos estudos verificaram o suporte de pais e amigos, enquanto que 25,9% receberam suporte de família e amigos, entretanto 7,5% apenas de mãe, pai e amigos, 14,8% destes estudos receberam suporte somente da família, ao passo que 3,7% apenas dos pais, e 3,7% somente dos amigos. Ainda foi possível identificar que 88,9% das pesquisas verificaram que o suporte social esteve diretamente associado à prática de atividade física. Por outro lado, para os estudos que não fizeram essa análise, apenas um verificou a importância da coesão familiar, monitoramento parental, comunicação pai-filho e envolvimento dos pais em atividades diárias 1313 Ornelas IJ, Perreira KM, Ayala GX. Parental influences on adolescent physical activity: a longitudinal study. Int J Behav Nutr Phys Act. 2007;4(3):1-10. PMid:17274822. . Em outros exemplos, um estudo analisou o apoio emocional aplicando um questionário de qualidade de vida 3434 Glozah FN, Pevalin DJ. Perceived social support and parental education as determinants of adolescents’ physical activity and eating behaviour: a cross-sectional survey. Int J Adolesc Med Health. 2015;27(3):253-9. http://dx.doi.org/10.1515/ijamh-2014-0019. PMid:25153371.
http://dx.doi.org/10.1515/ijamh-2014-00...
, e, o terceiro estudo aqui indicado, verificou o planejamento e incentivo familiar, intimidade e adequação de amizades 3535 Atkin AJ, Corder K, Goodyer I, Bamber D, Ekelund U, Brage S, et al. Perceived family functioning and friendship quality: cross-sectional associations with physical activity and sedentary behaviours. Int J Behav Nutr Phys Act. 2015;23(1):12-23. http://dx.doi.org/10.1186/s12966-015-0180-x. PMid:25886077.
http://dx.doi.org/10.1186/s12966-015-01...
( Tabela 3 ).

Evidências da relação entre suporte social e atividade física

Em geral, os estudos apontaram que o apoio social foi positivo e consistente quando relacionado às atividades físicas. No entanto, houve variações entre as análises, e também a forma de identificação da atividade física e do suporte social. Entre os estudos que utilizaram diferentes formas de mensuração da atividade física, as relações com o suporte social ocorreram de forma distinta, porém mais significativas estatisticamente, quando avaliadas a atividade física mensurada de forma subjetiva 2828 Graham DJ, Schneider M, Dickerson SS. Environmental resources moderate the relationship between social support and school sports participation among adolescents: a crosssectional analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2011;8(1):34-44. http://dx.doi.org/10.1186/1479-5868-8-34. PMid:21501504.
http://dx.doi.org/10.1186/1479-5868-8-3...
,3636 Martilas MM. Adolescent’s physical activity levels andnrelatives’ physical activity engagemen and encouragement: the HELENA study. J public Health. 2010;21(6):705-12. . Ainda foi possível identificar que não houve relação entre suporte social e atividade física utilizando o sensor de movimento; todavia, para a percepção da prática de atividade física ocorreu essa relação 3737 Corder K, Sluijs EMFV, Goodyer I, Ridgway CL, Steele RM, Bambev D, et al. Physical Activity Awareness of British Adolescents. Arch Pediatr Adolesc Med. 2013;165(7):603-9. http://dx.doi.org/10.1001/archpediatrics.2011.94.
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.

Entretanto, a maioria dos estudos que utilizou uma única medida de atividade física, também constatou uma relação com o suporte social. Porém em um artigo, no qual não foi incluído em seu modelo de análise a variável autoeficácia, o mesmo apontou uma correlação entreas normas sociais de amigos para moças e rapazes, assim como entre as normas sociais dos pais para as moças com atividade física. Para o modelo com autoeficácia, somente as normas de amigos estavami correlacionadas à atividade física 1616 Lu FJ, Lin JH, Hsu YW, Chou CC, Wang ET, Yeh LC. Adolescents’ physical activities and peer norms: the mediating role of self-eficacy. Percept Mot Skills. 2014;118(2):362-74. http://dx.doi.org/10.2466/06.30.PMS.118k23w3. PMid:24897873.
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. Em outra investigação, que utilizou como método de análise a modelagem de equações estruturais, houve relação direta entre o suporte social de amigos e a prática de atividade física, mas essa relação não ocorreu para suporte de pai e mãe 2626 Beets MW, Pitetti KH, Forlaw L. The role of self-efficacy and referent specific social support in promoting rural adolescent girls’ physical activity. Am J Health Behav. 2007;31(3):227-37. http://dx.doi.org/10.5993/AJHB.31.3.1. PMid:17402863.
http://dx.doi.org/10.5993/AJHB.31.3.1 ...
. No entanto, em outro estudo que investigou o suporte social de amigos, não ocorreu associação significativa entre a prática de atividade física dos adolescentes com este suporte; no entanto, o suporte social foi adicionado ao modelo hierárquico explicando em 3% a variância do mesmo 3737 Corder K, Sluijs EMFV, Goodyer I, Ridgway CL, Steele RM, Bambev D, et al. Physical Activity Awareness of British Adolescents. Arch Pediatr Adolesc Med. 2013;165(7):603-9. http://dx.doi.org/10.1001/archpediatrics.2011.94.
http://dx.doi.org/10.1001/archpediatric...
.

Destacam-se ainda investigações que mensuraram a atividade física pela partição em atividades específicas e em desportos 1111 Cheng LA, Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity in adolescents: analysis of social influence of parents and friends. J Pediatr (Rio J). 2014;90(1):35-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.05.006. PMid:24156835.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.0...
,2121 Farias JC Jr, Reis RS, Hallal PC. Prática de atividade física e fatores psicossociais e ambientais em adolescentes do Nordeste do Brasil. Cad Saude Publica. 2014;30(5):941-51. PMid:24936811. ,2222 Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity and social support in adolescents: analysis of different types and sources of social support. J Sports Sci. 2014;33(18):1942-51. http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2015.1020842. PMid:25751023.
http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2015...
,2424 Farias JC Jr, Reis RS, Halla PC. Prática de atividade física e fatores psicossociais e ambientais em adolescentes do Nordeste do Brasil. Cad Saude Publica. 2014;30(5):941-51. PMid:24936811. ,2727 Shields CA, Spink KS, Chad K, Muhajarine N, Humbert L, Odnokon P. Youth and adolescent physical activity lapsers: examining self-efficacy as a mediator of the relationship between family social influence and physical activity. J Health Psychol. 2008;13(1):121-30. http://dx.doi.org/10.1177/1359105307084317. PMid:18086723.
http://dx.doi.org/10.1177/1359105307084...
,2828 Graham DJ, Schneider M, Dickerson SS. Environmental resources moderate the relationship between social support and school sports participation among adolescents: a crosssectional analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2011;8(1):34-44. http://dx.doi.org/10.1186/1479-5868-8-34. PMid:21501504.
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. Independente se esses estudos utilizaram para análise uma classificação, tempo ou quantidade de atividades, os mesmos apontaram que quando há maior suporte social, maior será a participação dos adolescentes nas atividades em questão. Com relação às investigações com delineamento longitudinal 1313 Ornelas IJ, Perreira KM, Ayala GX. Parental influences on adolescent physical activity: a longitudinal study. Int J Behav Nutr Phys Act. 2007;4(3):1-10. PMid:17274822. ,2727 Shields CA, Spink KS, Chad K, Muhajarine N, Humbert L, Odnokon P. Youth and adolescent physical activity lapsers: examining self-efficacy as a mediator of the relationship between family social influence and physical activity. J Health Psychol. 2008;13(1):121-30. http://dx.doi.org/10.1177/1359105307084317. PMid:18086723.
http://dx.doi.org/10.1177/1359105307084...
,3838 Lubans DR, Morgan PJ. Social, psychological and behavioural correlates of pedometer step counts in a sample of Australian adolescentes. J Sci Med Sport. 2009;12(1):141-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.jsams.2007.06.010. PMid:17884728.
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,3939 Zook KR, Saksvig BI, Tong T, Young DR. Physical activity trajectories and multilevel factors among adolescent girls. J Adoles Health. 2013;54(1):1-7. para o apoio social da família e dos amigos, as mesmas mostraram uma relação positiva entre o desenvolvimento e a manutenção do comportamento ativo.

No que diz respeito à intensidade de atividade física, apenas um estudo 3636 Martilas MM. Adolescent’s physical activity levels andnrelatives’ physical activity engagemen and encouragement: the HELENA study. J public Health. 2010;21(6):705-12. verificou que, em geral, os adolescentes que percebiam mais encorajamento de qual suporte? apresentaram uma média da atividade física maior em todos os níveis. Nesse sentido, outro artigo investigou a associação entre o suporte e o tipo de atividade física, transporte e participação em esportes de lazer 3333 Deforche B, Van Dyck D, Verloigne M, De Bourdeaudhuij I. Perceived social and physical environmental correlates of physical activity in older adolescents and the moderating effect of self-efficacy. Prev Med. 2015;50(1 Suppl):524-39. PMid:19818363. , apontando que os adolescentes com maior suporte, tendiam a praticar mais os modelos de atividade física anteriormente descritos.

Entretanto, houve três estudos que buscaram verificar a relação da atividade física em diferentes formas de suporte social tais como: o primeiro verificou que a companhia frequente da família e dos amigos estava associada à atividade física dos adolescentes 2929 Prado CV, Lima AV, Fermino RC, Añez CRR, Reis RS. Apoio social e prática de atividade física em adolescentes da rede pública de ensino: qual a importância da família e dos amigos? Cad Saude Publica. 2014;30(4):827-38. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00014313. PMid:24896057.
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; o segundo apontou correlação entre atividade física e suporte através de modelagem, coparticipação e encorajamento dos pais e amigos 3131 Verloigne M, Cardon G, De Craemer M, D’Haese S, De Bourdeaudhuij I. Mediating effects of self efficacy, benefits and barriers on the association between peer and parental factors and physical activity among adolescent girls with a lower educational level. PLoS One. 2016;11(6):1-16. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0157216. PMid:27309847.
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; e o terceiro estudo indicou que alguns aspectos como o encorajamento, a participação, o transporte, a observação e os comentários positivos foram as formas de suporte social para a prática da atividade física de adolescentes 2222 Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity and social support in adolescents: analysis of different types and sources of social support. J Sports Sci. 2014;33(18):1942-51. http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2015.1020842. PMid:25751023.
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.

Para finalizar, oito estudos fizeram suas análises estratificadas por gênero 1111 Cheng LA, Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity in adolescents: analysis of social influence of parents and friends. J Pediatr (Rio J). 2014;90(1):35-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.05.006. PMid:24156835.
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,1616 Lu FJ, Lin JH, Hsu YW, Chou CC, Wang ET, Yeh LC. Adolescents’ physical activities and peer norms: the mediating role of self-eficacy. Percept Mot Skills. 2014;118(2):362-74. http://dx.doi.org/10.2466/06.30.PMS.118k23w3. PMid:24897873.
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,2020 Kurc AR, Leatherdale ST. The Effect of Social Support and School- and Community-based Sports on Youth Physical Activity. Can J Public Health. 2009;100(1):60-4. PMid:19263986.

21 Farias JC Jr, Reis RS, Hallal PC. Prática de atividade física e fatores psicossociais e ambientais em adolescentes do Nordeste do Brasil. Cad Saude Publica. 2014;30(5):941-51. PMid:24936811.
-2222 Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity and social support in adolescents: analysis of different types and sources of social support. J Sports Sci. 2014;33(18):1942-51. http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2015.1020842. PMid:25751023.
http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2015...
,2424 Farias JC Jr, Reis RS, Halla PC. Prática de atividade física e fatores psicossociais e ambientais em adolescentes do Nordeste do Brasil. Cad Saude Publica. 2014;30(5):941-51. PMid:24936811. ,2929 Prado CV, Lima AV, Fermino RC, Añez CRR, Reis RS. Apoio social e prática de atividade física em adolescentes da rede pública de ensino: qual a importância da família e dos amigos? Cad Saude Publica. 2014;30(4):827-38. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00014313. PMid:24896057.
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, mas apenas um artigo apontou que o suporte social foi mais influente para as moças, e para os demais, não houve menção sobre as diferenças do suporte social entre os gêneros. Mesmo que os valores de análise se diferenciassem para rapazes e moças, não houve um consenso se a relação entre suporte social e atividade física apontou relações mais fortes para um gênero ou outro.

DISCUSSÃO

Os principais resultados da presente revisão indicaram que a maioria dos estudos verificou relações positivas e consistentes entre a percepção de suporte social dos pais, amigos e familiares com a prática de atividade física de adolescentes. Dessa forma, pôde-se verificar que o suporte atuou como um fator de proteção; e, de um modo geral agiu como uma ferramenta de autonomia para os indivíduos, na medida em que os mesmos aprenderam e compartilharam os modos de lidar com processos distintos para a prática de atividade física 4444 Araujo SSC, Freire DBL, Padilha DMP, Baldisserotto J. Suporte social, promoção de saúde e saúde bucal na população idosa no Brasil. Com Saúde e Edu. 2006;10(19):203-16. .

Todos os estudos analisados foram publicados na última década, e este aumento no número de investigações associado à atividade física de adolescentes e o suporte social esteve relacionado à importância dos aspectos sociais. Ultimamente, esses aspectos sociais ganham espaço para o entendimento de quais fatores influenciam a participação dos adolescentes em atividades físicas em diferentes populações. Deste modo, os mesmos aspectos indicaram a importância em se compreender e identificar os fatores que afetaram a participação em atividades físicas para essa faixa etária 88 Mendonça G, Cheng LA, Mélo EN, Farias JC Jr. Physical activit and Social support in adolescent: a systematic review. Health Educ Res. 2014;29(5):822-839. http://dx.doi.org/10.1093/her/cyu017. PMid:24812148.
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. Tendo em vista que há algumas evidências que sugerem o aumento da prevalência de inatividade física na adolescência, observou-se em grande parte dos estudos que esta prevalência ocorreu devida à diminuição do tempo destinado às práticas de atividades físicas em intensidades moderada e vigorosa 77 Sirard JR, Bruening M, Wall MM, Eisenberg ME, Kim SK, Neumark-Sztainer D. Physical activity and screen time in adolescents and their friends. Am J Prev Med. 2013;44(1):48-55. http://dx.doi.org/10.1016/j.amepre.2012.09.054. PMid:23253649.
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.

Em relação ao processo de amostragem, a maioria dos estudos fez o uso de amostras não probabilísticas, com maior proporção em países desenvolvidos. Esse fato pôde limitar a generalização dos resultados, visto que o uso de amostras não probabilísticas tornou os estudos mais suscetíveis aos riscos de viés. Da mesma forma, considerando diferenças de economia, meio ambiente e níveis de desenvolvimento, foram produzidas estimativas que não corresponderam à associação de toda a população de referência 88 Mendonça G, Cheng LA, Mélo EN, Farias JC Jr. Physical activit and Social support in adolescent: a systematic review. Health Educ Res. 2014;29(5):822-839. http://dx.doi.org/10.1093/her/cyu017. PMid:24812148.
http://dx.doi.org/10.1093/her/cyu017 ...
.

Nos estudos analisados, foram identificados cinco modelos diferentes de embasamentos teóricos utilizados para justificar as investigações sobre suporte social. Dentre esses modelos, o mais frequente foi o sociocognitivo, que de acordo com ateoria de Bandura 4545 Bandura A. Health promotion by social cognitive means. Health Educ Behav. 2004;31(2):143-64. http://dx.doi.org/10.1177/1090198104263660. PMid:15090118.
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, a autoeficácia pode ser um mediador da associação entre suporte social e atividade física 2121 Farias JC Jr, Reis RS, Hallal PC. Prática de atividade física e fatores psicossociais e ambientais em adolescentes do Nordeste do Brasil. Cad Saude Publica. 2014;30(5):941-51. PMid:24936811. . Nesta perspectiva, verificou-se em diversos estudos que entre as variáveis de análise foram incluídas a autoeficácia e o suporte social, ambos indicados como preditores para a prática de atividade física.

Outra base teórica frequentemente utilizada em estudos de gênero, refere-se ao modelo socioecológico, que possui características semelhantes ao modelo sociocognitivo. Esse modelo ainda sugere que o ambiente cria um contexto dentro do qual escolhas individuais podem ser exercidas, moderando a relação psicossocial e a atividade física 2828 Graham DJ, Schneider M, Dickerson SS. Environmental resources moderate the relationship between social support and school sports participation among adolescents: a crosssectional analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2011;8(1):34-44. http://dx.doi.org/10.1186/1479-5868-8-34. PMid:21501504.
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. Para complementar esses estudos, foram citados os modelos de normas sociais 1616 Lu FJ, Lin JH, Hsu YW, Chou CC, Wang ET, Yeh LC. Adolescents’ physical activities and peer norms: the mediating role of self-eficacy. Percept Mot Skills. 2014;118(2):362-74. http://dx.doi.org/10.2466/06.30.PMS.118k23w3. PMid:24897873.
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, de valor e expectativas 3232 Sabiston CM, Crocker PR. Exploring self-perceptions and social influences as correlates of adolescent leisure-time physical activity. J Sport Exerc Psychol. 2008;30(1):3-22. http://dx.doi.org/10.1123/jsep.30.1.3. PMid:18369240.
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, e também a teoria de aprendizagem social 1111 Cheng LA, Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity in adolescents: analysis of social influence of parents and friends. J Pediatr (Rio J). 2014;90(1):35-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.05.006. PMid:24156835.
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, os quais indicaram que o comportamento ativo foi adquirido e modificado com a observação, o encorajamento e os incentivos de pessoas e experiências socialmente importantes.

Quanto a mensuração de suporte social, Laird et al. 99 Laird Y, Fawkner S, Kelly P, Mcnamee L, Niven A. The role of social support on physical activity behaviour in adolescent girls: a systematic review and meta-analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2016;13(79):2-14. PMid:27387328. , afirmaram que há duas formas de verificá-la: suportes percebido e recebido. O primeiro relaciona-se ao apoio relatado pelo adolescente (suporte percebido), e o segundo ao apoio relatado pelo provedor (suporte recebido). No entanto; para o suporte recebido, os pais devem acreditar que estão apoiando seus filhos a serem ativos, mas para o suporte percebido, o adolescente pode não se sentir apoiado, e por isso a associação com a atividade física poderá variar.

Dentre os estudos analisados, todos verificaram o suporte percebido, e constatou-se que o suporte mais comumente percebido pelos adolescentes foi o encorajamento e incentivo à prática de atividade física. Em síntese, a maioria dos estudos buscou investigar diferentes formas de suporte, indicando que a combinação de diferentes fontes e tipos de suporte aumentou a probabilidade dos adolescentes serem fisicamente ativos, dessa forma mantendo os níveis de atividade ao longo da adolescência 2929 Prado CV, Lima AV, Fermino RC, Añez CRR, Reis RS. Apoio social e prática de atividade física em adolescentes da rede pública de ensino: qual a importância da família e dos amigos? Cad Saude Publica. 2014;30(4):827-38. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00014313. PMid:24896057.
http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X0001...
.

Com relação às medidas de atividades físicas utilizadas, as medidas autorelatadas indicaram maior associação com o suporte social quando comparadas às medidas objetivas. Uma possível explicação para esse resultado foi a acelerometria uma medida de atividade física fidedigna, porém a mesma corresponde a uma parcela do dia de atividade para atuar como medida válida, excluindo atividades aquáticas. Em contrapartida, a atividade autorelatada superestima os níveis de atividade física, e assim como o suporte social, refere-se à percepção deste, aumentando as chances de associação de ambos 2828 Graham DJ, Schneider M, Dickerson SS. Environmental resources moderate the relationship between social support and school sports participation among adolescents: a crosssectional analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2011;8(1):34-44. http://dx.doi.org/10.1186/1479-5868-8-34. PMid:21501504.
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. Ainda foi possível identificar que um maior apoio social foi associado à prática de aumento no número de esportes e exercícios programados 1313 Ornelas IJ, Perreira KM, Ayala GX. Parental influences on adolescent physical activity: a longitudinal study. Int J Behav Nutr Phys Act. 2007;4(3):1-10. PMid:17274822. ,2222 Mendonça G, Farias JC Jr. Physical activity and social support in adolescents: analysis of different types and sources of social support. J Sports Sci. 2014;33(18):1942-51. http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2015.1020842. PMid:25751023.
http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2015...
,2727 Shields CA, Spink KS, Chad K, Muhajarine N, Humbert L, Odnokon P. Youth and adolescent physical activity lapsers: examining self-efficacy as a mediator of the relationship between family social influence and physical activity. J Health Psychol. 2008;13(1):121-30. http://dx.doi.org/10.1177/1359105307084317. PMid:18086723.
http://dx.doi.org/10.1177/1359105307084...
,2828 Graham DJ, Schneider M, Dickerson SS. Environmental resources moderate the relationship between social support and school sports participation among adolescents: a crosssectional analysis. Int J Behav Nutr Phys Act. 2011;8(1):34-44. http://dx.doi.org/10.1186/1479-5868-8-34. PMid:21501504.
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. Com relação à intensidade da atividade física, a maioria dos estudos verificou intensidades moderada e vigorosa, e de fato a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que atividades nessas intensidades trazem benefícios significativos à saúde 4646 World Health Organization. Global recommendations on physical activity for health. Geneva: World Health Organization, 2014. .

De acordo com os estudos que investigaram somente grupos de adolescentes do gênero feminino, existiu uma justificativa nesta escolha por se tratar de uma população com níveis consideráveis de inatividade física 2323 Ardestani M, Niknami S, Hidarnia A, Hajizadeh E. Predictors of physical activity among adolescent girl students based on the social cognitive theory. J Res Health Sci. 2015;15(4):223-7. PMid:26728907. ,2626 Beets MW, Pitetti KH, Forlaw L. The role of self-efficacy and referent specific social support in promoting rural adolescent girls’ physical activity. Am J Health Behav. 2007;31(3):227-37. http://dx.doi.org/10.5993/AJHB.31.3.1. PMid:17402863.
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,3131 Verloigne M, Cardon G, De Craemer M, D’Haese S, De Bourdeaudhuij I. Mediating effects of self efficacy, benefits and barriers on the association between peer and parental factors and physical activity among adolescent girls with a lower educational level. PLoS One. 2016;11(6):1-16. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0157216. PMid:27309847.
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,3838 Lubans DR, Morgan PJ. Social, psychological and behavioural correlates of pedometer step counts in a sample of Australian adolescentes. J Sci Med Sport. 2009;12(1):141-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.jsams.2007.06.010. PMid:17884728.
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. No entanto, quanto ao suporte social, não houve um consenso se a atividade física foi mais influente em um gênero ou outro.

Algumas limitações devem ser consideradas ao interpretar os resultados desta revisão; uma vez que, estudos que analisaram a relação entre a atividade física e o suporte social para a população foco do estudo foram suscetíveis à não identificação ou exclusão no estudo, devido aos métodos de buscas empregados. Outra limitação que teve de ser considerada, foi a não realização da análise de qualidade dos estudos. Entretanto, os resultados desta revisão apontaram que o suporte social, mesmo com formas heterogêneas de avaliação, mostrou-se associado aos níveis mais elevados de atividade física de adolescentes. Portanto, esses dados indicaram o suporte social como fator fundamental para a prática de atividades físicas de adolescentes.

De maneira geral, os estudos investigados, tanto de delineamento transversal quanto longitudinal, apontaram que o suporte social fornecido pelos pais, família e amigos esteve relacionado de forma positiva com melhores níveis da prática de atividade física de adolescentes. No entanto, esses estudos também apontaram que os adolescentes que se sentiam apoiados, apresentavam-se mais envolvidos com a prática da atividade física. Logo, esses resultados indicaram que a promoção desta prática em adolescentes deve incluir ações que favoreçam o fornecimento de suporte social dos pais e amigos, incentivando-os de diferentes formas, para que adotem a prática da atividade física em seus estilos de vida.

  • Trabalho realizado no Laboratório de Distúrbios da aprendizagem e do Desenvolvimento, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis (SC), Brasil.
  • Fonte de financiamento: nenhuma.

REFERÊNCIAS

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Out 2018
  • Data do Fascículo
    Oct-Dec 2018

Histórico

  • Recebido
    18 Dez 2017
  • Aceito
    02 Ago 2018
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